SóProvas


ID
3137299
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa que contém um gás de efeito estufa e sua respectiva fonte de emissão.

Alternativas
Comentários
  • Há quatro principais gases de efeito estufa (GEE), além de duas famílias de gases, regulados pelo Protocolo de Quioto:

    - O dióxido de carbono (CO2) é o mais abundante dos GEE, sendo emitido como resultado de inúmeras atividades humanas como, por exemplo, por meio do uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e também com a mudança no uso da terra. A quantidade de dióxido de carbono na atmosfera aumentou 35% desde a era industrial, e este aumento deve-se a atividades humanas, principalmente pela queima de combustíveis fósseis e remoção de florestas. O CO2 é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa;

    - O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo encontrado geralmente em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em maior ou menor grau, dependendo do uso da terra anterior à construção do reservatório) e também pela criação de gado e cultivo de arroz. Com poder de aquecimento global 21 vezes maior que o dióxido de carbono;

    - O óxido nitroso (N2O) cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais, possui um poder de aquecimento global 310 vezes maior que o CO2;

    - O hexafluoreto de enxofre (SF6) é utilizado principalmente como isolante térmico e condutor de calor; gás com o maior poder de aquecimento, é 23.900 vezes mais ativo no efeito estufa do que o CO2;

    - O hidrofluorcarbonos (HFCs), utilizados como substitutos dos clorofluorcarbonos (CFCs) em aerossóis e refrigeradores; não agridem a camada de ozônio, mas têm, em geral, alto potencial de aquecimento global (variando entre 140 e 11.700);

    - Os perfluorcarbonos (PFCs) são utilizados como gases refrigerantes, solventes, propulsores, espuma e aerossóis e têm potencial de aquecimento global variando de 6.500 a 9.200.

    Os hidrofluorcarbonos e os perfluorcarbonos pertencem à família dos halocarbonos, todos eles produzidos, principalmente, por atividades antrópicas.

    fonte: https://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global

  • Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa estão listados abaixo e as fontes de emissão dos gases importantes para esta questão estão comentadas na análise das alternativas:
    Dióxido de carbono (CO2);
    Metano (CH4);
    Óxido nitroso (N2O);
    Gases fluorados (ex: HFCs, PFCs e SF6);
    Ozônio (O3).

    A) ERRADA - O gás metano é um gás de efeito estufa, entretanto, é obtido principalmente a partir dos combustíveis fósseis, do cultivo de arroz inundado, da pecuária, dos aterros sanitários, da mineração e da queima de biomassa e não dos solventes.

    B) ERRADA - O óxido nitroso é um gás de efeito estufa, todavia, é proveniente principalmente do uso de fertilizantes e da conversão do uso da terra (é liberado por microrganismos do solo) e não dos isolantes térmicos.

    C) ERRADA - Os perfluorcarbonos (PFCs) são gases de efeito estufa, mas são utilizados principalmente como gases refrigerantes, solventes e aerossóis e não em reservatórios de hidrelétricas.

    D) CORRETA -
    Os hidrofluorcarbonos (HFCs), principal substituto dos clorofluorcarbonos (CFCs) também são considerados gases de efeito estufa e são utilizados especialmente como fluido refrigerante em sistemas de refrigeração e sistemas de ar condicionado. Portanto, essa alternativa está correta.

    E) ERRADA - O dióxido de carbono é considerado um gás de efeito estufa, entretanto, é proveniente principalmente da queima de combustíveis fósseis e do desflorestamento e não dos aerossóis.

    Gabarito do Professor: Letra D.