-
Código de Classificação de Arquivos
É um tipo de técnica de classificação para todos os documentos produzidos ou recebidos por um órgão público.
-
GABARITO: C
A banca entregou a alternativa: "instrumento de trabalho utilizado para classificar os documentos." Porém, como a matéria é cheia de terminologias parecidas, nos leva a crer que pode ser qualquer uma das demais alternativas, exceto a D, porque "plano de trabalho" não pode ser um "instrumento".
Os códigos de classificação são códigos numéricos atribuídos a cada documento segundo a hierarquia funcional do órgão, que é definida por meio de classes, subclasses, grupos e subgrupos e tomando o seguinte critério: do tema "mais geral" para o "mais particular".
-
A classificação de documentos é o ato de atribuir-lhe código relacionando o conteúdo informacional com as atividades institucionais. Esta classificação deve ser realizada com base em um Código ou Plano de Classificação vigente na instituição.
O organograma institucional não possui qualquer aplicação direta na Arquivística, muito embora possa ser utilizado para auxiliar outras atividades, como o diagnóstico arquivístico, por exemplo. Errado.
Código de arquivamento não é uma ferramenta específica da Arquivística, mas pode ser a denominação de alguma outra ferramenta, genérica ou de outra área, que pode ser utilizada para auxiliar outras atividades. Errado.
Plano de trabalho é instrumento para definir objetivos a serem atingidos, bem como as ações necessárias para sua concretização. Não tem relação direta com a Arquivística, mas também pode auxiliar em algumas de suas atividades, como a avaliação documental, por exemplo. Errado.
Tabela de temporalidade é instrumento básico da gestão de documentos que tem a finalidade de determinar os prazos de guarda dos documentos e sua destinação final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Errado.
Gabarito do professor: Letra "C"