GABARITO: LETRA C
A fim de se gerar um representante digital fiel ao documento original, deve-se identificar o menor caractere (linha, traço, ponto, mancha de impressão) a ser digitalizado para a determinação da resolução óptica que garantirá sua legibilidade na versão digital. Para a definição do tipo de equipamento de captura digital a ser utilizado, deve-se observar os tipos documentais existentes no acervo e sua quantificação, além das características físico-químicas de cada tipo de documento, para reduzir os riscos à integridade física do original.
O processo de digitalização deverá ser realizado, preferencialmente, nas instalações das instituições detentoras do acervo documental, evitando seu transporte e manuseio inadequados, e a possibilidade de danos causados por questões ambientais, roubo ou extravio. Na eventualidade de terceirização ou contratação de serviços ver: Utilização de serviços terceirizados de digitalização e correlatos.
Recomenda-se a digitalização de conjuntos documentais integrais, como fundos/coleções ou séries. No entanto, é possível digitalizar itens documentais isolados, devido frequência de uso, estado de conservação, ou alto valor intrínseco com necessidade de incremento de sua segurança, sem entretanto descontextualizá-los do conjunto a que pertencem.
https://www.docdigital.net.br/blog/recomendacoes-para-digitalizacao-de-documentos-arquivisticos-permanentes/
A questão envolve as características e as técnicas de digitalização, que é uma técnica de reprodução de documentos em imagens digitais feita por meio de um equipamento chamado scanner.
a) Na verdade, a higienização, identificação e organização devem ocorrer previamente ao momento da digitalização. Do contrário, a digitalização envolverá documentos com sujidades, o que comprometerá a qualidade; além de esforços desnecessários porque documentos não identificados e sem organização farão com que a digitalização seja feita em documentos que não merecem ser digitalizados, como nos que vão ser eliminados em pouco tempo. Errada.
b) Na verdade, a preferência é que os documentos sejam digitalizados no ambiente da instituição produtora. Isso se deve ao fato de que a digitalização vai ser aplicada em diferentes documentos que possuem valores específicos, estados de conservação do suporte diferentes e níveis de sensibilidade variados, por exemplo. Veja o que diz a Recomendação para a digitalização de documentos arquivísticos permanentes sobre esse assunto:
"Como a captura digital resulta sempre no manuseio de documentos arquivísticos
originais, em diversos estágios de estado de conservação, e muitos com alto valor intrínseco,
dá-se preferência a que o manuseio, preparo e captura dos documentos originais sejam
realizados no local da contratante e permanência dos documentos originais somente pelo
tempo necessário para a captura da imagem, e o acondicionamento e manuseio dos
documentos de acordo com o seu tipo e estado de conservação". Errada.
c) Segundo a Recomendação para a digitalização de documentos arquivísticos permanentes,
A fim de se gerar um representante digital fiel ao documento original, deve-se
identificar o menor caractere (linha, traço, ponto, mancha de impressão) a ser digitalizado
para a determinação da resolução óptica que garantirá sua legibilidade na versão digital. Certa.
d) Não há essa prerrogativa do momento da digitalização desses itens. O que a Recomendação do Conarq diz é que eles devem ser digitalizados. Errada.
e) O conceito apresentado é de Resolução Óptica, e não Resolução digital, como afirma a questão. Veja o que diz a recomendação do Conarq:
Importante ressaltar que o parâmetro de qualidade é o de Resolução Óptica, que é a
capacidade de captura real da imagem, em quantidades de pontos, sem a utilização de
recursos de interpolação, que resultam num aumento artificial da resolução. Não se deve
utilizar filtros para a geração das matrizes digitais. Errada
Fonte: Conarq (Brasil). Recomendações para a Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes, 2010.
Gabarito do Professor: C