SóProvas


ID
312691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base em princípios e convenções contábeis e em normas para
a avaliação de elementos patrimoniais, julgue os itens subsecutivos.

Considere a seguinte situação hipotética.
Com a intenção de vender um apartamento na orla da Ilha do Boi por 300 mil reais, uma imobiliária anunciou a venda o imóvel no jornal pelo valor de 310 mil reais. Uma empresa interessada em adquiri-lo, após contratar uma avaliadora que estimou o valor de mercado do apartamento em 280 mil reais, efetuou a compra por 285 mil reais à vista. Nessa situação hipotética, tanto a imobiliária quanto a empresa compradora podem efetuar o registro do imóvel no valor de mercado ou no da transação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, pelo  Princípio do Registro pelo Valor Original – os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valore originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da entidade.
  • Pelo principio da oportunidade o valor a ser escriturado será o valor real da transação.E deverá ser de forma tempestiva,ou seja, registro feito ao mesmo tempo da ocorrencia do fato contábil.
  • Lei 6404/76

      Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

     V - os direitos classificados no imobilizado, pelo custo de aquisição, deduzido do saldo da respectiva conta de depreciação, amortização ou exaustão;


    Logo, o imóvel deve ser registrado pelo valor de 285 000, que corresponde ao custo da aquisição ou valor da transação.
  • ATENÇÃO AO COMENTÁRIO DO COLEGA IRAN, pois ele postou o princípio do registro pelo valor original desatualizado, visto que esse princípio sofreu alteração pela resolução CFC 1282/10, pois antes os  componentes do patrimônio deviam sempre ser registrados pelos valores originais e atualmente com a resolução eles devem inicialmente ser registrados pelos valores originais , admitindo-se alterações posteriores decorrentes de variações no custo histórico.

    Vejam o Princípio na íntegra:

    O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

    O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

    Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:

    a) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis;

    b) Valor realizável. Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da Entidade;

    c) Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada líquida de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações da Entidade. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de saída líquida de caixa que se espera seja necessário para liquidar o passivo no curso normal das operações da Entidade;

    d) Valor justo. É o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos; e

    e) Atualização monetária. Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

  • Quesão ERRADA

     

     

    CPC 16

    Na aquisição de bens relacionados ao estoque (produtos acabados, mercadorias, matéria prima) devemos SEMPRE adotar o MENOR valor entre o original e o realizavel.

  • aí vira várzea

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    ACHEI ESSA EM UM FÓRUM DA DEEP WEB:

    No momento da aquisição, o registro deve ser dar pelo valor original.

    Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.  

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

    Receba 20 % de desconto usando o cupom TOP20

    Link do site: https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • Um ativo jamais poderá estar registrado por valor que exceda o seu RECUPERÁVEL!!