SóProvas


ID
3132499
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

       Ao filósofo americano Daniel Dennett, os editores da revista Edge perguntaram: “Em 2013, o que deve nos preocupar?”. Ele contou que em 1980 se temia que a revolução do computador aumentasse a distância entre os países ricos “do Ocidente” e os países pobres, que não teriam acesso à nova tecnologia e a seus aparelhos. A verdade é que a informática criou fortunas enormes, mas permitiu também a mais profunda disseminação niveladora da tecnologia que já se viu na história. “Celulares e laptops e, agora, smartphones e tablets puseram a conectividade nas mãos de bilhões”, afirmou Dennett.
         O planeta, segundo o filósofo, ficou mais transparente na informação como ninguém imaginaria há 40 anos. Isso é maravilhoso, disse Dennett, mas não é o paraíso. E citou a lista daquilo com que devemos nos preocupar: ficamos dependentes e vulneráveis neste novo mundo, com ameaças à segurança e à privacidade. E sobre as desigualdades, ele disse que Golias ainda não caiu; milhares de Davis*, porém, estão rapidamente aprendendo o que precisam. Os “de baixo” têm agora meios para confrontar os “de cima”. O conselho do filósofo é que os ricos devem começar a pensar em como reduzir as distâncias criadas pelo poder e pela riqueza de poucos.

* referência ao episódio bíblico em que Davi, aparentemente mais fraco, derrota o gigante Golias.
(Míriam Leitão. História do futuro: o horizonte do Brasil no século XXI. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2015)

De acordo com o exposto, Daniel Dennett

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    > A assertiva corresponde ao trecho: "Os “de baixo” têm agora meios para confrontar os “de cima”."

  • GABARITO: C

    a) demonstra receio de que a informática venha a aumentar a distância entre os países ricos e os países pobres.

    - ERRADO. Essa é uma informação trazida no 1º parágrafo. É uma informação OBJETIVA, transcrita a partir da declaração do autor de que, "em 1980, se temia que a revolução do computador aumentasse a distância entre os países ricos “do Ocidente." Isso foi ANTES da efetiva revolução da informática. O própria texto nos traz que ocorreu exatamente o contrário do que se previa.

    __________________________________________________________________

    b) refuta a ideia de que a tecnologia permitiu que um número pequeno de pessoas enriquecesse.

    - ERRADO. Refutar: ato de desmentir ou negar uma informação previamente apresentada;

    - O autor em momento algum exprime sua opinião nesse sentido. Ele deixa claro que a tecnologia criou fortunas enormes: "A verdade é que a informática criou fortunas enormes, mas permitiu também a mais profunda disseminação niveladora da tecnologia que já se viu na história."

    __________________________________________________________________

    c) defende que a revolução tecnológica criou oportunidades para que os mais pobres lutem pela diminuição das desigualdades.

    - CORRETO. no trecho a seguir é possível notar que a tecnologia disseminou a ponto de atender todas as classes: "[...] mas permitiu também a mais profunda disseminação niveladora da tecnologia que já se viu na história.", e que agora os pobres estão em maior par de igualdade: "Os “de baixo” têm agora meios para confrontar os “de cima”."

    __________________________________________________________________

    d) argumenta que o acesso democrático à tecnologia inviabiliza a transparência da informação.

    - ERRADO. O trecho a seguir deixa claro como a disseminação da tecnologia viabilizou a transparência e o acesso à informação: "O planeta, segundo o filósofo, ficou mais transparente na informação como ninguém imaginaria há 40 anos."

    __________________________________________________________________

    e) acredita que o fim da desigualdade social está a cargo da população mais pobre, que hoje tem acesso irrestrito à tecnologia.

    - ERRADO. Ainda existe a desigualdade, criada por barreiras impostas pelos próprios ricos: "O conselho do filósofo é que os ricos devem começar a pensar em como reduzir as distâncias criadas pelo poder e pela riqueza de poucos.".

  • LETRA C

    c) defende que a revolução tecnológica criou oportunidades para que os mais pobres lutem pela diminuição das desigualdades.

    - no trecho a seguir é possível notar que a tecnologia disseminou a ponto de atender todas as classes: "...mas permitiu também a mais profunda disseminação niveladora da tecnologia que já se viu na história.", e que agora os pobres estão em maior par de igualdade: "Os “de baixo” têm agora meios para confrontar os “de cima”."

    #FORÇANASCANELAS

  • Gabarito''C''.

    ( Linhas 6 a 8 )=>De acordo com o autor Daniel Dennett defende que a revolução tecnológica criou oportunidades para que os mais pobres lutem pela diminuição das desigualdades.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Gabarito''C''.

    Está na ( Linha 6 a 8 )=>De acordo com o autor Daniel Dennett defende que a revolução tecnológica criou oportunidades para que os mais pobres lutem pela diminuição das desigualdades.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Assertiva C

    O mundo ideal " "

  • Assertiva C

    defende que a revolução tecnológica criou oportunidades para que os mais pobres lutem pela diminuição das desigualdades.

  • Essa questão exige que o candidato leia o texto com atenção e apreenda apenas aquilo o que foi tratado no texto. Muitas vezes, quando lemos um texto, costumamos inserir a nossa compreensão crítica sobre um tema, o que pode afetar a forma como nós julgamos as opções que se seguem. Por isso, ao responder uma questão de interpretação de textos, devemos buscar no discurso do autor, argumentos que confirmem a ideia que está sendo colocada pela questão.

    De acordo com o enunciado da questão, devemos procurar a opção que reflita a ideia da forma como descrita no texto.

    Tomando essas informações como base, vamos para a análise de cada opção:


    Letra A: INCORRETA. Segundo a opção "demonstra receio de que a informática venha a aumentar a distância entre os países ricos e os países pobres." existe uma incoerência em relação ao proposto pelo autor. Na verdade, ele defende o contrário, como podemos notar no seguinte trecho: "A verdade é que a informática criou fortunas enormes, mas permitiu também a mais profunda disseminação niveladora da tecnologia que já se viu na história.", ou seja, permite que haja uma proximidade entre países ricos e pobre em relação a tecnologia, que o é parâmetro usado pelos trechos citados. Por apontar uma ideia contrária ao texto, essa opção está incorreta.


    Letra B: INCORRETA. Segundo a opção "refuta a ideia de que a tecnologia permitiu que um número pequeno de pessoas enriquecesse.", mas, na verdade, ele concorda com isso. No final do texto, o autor confirma a informação: "reduzir as distâncias criadas pelo poder e pela riqueza de poucos.", ou seja, poucas pessoas são ricas, e em momento nenhum ele confronta (ou refuta) essa ideia. O proferido pelo texto é o aumento do acesso à tecnologia, e não necessariamente a riquezas. Por isso, essa opção está incorreta.

    Letra C: CORRETA. Exatamente. Segundo a opção "defende que a revolução tecnológica criou oportunidades para que os mais pobres lutem pela diminuição das desigualdades.", ou seja, há um caráter revolucionário na facilidade do acesso à tecnologia, que não necessariamente gera riqueza, mas cria oportunidades. Isso pode ser confirmado através desse trecho: "Os “de baixo" têm agora meios para confrontar os “de cima". O conselho do filósofo é que os ricos devem começar a pensar em como reduzir as distâncias criadas pelo poder e pela riqueza de poucos.". Por isso, essa opção está correta.


    Letra D: INCORRETA. Segundo a opção "argumenta que o acesso democrático à tecnologia inviabiliza a transparência da informação", mas, na verdade, é o contrário. Segundo o texto "O planeta, segundo o filósofo, ficou mais transparente na informação como ninguém imaginaria há 40 anos.". Nessa opção devemos tomar cuidado com as negativas. O termo inviabilizar, de certa forma, nega uma ideia do texto, por isso devemos ter atenção durante a leitura. Por mostrar uma ideia contrária ao texto, essa opção está incorreta.

    Letra E: INCORRETA. Segundo a opção "acredita que o fim da desigualdade social está a cargo da população mais pobre, que hoje tem acesso irrestrito à tecnologia.", o que não está completamente correto. Na verdade, a facilitação do acesso à tecnologia não significa acesso irrestrito. Apesar do aumento, a desigualdade ainda existe, como pode ser conferido nesse trecho do texto: "E sobre as desigualdades, ele disse que Golias ainda não caiu; milhares de Davis*, porém, estão rapidamente aprendendo o que precisam". Por isso, essa opção não está correta.

    Gabarito do professor: Letra C.