SóProvas


ID
3132598
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A frase – (…) “o fato de os documentos de arquivo acumularem-se natural, progressiva e continuamente lhes garante uma coesão espontânea e estruturada.” – refere­-se à

Alternativas
Comentários
  • Falou natural grande chance de ser ORGANICIDADE

  • LETRA A

    A organicidade é relacionada diretamente à acumulação e estrutura natural que possui.

  • falou em Acumular! Organicidade

  • Não se refere à cumulatividade (ou naturalidade) também?

  • Na verdade, a frase fala da Naturalidade, também chamada de Cumulatividade, segundo um autor chamado Lodolini. A definição de organicidade é diferente, como estabelece o DBTA:

    organicidade: Relação natural entre documentos de um arquivo, em decorrência das atividades da entidade produtora.

    A alternativa A, apesar de não ser o que a frase da questão diz, é a mais próxima, pois organicidade e naturalidade tem uma relação de causa e efeito entre si. Portanto, a alternativa "menos errada" é a A.

    Gab A.

    Bons estudos

  • A questão trata de diversos termos que compõem o documento arquivístico e busca o termo que abrange a característica mais essencial do documento arquivístico, que o torna o que ele é. 

    a) Os documentos orgânicos são aqueles que foram produzidos no decorrer das atividades da instituição, de forma natural, de acordo com a necessidade da instituição, para atender a um determinado fim. Essa característica é que faz o documento ser arquivístico. O enunciado fala de "coesão espontânea e estruturada" e o resultado/produto final do documento é o que exemplifica essa coesão. Certa.

    b) A imparcialidade é uma característica dos documentos arquivísticos que está ligada ao objetivo de produção dos documentos. Os documentos arquivísticos são produzidos organicamente para desenvolver uma atividade, com um fim específico. Dessa forma, são imparciais, já que sua produção não é previamente controlada. Errada.

    c) Temporalidade é um prazo de permanência em cada fase do ciclo documental que deve ser respeitado pelos documentos. Errada.

    d) Autenticidade é uma característica do documento arquivístico que diz que o documento é o que diz ser, que foi produzido nos moldes que deveria, por quem deveria, no momento que deveria, etc. Errada.

    e) Integridade é a característica que garante que o documento arquivístico não tenha sofrido nenhum dado a informação. Errada.

    Gabarito do Professor: A
  • Naturalidade-Cumulatividade: origem e forma de estruturação. Documentos arquivísticos só são criados porque existe uma atividade a ser desenvolvida e que é justamente pela existência dessa atividade que temos uma acumulação natural de documentos, uma formação natural. 

    Organicidade: distingue um documento arquivístico de outro documento. Um documento orgânico é aquele que foi produzido-recebido no decorrer das atividades da instituição. Se a forma de produção foi essa, temos um documento arquivístico, então, sim, um documento só é arquivístico se for orgânico.

  • O princípio apresentado pelo comando da questão é de cumulatividade/naturalidade.

    Gabarito da banca: A

  • Princípio da Organicidade:

    1. Relação natural entre os documentos;
    2. Forma-se em decorrência das atividades de sua entidade produtora, em suas relações internas e externas;
    3. Arquivos acumulados naturalmente (refletem a estrutura e atividades), de maneira progressiva e contínua; e
    4. Os documentos são produzidos ou recebidos no decorrer das atividades da instituição.

    Bons estudos e desistir não é uma opção.