SóProvas


ID
3128698
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O Brasil tem 52 milhões de pessoas vivendo na pobreza. Ou seja, em lares cujo rendimento médio de cada morador não passa de R$ 387 por mês. Na pobreza extrema – rendimento domiciliar per capita mensal de R$ 133,72 – são 13,4 milhões de pessoas. Os dados constam da Síntese de Indicadores Sociais 2017, divulgada pelo IBGE em 15.12.2017.
(https://glo.bo/2KAN27M. Acesso em 15.04.2018. Adaptado)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou como uma das conclusões desse estudo o fato de que a pobreza

Alternativas
Comentários
  • essa questão cabe recurso, que absurdo falar que atinge igualmente! Num país tão desigual, onde os negros foram escravizados por tanto tempo !

  • Há que lembrar que as pesquisas do IBGE são aprimoradas a cada ano. Mais dados são incorporados de forma a fornecer um perfil mais adequado e detalhado acerca do Brasil e de sua população.

    Por conseguinte, os dados de 2017 levam a uma resposta e, dados mais recentes, do próprio IBGE, levarão a um gabarito diferente daquele de 2017.

    Além disso é preciso atentar que a questão demanda UMA conclusão e não a análise completa do relatório ou da pesquisa feita. Por conseguinte, as afirmativas apresentadas estão fora de contexto e podem não apresentar uma conclusão 100% adequada.

     A) CORRETA - Pelas pesquisas e dados de 2017 podia-se inferir que a pobreza incide da mesma forma sobre raças e sexos, levando-se em conta renda per capita, por exemplo.

    B) INCORRETA - a população branca é, via de regra,privilegiada frente aos afro descendentes e nativos.

    C) INCORRETA - Segundo as conclusões limitadas de 2017 esta afirmativa seria, senão incorreta, ao menos não completa . Pelos dados de estudos e pesquisas posteriores, esta É A ALTERNATIVA CORRETA.

    D) INCORRETA - A região mais pobre não é a centro-oeste.

    E) INCORRETA - Homens com ensino médio têm menos incidência de pobreza em comparação com outros grupos do país.


    RESPOSTA : A
  • Indios também foram escravizados e não tem cota em concurso. Judeus também não. O sertanejo do nordeste também não. Não passa de discurso barato pra obter vantagem. Pelo certo mesmo, todas essas minorias que citei também deveriam ter cotas.