SóProvas


ID
3131413
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em 25 de junho, depois de quase quatro horas de discussão, a Comissão Especial da Câmara que analisa o Projeto de Lei dos Agrotóxicos (PL nº 6.299/2002) aprovou o relatório, por 18 votos a 9. Agora, o PL deve ser levado ao plenário da Câmara. A data da votação depende da pauta fixada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia.
(EXAME. https://abr.ai/2LwjnS7. 25.06.2018. Acesso em 27.07.2018. Adaptado)

O Projeto de Lei em pauta

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio relata a aprovação em comissão especial parlamentar a aprovação de Projeto de Lei que flexibiliza a autorização para utilização de agrotóxicos chamado de Lei do Agrotóxico que encontra-se pronto para votação em plenário. O enunciado ordena a escolher a alternativa que complete a afirmação que o Projeto de Lei em pauta...

    Análise das afirmativas:

    A) É fonte de debates acalorados e grande polêmica já que opõe ambientalistas, profissionais de saúde e representantes do agronegócio sobre as consequências da liberalização do uso de agrotóxicos em geral.

    B) Pequenos e médios agricultores, apesar de também utilizarem eventualmente tais produtos em suas lavouras, não são os maiores interessados no projeto já que o uso de agrotóxicos em larga escala é tipicamente associado à monocultura de exportação característica do agronegócio.

    C) O Brasil já é o maior produtor agrícola do mundo em diversas culturas e o uso indiscriminado de agrotóxicos tem mais relação com o aumento da lucratividade do cultivo do que com sua produção em si.

    D) Ao contrário, flexibiliza a fiscalização do uso e autorizações para a compra e registro de novos produtos.

    E) Pelo contrário a maioria dos produtos liberados são fabricados ou licenciados por corporações transnacionais que criam uma escala gigantesca de fornecimento para grandes produtores.

    Considerações finais:

    O tema segue em evidência já que o atual governo possui forte influência da chamada bancada ruralista que lidera a defesa da liberalização de agrotóxicos e que conta com forte cooperação do executivo que já vem afrouxando as regras para além dos pedidos de parlamentares. O Brasil é o maior consumidor per capita de agrotóxicos do planeta e tende a aumentar mantendo o tema em evidência midiática. 

    Gabarito do professor: Letra A.