O início da existência da cidade de São Paulo está ligado à fundação de missões jesuíticas. Interessado em estabelecer um local onde pudesse catequizar os indígenas longe da influência dos homens brancos o padre Manuel da Nóbrega, superior da Companhia de Jesus no Brasil, observou que uma região próxima, localizada sobre um planalto, seria o ponto ideal, então chamado de Piratininga. Ao mesmo tempo solucionava-se a questão de alimentação dos nativos pois o planalto era mais próximo de áreas, no interior, produtoras de farinha de mandioca (conhecida como farinha de pau) que era a base da alimentação.
Mas, por que as autoridades portuguesas aceitam a decisão de autonomia de Manuel da Nóbrega ? A resposta é que a criação de povoamento no planalto também atendia à necessidades estratégicas da ocupação portuguesa.
Uma das alternativas indica corretamente a razão em pauta.
A) INCORRETA- A produção de trigo demanda clima mais frio do que aquele em SP e, o grande produto de exportação dos portugueses era , à época, o açúcar.
B) CORRETA- A região platina , pela sua importância para a comunicação com o interior da América do Sul sempre atraiu os interesses tanto de espanhóis quanto de portugueses. A fundação de São Paulo foi vista como o assentamento de um posto avançado para a exploração do sul.
C) INCORRETA- A capital da colônia já havia sido estabelecida na Bahia, já que era não só o local de entrada de navios com africanos para serem escravizados como também era próxima da região açucareira, a mais rica da época.
D) INCORRETA- São Paulo não se encontra no litoral. Portanto, de pouca importância em uma luta contra invasores estrangeiros.
E) INCORRETA- A região onde foi fundada São Paulo não era marcada por conflitos com nativos à época da fundação da cidade.
RESPOSTA: Letra B.