A enciclopédia pode ser considerada como a mais importante das obras de referência. A enciclopédia agrupa informações sobre inúmeros assuntos, enquanto, o dicionário define palavras. Um dicionário enciclopédico combina as características dos dois tipos de obras, num enfoque menos aprofundado do que o de uma enciclopédia, mantendo, porém, a parte lexicográfica inerente ao dicionário, sendo, portanto, sinônimo de enciclopédia. Wikipédia: enciclopédia livre.
A enciclopédia tem ordenação ou arranjo: alfabético e sistemático.
Dicionário: É uma obra de referência que dá informações sobre as palavras e sua grafia, pronúncia, significado, etimologia, sinonímia e antonímia.
Fontes estatísticas: A estatística pode ser definida como um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos. Entende-se por fenômeno coletivo aquele que se refere à população — ou universo — que compreende muitos elementos, que podem ser pessoas ou coisas.
Fontes geográficas: O objetivo primário desse tipo de fonte é ajudar na identificação e localização de um determinado lugar.
Cunha, M. B. Manual de fontes de informação. 2010.
Gabarito: C
GABARITO: C
A) A concepção de enciclopédia modificou-se bastante ao longo do tempo e essa evolução acompanhou as necessidades culturais e educacionais da sociedade.
B) Aos poucos, o arranjo sistemático foi cedendo lugar ao alfabético e uma das conseqüências dessa prática foi o surgimento dos dicionários enciclopédicos, caracterizados por verbetes curtos, ordenados alfabeticamente.
D) No início, as enciclopédias eram antologias que reuniam um número variado de temas, organizados de maneira sistemática (em grandes assuntos). Essa organização sempre variava de obra para obra, pois não havia concordância quanto à melhor forma de ordenar logicamente o conhecimento.
E) As fontes de informação biográfica são documentos que fornecem dados fundamentais (do tipo quem é, onde nasceu, o que fez, onde se formou, onde vive) sobre a vida de pessoas pertencentes ao passado, ou vivas no presente, mas relevantes (mesmo sendo o grau de relevância um conceito relativo) na sociedade por algum motivo (MARTIN VEGA, 1994).
Fonte: CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra (orgs.). Introdução às fontes de informação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.