SóProvas


ID
3130789
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Com relação à Reforma Sanitária no Brasil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    O movimento da Reforma Sanitária nasceu no contexto da luta contra a ditadura, no início da década de 1970. A expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população.

    Grupos de médicos e outros profissionais preocupados com a saúde pública desenvolveram teses e integraram discussões políticas. Este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. Entre os políticos que se dedicaram a esta luta está o sanitarista Sergio Arouca.

    As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Fonte: https://pensesus.fiocruz.br/reforma-sanitaria

  • A reforma sanitária foi um importante movimento ocorrido na medicina brasileira que propôs debates que basearam as políticas públicas  de prevenção a doenças, saúde comunitária e reformulação da atuação de profissionais de saúde. O enunciado questiona apenas a alternativa correta sobre a reforma.

    Análise das alternativas:

    A) A reforma dá frutos na ação de médicos que questionaram as estruturas existentes até aquele momento e propuseram maior atenção a uma medicina que une práticas de prevenção com atenção a outros aspectos sociais como o saneamento básico, combate a desnutrição e hábitos da população. AFIRMATIVA CORRETA

    B) A primeira Conferência Nacional de Saúde data da década de 40 e é muito anterior cronologicamente ao movimento citado. 

    C) O movimento é posterior em pelo menos uma década ao período citado e teve seus efeitos realizados mais tarde ainda.

    D) Mais uma vez um problema de cronologia que posiciona influências como algo posterior aos fatos relatados. 

    E) Em parte sim nos aspectos relacionados à saúde de prevenção mas por outro lado sem relação direta já que nunca foi proposta a estatização da saúde privada substituída por um sistema cem por cento estatal.

    Considerações finais: 

    A relação entre o cargo, função e questão de prova se mostrou presente e adequada para essa questão que abordou um tema diretamente relacionado a história da medicina no Brasil e de grande influência para a prática da saúde pública em todo o país. 
    Gabarito: A