SóProvas


ID
3131137
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Clima e cultura organizacional são dois conceitos fortemente relacionados e vinculados à mesma base factual e conceitual, mas têm, de certa forma, conteúdos e expressões distintos. A cultura organizacional corresponde às práticas reais coletivas da escola, tendo um caráter mais duradouro do que o clima, de característica mais volátil. E, de acordo com Lück (2010), a cultura organizacional corresponde a um fator relevante na

Alternativas
Comentários
  • Assertiva c

    determinação da qualidade do trabalho escolar.

  • A cultura organizacional é formada pelo modo como a empresa trata seus funcionários e clientes, maneira de fazer negócios, ideias e práticas que prioriza como essenciais para seu ambiente. Por isso que ela determina a qualidade do trabalho.

    Essas práticas ficam estabelecidas, e se guiam, pelos valores, missão e, principalmente, objetivo da empresa. Assim, a cultura organizacional é a própria essência da empresa, consolidada nos hábitos diários dos seus colaboradores.

  • Vejam, é possível que em uma escola privada as alternativas A e B estejam corretas, pois podemos processos seletivos devem ser baseados com base nos planos estratégicos das organizações, que por sua vez, estão diretamente ligados à Cultura Organizacional. Contudo, o concurso é para uma rede Municipal de Educação. Logo, diretores e professores passam por um processo seletivo PÚBLICO (critérios definidos em lei).

    CONTUDO, cada município tem certa autonomia para gerir suas escola, ou seja, a forma como as coisas funcionarão. Logo, podemos dizer que faz parte da CULTURA daquele local a QUALIDADE DO TRABALHO escolar, variando conforme as necessidades e recursos disponíveis.

    Sendo assim. Letra C é nosso gabarito.

  • Fiquei sem entender essa explicação.

  • Seria interessante um comentário de professor. Me parece mais uma questão vaga e mal formulada. Não se trata de brigar com a banca, mas não se pode colocar mais de uma alternativa correta sendo o gabarito uma alternativa vaga e duvidosa.

    Alternativa a) A Cultura Organizacional é sim relevante na seleção do corpo docente. A escola com certeza deseja que os professores se adaptem bem e compartilhem da cultura da escola, o que seria um grande facilitador para um bom trabalho por parte deles e para o bom desempenho da organização, por consequência.

    Alternativa b) Como a cultura da organizacional geralmente é reflexo da cúpula, algo que fica muito fácil de imaginar em uma empresa familiar por exemplo, também podemos dizer que a cultura é fator relevante na escolha do diretor. Poderia se escolher um diretor para ajudar a disseminar a cultura, fortalecê-la ou mesmo para um processo de mudança.

    Enfim, a alternativa marcada como gabarito apenas "diz" que a cultura organizacional é fator relevante na qualidade do trabalho escolar.

    Colegas, se alguém puder compartilhar alguma visão que justifique o gabarito, agradeceria demais!

  • Acredito que, secundariamente, a cultura venha sim a influenciar a escolha de novos funcionários ou diretores, afinal, a cultura se mistura a diversos aspectos da instituição. Ademais, como dito anteriormente, trata-se de efeito secundário ( a meu ponto de vista), assim, o efeito principal da cultura, e que vale a pena ser resumido em uma alternativa, é o efeito amplo de poder causar uma melhora na produtividade/qualidade da empresa.

  • "É muito importante deixar bem claro quais são os valores, visões e ideias em que a organização acredita. Se alguns funcionários não estiverem diretamente ligados à cultura organizacional, podem acabar tendo comportamentos incompatíveis com o que sua empresa deseja transmitir". Disponível em  administradores.com.br/artigos/cultura-e-clima-organizacional

    Abraços!

  • fixação dos dias coletivos do calendários escolar também, afinal de contas...e as cerimônias, rituais, o dia da fundação da escola. Não entra?

  • A questão aborda basicamente a diferença entre cultura e clima organizacionais.  Chiavenato(2009) conceitua-os da seguinte forma:

    “(...)a cultura constitui a maneira pela qual cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente. É uma complexa mistura de pressuposições, crenças, comportamentos, histórias, mitos, metáforas e outras ideias que, consideradas juntas, representam a maneira particular de uma organização funcionar e trabalhar." (CHIAVENATO, 2009)

    Quanto ao clima, o autor nos traz o seguinte:

    “Clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização. O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização executam seu trabalho. O clima não pode ser tocado ou visualizado, mas pode ser percebido psicologicamente. O termo clima organizacional refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente interno de uma organização, ou seja, aos aspectos internos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes. Constitui a qualidade ou a propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. Assim, o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades." (CHIAVENATO, 2009)

    Uma analogia amplamente utilizada para se diferenciar os dois conceitos é a afirmação de que, enquanto a cultura pode ser entendida como um filme do ambiente organizacional, podemos entender o clima como um retrato deste filme em uma determinada cena . Sendo assim, a cultura possui característica mais perene e duradoura, enquanto o clima é bem mais volátil , podendo ser alterado repentinamente por ocasiões pontuais, como por exemplo, alteração de chefia, mudança da sede da organização, concessão de benefícios, etc.

    Complementando o conceito de cultura, Heloísa Lück nos traz o seguinte em seu livro “Dimensões da gestão escolar e suas competências":

    “Como a cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização, ela se refere ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização." (LUCK, 2009)

    Especificamente em relação às alternativas, nota-se que

    A) seleção de seu corpo docente; B) escolha do diretor da unidade escolar; D) destinação dos recursos do orçamento escolar anual e E) fixação dos dias letivos do calendário escolar anual.

    Todas as alternativas tratam de ações pontuais. Embora a cultura possa ter algum tipo de influência nestas, ela não possui relevância significativa.

    C) determinação da qualidade do trabalho escolar.
    A cultura possui relevância significativa e duradoura na determinação da qualidade do trabalho escolar. Note que esta não é uma ação pontual como aquelas apontadas nas outras alternativas. Trata-se, na verdade, da consequência das atividades executadas continuamente nas unidades escolares. Estas(atividades), de alguma forma, são influenciadas pela cultura organizacional. Sendo assim, analisando-se o todo e o resultado vinculado, certamente chegamos à conclusão de que a cultura está diretamente relacionada à qualidade do trabalho. Desta forma, a alternativa está correta.


    Gabarito: C


    FONTE:

    LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
    CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
  • A questão não está mal escrita, é só entender o que se pede na questão: "cultura organizacional".

    A cultura organizacional está diretamente ligada ao propósito, às crenças e valores da escola — ou à combinação destes fatores. 

    Já o clima organizacional diz respeito ao sentimento dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho que, quando saudável, gera benefícios para qualquer tipo de escola.

    Uma organização social, tal como a escola, é constituída por uma variedade de forças (um campo de forças) que se influenciam reciprocamente, definindo, segundo as tendências assumidas (sempre sujeitas a variações), uma personalidade. Esse campo de forças é sobremaneira determinado pelo modo como as pessoas agem e reagem, a partir de valores,  crenças, mitos e modos convencionais de percepção.” (Lück, 2017, p.5) 

    Essas formas de agir e reagir estão intrinsecamente ligadas aos conceitos de clima e cultura organizacional, os quais oferecem um referencial para compreender de forma articulada os movimentos e a dinâmica que ocorrem no interior da escola. Para Lück (2017), o clima e a cultura organizacional da escola constituem a personalidade da instituição, determinando a identidade do estabelecimento de ensino, uma vez que o processo educacional e a vida da escola se definem pelo modo como as pessoas se organizam coletivamente e realizam seu trabalho no seu interior, distribuindo e assumindo responsabilidades, tomando decisões e implementando-as.

    Tem sido destacado que o desempenho de professores é determinado muito mais pelos elementos e características da cultura organizacional da escola, do que por oportunidades formais de aprendizagem de novas formas de desempenho em recursos e oficinas de capacitação. Isto é, a vivência cotidiana tem demonstrado ser mais efetiva na determinação de como agem os profissionais do que por cursos de capacitação de que participam. (Lück, 2009, p. 119.)

    Assim a resposta correta é realmente a C.