-
No Brasil, os princípios do modelo bismarckiano predominam na previdência social, e os do modelo beveridgiano orientam o atual sistema público de saúde (com exceção do auxílio doença, tido como seguro saúde e regido pelas regras da previdência) e de assistência social, o que faz com que a seguridade social brasileira se situe entre o seguro e a assistência social (BOSCHETTI, 2006).
Portanto, questão errada.
Inhttp://www.egem.org.br/arquivosbd/basico/0.505783001251746904_ivanete_boschetti_unidade_i.pdf
-
O plano beverigdiano se não foi o último, fora um dos últimos pontos acerca da evolução da proteção social n mundo, sua formação deu-se através de William Beverigde que em 1942- Inglaterra, elaborou um relatório onde as idéias foram usadas para delinear a Seguridade Social de hoje, não apenas a previdência, a expressão chave deste plano encontra-se no fato deste plano visar proteger a todos, “do berço ao túmulo”.
-
A nossa Seguridade Social segue a lógica híbrida. Conjuga direitos derivados do trabalho sob á lógica do seguro social (previdência social) com direitos de caráter universal (saúde) e direitos seletivos (assistência social).
-
O modelo BISMARCKIANO predomina na previdência social no Brasil, por ser de natureza CONTRIBUTIVA
-
O modelo BISMARCKIANO predomina na previdência social, por ser de natureza CONTRIBUTIVA.
os do modelo beveridgiano orientam o atual sistema público de saúde
-
O modelo de seguridade social Brasileira é hibrído , formado pelas influências de Beverigde (na saúde, universal) e Bismarck ( na previdência, com a lógica do seguro social contributivo)
-
Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação: Artigo de Ivanete Boschetti Página 08:
Apesar de ter um caráter inovador e intencionar compor um sistema amplo de proteção social, a seguridade social acabou se caracterizando como um sistema híbrido, que conjuga direitos derivados e dependentes do trabalho (previdência) com direitos de caráter universal (saúde) e direitos seletivos (assistência).