A questão trata da mediação de conflitos segundo Vinha.
De acordo com a autora, “os conflitos são ótimas oportunidades para trabalharmos valores e regras"
eles são entendidos como momentos presentes no cotidiano, os quais nos possibilitam perceber o que os alunos precisam aprender. De acordo com a autora, sob este ponto de vista, as desavenças são encaradas como positivas e necessárias.
Diante das brigas e atritos, esses educadores sentem-se inseguros e desconhecem como poderiam intervir de forma construtiva. Para a autora, desafio do adulto mediador é pensar em como aproveitará a situação de modo a torná-la uma oportunidade de reflexão entre os envolvidos auxiliando-os a reconhecer os pontos de vista dos outros e a aprender, aos poucos, como buscar soluções aceitáveis para todas as partes envolvidas. Em vez de o professor gastar tempo e energia para prevenir os conflitos, deveria aproveitá-los “como oportunidades para auxiliar os educandos a reconhecerem os pontos de vista dos outros e aprenderem, aos poucos, buscar soluções aceitáveis para todas as partes envolvidas".
Portanto, a partir do exposto pode-se concluir que diante de uma briga, o ideal seria o professor interferir para revalidar a regra e deixar claro que as pessoas não devem se agredir, mas pensar alternativas para resolver o conflito. Dessa forma, a alternativa que responde corretamente a questão é a letra C.
Gabarito do professor:C