SóProvas


ID
3126514
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No começo do século XVI, interessado em construir a basílica de São Pedro, em Roma, o Papa Leão X negociou com o banqueiro Jacob Függer a venda das indulgências, que garantiriam o perdão dos pecados àqueles fiéis que as comprassem. Esse abuso do poder exercido pelo Papa causou profunda revolta em um monge do Sacro Império Romano-Germânico chamado:

Alternativas
Comentários
  • Martinho Lutero era um monge alemão que, antes de entrar para a vida religiosa, se formou na Universidade de Erfurt. Sua paixão era estudar as escrituras e a teologia, porém, não deixou de se preocupar com questões práticas, como as indulgências. Sua crítica à ideia de salvação pregada pela Igreja ganhou novos contornos quando a venda da mesma passou a ser constante em todos os locais. Ele acreditava que era uma forma de manipulação da fé das pessoas. Na sua concepção, a salvação vinha por meio da crença e da retidão do fiel. A ideia de caridade ou prática das boas obras não seriam suficientes para alcançá-la. Para isso, também defendia que a Bíblia era a única verdade religiosa ao invés dos clérigos, que também eram pecadores. Dessa forma, ele não acreditava no controle que a Igreja dizia ter das ações divinas.

  • O episódio da venda de indulgências descrito no texto é o detonador de um importante e marcante processo histórico conhecido como reforma protestante. O Monge em questão é fundador da reforma.

    Análise das alternativas:

    A) Erasmo foi ferrenho crítico dos abusos católicos porém, nunca tomou partido do protestantismo tampouco foi monge.

    B) Morus foi um importante filósofo criador da obra Utopia que fundamentou discussões sobre autoridade e sistemas de governo pelos séculos posteriores.

    C) Importante pintor renascentista holandês autor de obras icônicas como Torre de Babel.

    D) O monge fundador da reforma protestante ao iniciar ferrenhas críticas ao Igreja Católica Romana escreveu a célebre "Noventa e Cinco Teses" considerada obra básica do protestantismo. 
    Resposta correta

    E)  Astrônomo e matemático polonês que introduziu o heliocentrismo no conhecimento astronômico mundial. 
    Considerações finais:

    A princípio, uma questão como essa passa a impressão de que é necessário decorar nomes de personagens históricos em grande quantidade mas se observarmos bem o diferencial será conhecer apenas os nomes daqueles cuja contribuição de fato causou mudanças profundas na História como um todo. Assim ao invés de decorar nomes separadamente vale a pena reparar com bastante atenção nos nomes dos protagonistas dos mais importantes e decisivos momentos e eliminar os que não forem tão conhecidos no momento de resolver as questões.



    Gabarito do professor: D

  • EsPCEx é curiosa, tem questões absurdas e uma dessas de graça

  • Lembrando que Sacro Império Romano-Germânico= Alemanha

    E martin lutero era da Alemanha