O teste HTP (House, Tree, Person), ou teste da Casa, Árvore, Pessoa, é um teste que avalia aspectos projetivos e expressivos da personalidade, refletindo a forma como o sujeito percebe o mundo. Expressa vivências emocionais e ideacionais associadas ao desenvolvimento da personalidade e representa a maneira que o indivíduo percebe o seu meio, as pessoas e de como sente e se posiciona diante delas, isto é, indica a maneira peculiar de ser e sentir de uma pessoa.
A casa indica a capacidade para agir sob estresse e tensões nos relacionamentos humanos íntimos. Além de demonstrar o nível de contato com a realidade e grau de rigidez.
A árvore estimula mais associações subconscientes e inconsciente, revelando sentimentos intrapsíquicos básicos, mais duradouros e profundos e atitudes em relação a si próprio. Reflete o equilíbrio sentido pelo indivíduo e a visão de seus recursos de personalidade para obter satisfação no ambiente. Além de refletir a capacidade para avaliar criticamente suas relações com o ambiente.
A pessoa reflete o ajustamento individual em um nível psicossocial. Estimula associações conscientes e expressa diretamente a imagem corporal. Demonstra também a capacidade para atuar em relacionamentos, além de avaliações crítica do “self" e das relações interpessoais.
A transparência presente nos desenhos, em que o objeto, que normalmente deveria estar coberto por alguma coisa, está ainda visível, representa falha grave no teste de realidade. Assim, paredes transparentes, em desenhos de adultos, indicam ausência de senso de realidade; infantilidade.
GABARITO: E