SóProvas


ID
3127765
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Roraima virou o principal destino no Brasil de quem foge da crise econômica e política na Venezuela. Nos registros da Polícia Federal, mais de 24 mil entraram no estado nos dois primeiros meses deste ano. A prefeitura de Boa Vista calcula que 40 mil estejam vivendo na capital, inclusive em abrigos e praças. O governo de Roraima afirma que não tem condições de lidar com a entrada de tantos venezuelanos no estado.
(G1, abr. 2018. Disponível em: <https://goo.gl/zf44Ca>. Adaptado)

A situação descrita no trecho levou o governo estadual de Roraima a solicitar

Alternativas
Comentários
  • A grave situação em que se encontra o Estado devido à incapacidade de receber adequadamente o fluxo de imigrantes, o governo de Roraima voltou a solicitar, na segunda-feira, ao Supremo Tribunal Federal (STF) o fechamento temporário da fronteira com a Venezuela, sob o argumento de que seus serviços de saúde e segurança estão em colapso. O primeiro pedido, feito em abril, foi negado liminarmente pela ministra Rosa Weber.

    O governo de Roraima, por sua vez, argumenta que os direitos humanos de venezuelanos e roraimenses não estão sendo garantidos, mas violados, devido à falta de apoio financeiro da União para garantir o adequado acolhimento dos imigrantes.

    Beto Vasconcelos: "O único efeito prático seria o aumento do tráfico de humanos, deixando os venezuelanos e venezuelanas sob o risco de serem enganados, roubados, agredidos, estuprados"

    Gab: Letra B

    https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45266973

  • Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. Sobre a migração de venezuelanos para Roraima no período descrito, buscamos a alternativa correta.


    A) O maior interesse da maioria dos migrantes é se fixar em outros estados com maior oferta de postos de trabalho, porém a grande parte não possui meios para sair de Roraima sozinhos. No entanto, o governo do estado não requereu publicamente meios para deslocar para outras partes esse grupo. 

    B) Como o referido estado é fronteiriço e de pequena população, o grande fluxo causa sobrecarga nos equipamentos de assistência social locais e por isso a medida foi requerida pelo governo estadual. 

    C) Os problemas de segurança causados por migrantes em Roraima são pontuais e não necessitam de algo tão drástico.

    D) Medida inviável dado o grande número, o fato de a maioria não ter cometido crimes de fato e os graves problemas diplomáticos que causaria esta decisão.

    E) Não há necessidade, já que é uma moeda menos valorizada que o Real. 




    GABARITO DO PROFESSOR: B