SóProvas


ID
3132505
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

       Ao filósofo americano Daniel Dennett, os editores da revista Edge perguntaram: “Em 2013, o que deve nos preocupar?”. Ele contou que em 1980 se temia que a revolução do computador aumentasse a distância entre os países ricos “do Ocidente” e os países pobres, que não teriam acesso à nova tecnologia e a seus aparelhos. A verdade é que a informática criou fortunas enormes, mas permitiu também a mais profunda disseminação niveladora da tecnologia que já se viu na história. “Celulares e laptops e, agora, smartphones e tablets puseram a conectividade nas mãos de bilhões”, afirmou Dennett.
         O planeta, segundo o filósofo, ficou mais transparente na informação como ninguém imaginaria há 40 anos. Isso é maravilhoso, disse Dennett, mas não é o paraíso. E citou a lista daquilo com que devemos nos preocupar: ficamos dependentes e vulneráveis neste novo mundo, com ameaças à segurança e à privacidade. E sobre as desigualdades, ele disse que Golias ainda não caiu; milhares de Davis*, porém, estão rapidamente aprendendo o que precisam. Os “de baixo” têm agora meios para confrontar os “de cima”. O conselho do filósofo é que os ricos devem começar a pensar em como reduzir as distâncias criadas pelo poder e pela riqueza de poucos.

* referência ao episódio bíblico em que Davi, aparentemente mais fraco, derrota o gigante Golias.
(Míriam Leitão. História do futuro: o horizonte do Brasil no século XXI. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2015)

A expressão que apresenta sentido correspondente ao de desigualdades, no texto, é:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva E

    "os países pobres, que não teriam acesso à nova tecnologia e a seus aparelhos"

  • GABARITO: LETRA E

    → queremos uma expressão que apresenta "desigualdade", muitos com tudo e poucos com nada:

    A) revolução do computador. (1° parágrafo) → deixa em branco, mostrando a disseminação de uma tecnologia, mas não mostra desigualdade.

    B) disseminação niveladora da tecnologia. (1° parágrafo) → representa igualdade, "nivelação" entre as pessoas.

    C) conectividade nas mãos de bilhões. (1º parágrafo) → muitos conectados, representa a amplitude da conectividade, a "igualdade".

    D) ameaças à segurança e à privacidade. (2° parágrafo) → cria um sentido geral, não delimitando quem.

    E) distâncias criadas pelo poder e pela riqueza de poucos. (2° parágrafo) → representa, explicitamente, uma desigualdade, o poder localizado nas mãos de poucos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Gabarito''E''.

    E) distâncias criadas pelo poder e pela riqueza de poucos. (2° parágrafo).

    A expressão que apresenta sentido correspondente ao de desigualdades=>Caráter ou condição do que não é igual: desigualdade de condições.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • letra E:

    O conselho do filósofo é que os ricos devem começar a pensar em como reduzir as distâncias criadas pelo poder e pela riqueza de poucos.- sentido de desigualdade.

  • distâncias criadas pelo poder e pela riqueza de poucos., sem ao mesmo recorrer ao texto podemos identificar que existe uma semântica de desigualdade na frase pois retrata uma distância criada pela riqueza de POUCOS

  • Assertiva E

    distâncias criadas pelo poder e pela riqueza de poucos. (2º parágrafo)

  • Essa questão exige que o candidato leia o texto com atenção e consiga estabelecer uma relação entre o termo desigualdades e um trecho do texto. Perceba que o texto fala sobre desigualdades quando cita o acesso à tecnologia, entretanto, ainda assim, é necessário analisarmos cada opção.

    De acordo com o enunciado da questão, devemos procurar o trecho que se relaciona à ideia de desigualdades. Vamos às opções:


    Letra A: INCORRETA. Nessa opção, "revolução do computador", não aparenta estar ligada à desigualdade. Indo ao trecho em que o termo aparece: "Ele contou que em 1980 se temia que a revolução do computador aumentasse a distância entre os países ricos “do Ocidente" e os países pobres, que não teriam acesso à nova tecnologia e a seus aparelhos. A verdade é que a informática criou fortunas enormes, mas permitiu também a mais profunda disseminação niveladora da tecnologia que já se viu na história". Portanto, graças a revolução do computador que a desigualdade diminuiu. Como a opção aponta uma ideia contrária à de desigualdade, ela está incorreta.


    Letra B: INCORRETA.Igualmente, a disseminação niveladora da tecnologia vai auxiliar na diminuição da desigualdade, mas ela não representa desigualdade. Segundo o texto: "A verdade é que a informática criou fortunas enormes, mas permitiu também a mais profunda disseminação niveladora da tecnologia que já se viu na história.". O termo não está conectado à ideia que devemos analisar, por isso, essa opção está incorreta. 


    Letra C: INCORRETA. Novamente, a conectividade nas mãos de bilhões representa acesso à tecnologia, por isso, não significa desigualdade. Para resolver essa questão, estamos procurando o termo que coloca a palavra analisada em questão, mostrando onde e como ela é posicionada no discurso. Segundo o texto: "profunda disseminação niveladora da tecnologia que já se viu na história. “Celulares e laptops e, agora, smartphones e tablets puseram a conectividade nas mãos de bilhões", afirmou Dennett.", dessa forma, o texto comprova que a opção é incorreta.


    Letra D: INCORRETA. Nessa opção, ameaças à segurança e à privacidade poderiam representar desigualdade. Mas quando essa ideia é posta no texto, ela aparece dessa forma: "E citou a lista daquilo com que devemos nos preocupar: ficamos dependentes e vulneráveis neste novo mundo, com ameaças à segurança e à privacidade.". A vulnerabilidade é para todos que usam a tecnologia, não apenas os mais ricos ou os mais pobres. Dessa forma, o termo não representa desigualdade, por isso, essa opção não está correta. 


    Letra E: CORRETA.Exatamente. Quando o autor trata sobre os termos riqueza e pobreza, a ideia de desigualdade aparece: "Os “de baixo" têm agora meios para confrontar os “de cima". O conselho do filósofo é que os ricos devem começar a pensar em como reduzir as distâncias criadas pelo poder e pela riqueza de poucos.". Veja que, no trecho, existe uma dicotomia entre dois termos, reforçando a ideia de desigual, dois lados, em que um tem mais oportunidades e o outro menos. Por isso, essa opção está correta. 


    Gabarito do professor: Letra E.