SóProvas


ID
3132508
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

       Ao filósofo americano Daniel Dennett, os editores da revista Edge perguntaram: “Em 2013, o que deve nos preocupar?”. Ele contou que em 1980 se temia que a revolução do computador aumentasse a distância entre os países ricos “do Ocidente” e os países pobres, que não teriam acesso à nova tecnologia e a seus aparelhos. A verdade é que a informática criou fortunas enormes, mas permitiu também a mais profunda disseminação niveladora da tecnologia que já se viu na história. “Celulares e laptops e, agora, smartphones e tablets puseram a conectividade nas mãos de bilhões”, afirmou Dennett.
         O planeta, segundo o filósofo, ficou mais transparente na informação como ninguém imaginaria há 40 anos. Isso é maravilhoso, disse Dennett, mas não é o paraíso. E citou a lista daquilo com que devemos nos preocupar: ficamos dependentes e vulneráveis neste novo mundo, com ameaças à segurança e à privacidade. E sobre as desigualdades, ele disse que Golias ainda não caiu; milhares de Davis*, porém, estão rapidamente aprendendo o que precisam. Os “de baixo” têm agora meios para confrontar os “de cima”. O conselho do filósofo é que os ricos devem começar a pensar em como reduzir as distâncias criadas pelo poder e pela riqueza de poucos.

* referência ao episódio bíblico em que Davi, aparentemente mais fraco, derrota o gigante Golias.
(Míriam Leitão. História do futuro: o horizonte do Brasil no século XXI. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2015)

Há flagrante emprego de linguagem figurada na seguinte passagem:

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    > Linguagem figurada: sentido conotativo, é uma associação subjetiva, as palavras são utilizadas para criar um sentido, mas não devem ser entendidas em seu sentido literal;

    > Denotativo: Dicionário / Conotativo: Criatividade (bizu legal pra decorar a diferença entre os dois).

    "milhares de Davis, porém, estão rapidamente aprendendo o que precisam"

    > Ora, o autor não está se referindo ao Davi biblico que derrotou o gigante Golias, mas àqueles que são menores que o problema (desigualdade), mas estão reunindo forças, se aperfeiçoando para combate-lo.

  • GABARITO: LETRA E

    Denotativo (Dicionário → sentido literal), CONotativo (CONto de Fadas → sentido figurado).

    → E citou a lista daquilo com que devemos nos preocupar: ficamos dependentes e vulneráveis neste novo mundo, com ameaças à segurança e à privacidade. E sobre as desigualdades, ele disse que Golias ainda não caiu; milhares de Davis*, porém, estão rapidamente aprendendo o que precisam.

    → não é uma expressão literal e sim um recurso de referência textual ao episódio entre Davi e Golias, simbolizando as pessoas em desigualdade ao "Davi", que era fraco e franzino e, mesmo assim, derrotou o gigante "Golias".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Porque a C está errada?

  • linguagem figurada = conotativo

    ... milhares de Davis, porém, estão rapidamente...

    gab. E

  • Gabarito''E''.

    ... milhares de Davis, porém, estão rapidamente aprendendo o que precisam. (2°parágrafo)

    >Sentido conotativo=> é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo. Ele depende do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado na literatura. Isso porque, no meio literário, muitas palavras tem forte carga de sensações e sentimentos.

    >Sentido denotativo=> é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • A letra E realmente é inquestionável, porém, a alternativa C também é bem questionável. Observem:

    "... os países pobres, que não teriam acesso à nova tecnologia e a seus aparelhos"

    Não são os países pobres que não teriam acesso à nova tecnologia e aos seus aparelhos (da nova tecnologia), mas sim as pessoas que moram nesses países.

    Na minha concepção a LETRA C também seria linguagem figurada.

  • Inquestionável a linguagem figurativa, também chamada de conotativa, na alternativa E:

    ...milhares de Davis, porém, estão rapidamente aprendendo o que precisam.

  • No meu humilde ponto de vista tem duas alternativas, a C tbm esta correta, porque a tecnologia não são os países que tem e sim os aparelhos que as pessoas possuem...

  • Essa questão exige que o candidato saiba identificar a linguagem figurada dentro de um texto. Para tanto, devemos lembrar o que e uma linguagem figurada e o que é o sentido literal de um texto. Dizemos que há linguagem figurada quando o termo citado não significa exatamente aquilo que ele é no dicionário. Isso quer dizer que ele assume um segundo significado, que pode ser apreendido pelo contexto. Por isso, quando formos ler as opções, devemos lembrar do sentido literal das palavras, exatamente o que elas significam no dicionário. Assim podemos compará-las com o seu uso no texto e, dessa maneira, descobrir se estão em linguagem figurada.

    Tomando essas informações como base, vamos para a análise de cada opção:


    Letra A: INCORRETA. Todas as palavras do trecho citado estão no sentido literal. Elas significam exatamente o que está descrito no dicionário: "Ao filósofo americano Daniel Dennett, os editores da revista Edge perguntaram...", por isso, essa opção está incorreta.

    Letra B: INCORRETA. Nessa opção não há linguagem figurada. Veja que em “Em 2013, o que deve nos preocupar?", há a intenção de perguntar sobre assuntos que preocupariam ao longo do ano de 2013, o que é uma construção correta e literal. Por isso, essa opção não está correta.

    Letra C: INCORRETA. No trecho "... os países pobres, que não teriam acesso à nova tecnologia e a seus aparelhos.", todas as palavras significam exatamente o que parecem. Aparelhos, no trecho, está se relacionando a dispositivos tecnológicos, que é o tema central do texto. Por isso, essa opção não está correta.

    Letra D: INCORRETA. Novamente, não há sentido figurado. Nenhuma das palavras cria uma expressão ou demonstra um recurso metafórico. No trecho "E citou a lista daquilo com que devemos nos preocupar...", todas as palavras estão no seu sentido literal, por isso, essa opção não está correta.

    Letra E: CORRETA. Exatamente. Nessa opção, o autor menciona uma história bíblica para anunciar a ideia de que os menores poderiam vencer o maior, Golias. Segundo a história, Golias era um gigante que atormentava uma cidade e, Davi, um homem, decide confrontá-lo com a sua inteligência e habilidade. No trecho ".. milhares de Davis, porém, estão rapidamente aprendendo o que precisam.", Davi está apontando para uma história inteira, e não apenas para um nome próprio masculino. Por isso, essa opção está correta.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                   
    Gabarito do professor: Letra E.
  • "flagrante", examinador espertinho.