SóProvas


ID
3128494
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           Preparar as crianças contra as fake news


      A propagação de notícias falsas já mostrou seu poder de influenciar eleições e dividir sociedades, potencializando preconceitos e ódios. Que efeito terá em crianças e jovens que não receberam uma formação para a leitura de notícias?

      Sem entender o que se passa ao redor, as crianças não se sentem parte da sociedade. Elas ouvem, principalmente pela televisão, e leem na internet o que está circulando no momento. Percebem quando algo de grave ocorre, até porque podem viver em casa o problema estampado nas manchetes dos jornais, como o desemprego dos pais.

      Já ouviram falar de fake news, mas não sabem em quem confiar nem como identificar a credibilidade de uma informação, além de que diferenciar informação de opinião é difícil para elas.

      Como muitos adultos também se mostram incapazes de detectar uma notícia falsa, as crianças acabam muitas vezes sem orientação, ficam à margem do debate.

      Encontra-se aí um grave problema: se elas não tiverem formação para ler notícias e não exercitarem o senso crítico para se protegerem de informações mentirosas, iremos perder uma geração inteira que poderia (e deveria) promover as mudanças que tanto queremos.

      As crianças são curiosas por natureza e querem se informar. Além disso, têm o direito de acesso às mídias e de participação no debate público assegurado pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.

      A experiência mostra que, tendo acesso a notícias adequadas aos seus repertórios e contextualizadas, sentem-se parte da sociedade e tornam-se mais autônomas.

      Em várias ocasiões, impressionei-me com o protagonismo dos leitores mirins. Crianças de uma região carente do interior de São Paulo, que leram os textos sobre a crise dos refugiados sírios, organizaram um brechó com suas próprias roupas e entregaram o dinheiro a algumas famílias de refugiados que estão no Brasil.

      Outras, tendo lido sobre o problema da obesidade infantil no Brasil, mobilizaram-se para organizar uma olimpíada. Algumas explicaram a seus pais o que significa impeachment.

      O problema das fake news é mais grave do que se imagina. Caso não seja combatido desde a base, teremos crianças e jovens deixando de ler ou descrentes até de veículos com credibilidade.

      Isso os deixará paralisados, sem saber como agir e vulneráveis a toda espécie de manipulação.

      Jovens e crianças bem informados entendem o que se passa ao redor, formam as próprias opiniões e se tornam cidadãos críticos e ativos.

      Não há maneira de controlar o que nossos filhos leem ou veem, mas podemos incluí-los no debate, compartilhar e discutir notícias com eles, ensinando-os a buscar fontes confiáveis e a exercitar o senso crítico.

      Se perdermos essa geração para as fake news, que líderes teremos e o que eles farão pelo Brasil daqui a 20 anos?

(Stéphanie Habrich, diretora executiva do jornal “Joca”, voltado para jovens e crianças. Folha de S.Paulo, 19.02.2018. Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Alguns problemas sociais que vem estampados no jornal pode ser identificados em diversos lares. ? o sujeito é o pronome relativo "que", o qual retoma um termo no plural "problemas sociais", logo a conjugação correta do verbo seria "vêm" (terceira pessoa do plural).

    B) Infelizmente, a divulgação de fake news por pessoas irresponsáveis incentiva preconceitos, o que potencializam conflitos sociais. ? temos um aposto oracional "o" (equivale a "isso"), o pronome relativo "que" retoma esse termo, logo verbo no singular: potencializa.

    C) Servir-se de fontes de informação confiáveis é importante, pois os adultos também têm dificuldade de identificar notícias falsas. ? correto.

    D) O acesso às mídias e a participação social está entre os itens garantidos pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. ? temos um sujeito composto por dois núcleos, logo o verbo vai ao plural (estão).

    E) Para a autora, convêm preparar jovens e crianças contra as armadilhas perigosas das fake news. ? temos um sujeito oracional (ISSO convém ? verbo fica no singular).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Toda as alternativas tratam de concordância em seu estado mais simplório, sem trazer nenhum caso excepcional.

    a) Incorreto. Não houve concordância com o núcleo (problemas). Correção: "problemas sociais vêm";

    b) Incorreto. Não houve concordância com o núcleo (divulgação). Correção: "a divulgação (...) potencializa";

    c) Certo;

    d) Incorreto. Não houve concordância com os núcleos (acesso e participação). Correção: "o acesso às mídias e a participação social (...) estão";

    e) Incorreto. O sujeito é oracional (preparar jovens e crianças contra as armadilhas perigosas das fake news). O verbo, portanto, deve ficar na terceira pessoa do singular. Correção: "convém preparar (...)".

    Letra C

  • Só uma observação em relação a letra D: me confundi nessa pois pensei que o verbo poderia estar concordando somente com "acesso" ficando apenas este termo como núcleo do sujeito - O acesso às mídias e (o acesso) a participação social ESTÁ entre ... - ficando uma aparente ambiguidade na oração. No entanto notei a ausência da crase no "a" antes de "participação", não podendo portanto esse "a" ser preposição + artigo, mas somente artigo. Ou seja, uma crase, ou sua ausência no caso, fez toda a diferença.

  • Na alternativa C "dificuldade" não deveria está no plural ?

  • ACESSO ÀS MÍDIAS E À PARTICIPAÇÃO ... CORRIJAM-ME SE ESTIVER ERRADO

  • Pontos vitais de maneira objetiva...

    a)

    Vem x vêm

    vem- singular

    vêm- plural

    b) aquilo que potencializa conflitos sociais é a divulgação de de fake news.

    d)

    o acesso às mídias/ aos meios de comunicação e o acesso à participação social/ ao processo social

    e) convém x convêm

    convém: singular

    convêm Plural.

    Questão similar da banca; Q1045483

    sucesso, bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito: C

  • Carlos Almeida, acho que tá no singular no sentido que a dificuldade dos adultos é uma: identificar notícias falsas. A oração não traz outros elementos de dificuldade que os adultos tenham.

    Mas fiquei em dúvida em relação ao singular do "identificar". Por que não plural?

  • verbo + Pronome se + Preposição = verbo no singular

    Noslen

  • Lembrando-se de que se o verbo estivesse anteposto ao sujeito composto ele poderia estar no singular.

  • Servir-se de fontes de informação confiáveis é importante, pois os adultos também têm dificuldade de identificar notícias falsas. 1) Fontes concorda com confiáveis: fontes confiáveis de informação. 2)Importante concorda com servir-se. 3)Adultos concorda com têm. 4)Dificuldade concorda com identificar. --- Dificuldade em identificar notícias falsas, os adultos também têm.
  • Atenção, Importante...

    Se aparecer: V.L, D.T.I ou V.I + SE>> O verbo ficara na terceira pessoa do singular.

  • Gab: C

    Sobre o erro da letra D:

    "O acesso às mídias e a participação social está entre os itens garantidos pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança"

    > Temos um sujeito composto, portanto, o verbo deve concordar no plural: estão.

  • Na alternativa D além do problema de concordância não deveria ter crase no "a participação"?