SóProvas


ID
3126493
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É inequívoca a influência do clima sobre as mais variadas atividades humanas, na diferenciação da paisagem e na biogeografia. Analise as afirmativas abaixo:


I – A célula tropical (também chamada célula de Hadley) é responsável pela transferência de calor e umidade entre as latitudes equatoriais e subtropicais. Nela podem-se identificar os ventos alísios e os contra-alísios.

II – O El Niño é uma anomalia climática com desdobramentos globais. Na costa ocidental da América do Sul, o fenômeno provoca a elevação da temperatura da água do mar e, consequentemente, um aumento da atividade pesqueira no litoral peruano.

III – No Sul e Sudeste da Ásia, a agricultura tradicional é muito influenciada pelo regime das monções, cujo mecanismo básico de alternância de centros de pressão é semelhante ao que regula as brisas marinhas e terrestres, ressalvadas a duração e as respectivas escalas de abrangência.

IV – O clima mediterrâneo, típico do sul da Europa, das extremidades norte e sul da África, de parte do litoral chileno e californiano e da porção meridional da Austrália, apresenta duas estações bem distintas: um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Alternativas
Comentários
  • A água fria dissolve melhor o oxigênio que a água quente, do que resulta maior atividade biológica e piscosidade. Isso explica o erro da alternativa II

    O clima mediterrâneo é marcado por verões quentes, secos e suaves, com temperaturas acima da média. Já o Inverno é chuvoso. Isso explica o erro da alternativa IV.

    Alternativa B

  • Vale lembrar que no clima Mediterrâneo, ao contrario do Tropical, possui invernos amenos e chuvosos, e verões secos
  • O enunciado aborda a influência do clima sobre as atividades humanas e a biogeografia e ordena analisar as alternativas.

    Análise das alternativas:

    I. Esse sistema é fundamental na formação de chuvas convectivas nas zonas equatoriais e contribuem para a formação de desertos a partir da ação dos ventos contra alísios de menor umidade que se dirigem do equador em direção às zonas tropicais.  AFIRMATIVA CORRETA.


    II. O El Niño é o mais importante fenômeno climático de atuação em escala global com impactos sobre quase todo o planeta e causado pela interação oceano atmosfera mas, não aumenta a atividade pesqueira na costa do pacífico sul americano porque o aquecimento das águas modifica a circulação da corrente local e altera a concentração de nutrientes que atraem os cardumes para a região dificultando a pesca durante sua ocorrência. AFIRMATIVA ERRADA.  

    III. A brisa marinha se origina da diferença de temperatura entre continente e oceano e as monções são o mesmo sistema só que numa escala muito maior. AFIRMATIVA CORRETA.


    IV. Apesar da localização correta das áreas de ocorrência os invernos são chuvosos e os verões quentes e secos. AFIRMATIVA ERRADA.

    B) I e III

    Considerações finais:

    O estudo dos tipos climáticos não deve desconsiderar jamais os fatores climáticos que são a base do entendimento do assunto. Latitude, maritimidade, continentalidade, altitude, vegetação, massas de ar e dinâmica atmosférica são os pontos de partida para entender de fato o funcionamento do clima e evitar memorizar mecanicamente os tipos brasileiros e mundiais.
    Gabarito: B.
  • Qual o erro da II?

  • Gabriel, o erro da 2 é referente ao aumento da atividade pesqueira no litoral peruano. O Fenômeno El Niño provoca diminuição do volume dos peixes, consequentemente há uma queda na atividade pesqueira.

  • sempre confundindo a inversão do mediterrâneo com o nosso, verão seco e inverno chuvoso vs verão chuvoso e inverno seco zzzzzzzz

  • Da para matar a questão sabendo que a II ta errada pelo El Niño não ajudar na pesca

    e sabendo que a IV tbm estava errada pelo verão do clima mediterrâneo ser quente e seco.

    Gab: B

  • I – A célula tropical (também chamada célula de Hadley) é responsável pela transferência de calor e umidade entre as latitudes equatoriais e subtropicais. Nela podem-se identificar os ventos alísios e os contra-alísios.

    II – O El Niño é uma anomalia climática com desdobramentos globais. Na costa ocidental da América do Sul, o fenômeno provoca a elevação da temperatura da água do mar e, consequentemente, um aumento da atividade pesqueira no litoral peruano. Diminuir a pesca e não aumenta é tanto que os pescadores viam como uma punição de Deus, já que era geralmente no Natal, por isso o nome El Nino=O menino=Jesus

    III – No Sul e Sudeste da Ásia, a agricultura tradicional é muito influenciada pelo regime das monções, cujo mecanismo básico de alternância de centros de pressão é semelhante ao que regula as brisas marinhas e terrestres, ressalvadas a duração e as respectivas escalas de abrangência.

    IV – O clima mediterrâneo, típico do sul da Europa, das extremidades norte e sul da África, de parte do litoral chileno e californiano e da porção meridional da Austrália, apresenta duas estações bem distintas: um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco. Estaria certo se você clima tropical o mediterrâneo o verão é quente e seco e o inverno frio e chuvoso.