SóProvas


ID
3127768
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os Estados Unidos e seus aliados anunciaram na noite desta sexta-feira (13 de abril) que lançaram um ataque em conjunto contra estabelecimentos de armas químicas na Síria, em resposta ao suposto ataque químico no dia 7 de abril. O regime sírio nega o uso de armas químicas, que são proibidas por convenções da ONU. As forças aéreas e marinhas dos três países lançaram os primeiros ataques por volta das 21h de Washington (22h, no horário de Brasília).
(G1, abr. 2018. Disponível em:<https://goo.gl/o7QujL> . Adaptado)

Os EUA foram responsáveis pelo ataque junto com

Alternativas
Comentários
  • Foi anunciado pelo Pentágono, em abril de 2018 , que os ataques dos Estados Unidos e seus aliados atingiram três alvos em Damasco e Homs: um centro de pesquisa e produção de armas químicas e biológicas em Damasco, um armazém de armas químicas em Homs, a leste de Damasco, onde EUA acreditam que existiam estoques de gás sarin – e uma base na mesma cidade que também teria armas químicas. 
    Já a Defesa Aérea da Síria disse que atingiu 13 mísseis. E o governo de Bashar Al Assad nega a utilização de armas químicas, que são proibidas pela ONU. Por sua vez, o governo russo, aliado do ditador sírio declarou que foi um ataque a um Estado, violando sua soberania 

    Entre as alternativas apresentadas , uma indica os aliados dos EUA neste ataque. 
    A) INCORRETA- A Rússia é aliada do governo oficial sírio por conta de acordos antigos de utilização de portos no Mar Mediterrâneo. A Turquia teve um relacionamento amigável com a Síria até 2011. Mas no início da guerra civil, treinou desertores do exército sírio em seu território e, em julho de 2011, um grupo deles anunciou o nascimento do Exército Sírio Livre, sob a supervisão da inteligência turca. No entanto , não esteve do lado dos EUA neste ataque e não recebe refugiados sírios. 
    B) INCORRETA - Canadá e Irlanda não tem tido participação direta em ataques à Síria. Na verdade o Canadá é grande receptor de refugiados da guerra civil desde que Justin Trudeau assumiu a chefia do governo como Primeiro Ministro. 
    C) CORRETA- Reino Unido da Grã- Bretanha e França são os aliados dos EUA que estiveram ao lado dos EUA no ataque à Síria. 
    D) INCORRETA- A União Europeia financia em parte o Observatório Sírio de Direitos Humanos, um notório grupo anti Assad, sediado em Londres e abrandou o embargo ao petróleo vendido pela Síria, desde que seja das regiões controladas por rebeldes. Mas, não participou diretamente do ataque. 
    E) INCORRETA- No presente momento a maior preocupação da Austrália e do Japão é com a expansão da China na Ásia. Daí o acordo militar preliminar assinado entre os dois países em novembro de 2020.

    Gabarito do Professor: Letra C.