SóProvas


ID
3131515
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, em visita hoje [09.07] à capital paulista, participou de evento, no Auditório Ibirapuera.
(Agência Brasil. https://bit.ly/2Jd4azm. 09.07.2018. Acesso em 26.07.2018. Adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta uma opinião exposta por Malala no evento de 09 de julho.

Alternativas
Comentários
  • Malala foi vítima de um atentado em seu país de origem, o Paquistão, devido ao fato de ser mulher e estar indo estudar o que era considerado pecaminoso pelo grupo radical que a atacou. Após sobreviver a tamanha violência tornou-se ativista pelo direito a educação de mulheres e meninas por todo o mundo sendo agraciada pelo Nobel da Paz em 2014. Suas declarações públicas e visitas a países como a descrita no texto são amplamente noticiadas.

    Análise das alternativas:

    A) O direito de escolher sobre a maternidade não faz parte das declarações habituais de Malala

    B) Ela também não costuma abordar o tema da participação política feminina

    C) Sua atuação internacional relaciona-se desde os acontecimentos que quase levaram a sua morte a propagar por todo o mundo o direito das mulheres a educação e denunciar países e governos que o impedem ou dificultam. AFIRMATIVA CORRETA


    D) Malala apesar de ter ganho um Nobel da Paz em 2014 dentre outros prêmios não é uma militante anti guerra apenas por todo o mundo sendo a educação sua principal bandeira. 


    E) Seu atentato e os  principais conflitos internos de seu país de origem não são relacionados a violência entre diferentes grupos étnicos.


    Considerações finais:

    Malala segue seu ativismo pela educação de meninas e adolescentes, já escreveu vários livros e a educação infantil é atualmente uma das frentes de trabalho de agências de ONU relacionadas como a UNICEF entre outras. O tema do abuso contra crianças já esteve no Nobel em outras ocasiões como quando escolheram um ativista contra o abuso sexual de crianças durante conflitos armados como prática de guerra.
    Gabarito do professor: Letra C.