O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro foi criado como parte do projeto de construção da nação brasileira. Um de seus principais objetivos foi o de reunir elementos que desenhassem uma “fórmula histórica" que explicasse a gênese da população brasileira, as raças que a constituem e os aspectos culturais de sua sociedade.
De influência francesa, uma série de manuais foi elaborada de modo a propor essa constituição da história oficial do Brasil e de seu povo.
O IHGB, portanto, recebeu a responsabilidade de elaborar um projeto de como escrever a História do Brasil, criando um modelo de representação da identidade brasileira por meio de registros historiográficos de autores da época que construíram conceitos de raça, fatores geográficos, climáticos, econômicos entre outros.
Para responder essa questão o candidato deve ter o conhecimento da história da formação do IHGB, o projeto de construção de nação por trás de sua criação, assim como a concomitante criação do Colégio Pedro II, cujo ensino que sempre foi público, mas que nesse momento da história da educação brasileira, era destinado às classes dominantes da sociedade brasileira. Isto dentro do período monárquico. Mais especificamente no momento de reinado pessoal de Pedro II. Há uma bibliografia bastante vasta, e acessível, sobre o tema, como as obras de Lilia Moritz Swarcz (As Barbas do Imperador) e as de Mary del Priori e Renato Janine Ribeiro.
A) ERRADA – Os grupos indígenas no Brasil foram sempre relegados à marginalidade étnicorracial. Mesmo sendo os habitantes originais do território brasileiro, os indígenas somente entraram na concepção da origem do povo para que fosse criado um equilíbrio, o que não resultou em equidade, visto que nenhuma política de recolocação dos indígenas na sociedade brasileira foi feito no início da formação do Estado Nacional.
Uma das alternativas indica a primeira proposta do IHGB :
B) CORRETA – O IHGB buscou em primeiro lugar a produção do conhecimento da formação da sociedade brasileira baseada nos três troncos etnicorraciais presentes na nação. Esse conhecimento foi preferencialmente passado aos alunos pertencentes ao topo da pirâmide social, notadamente de maioria branca descendente de europeus, para que esses repassassem seus conhecimentos ao restante da população. Claramente privilegiando estudantes da elite brasileira, os quais tinham acesso privilegiado ao ensino do Colégio Pedro II.
C) ERRADA – Diferente do que a afirmativa defende, as atividades econômicas do Brasil pós-independência, não só continuaram as mesmas do período colonial como os proprietários de terras e agroexportadores permaneceram também os mesmos. Fora a emancipação política do Brasil em relação a Portugal, não houve outra ruptura na ordem econômica tampouco social.
D) ERRADA – Embora com autonomia em suas ações, o IHGB foi criado sob a tutela e supervisão do governo monárquico . Esse instituto existia para reunir o máximo de informações sobre o Brasil que pudessem ser compiladas e transformadas na história oficial do Brasil.
E) ERRADA – Um dos objetivos na criação do IHGB foi a criação de uma identidade nacional. Seus trabalhos promoveram a construção de uma narrativa histórica unificadora, representada pelo mito das três raças. Essa interpretação fundava a sociedade brasileira na ideia de interação entre o indígena selvagem, o negro escravizado e o português civilizador, o qual tinha a missão de promover a evolução da nação que surgia.
Gabarito do Professor: Letra B.