Avaliação por pontos: é um método muito popular para
definição dos salários. Nele, são definidos critérios de
avaliação dos cargos que recebem graduações, são
ponderados e a cada um deles são atribuídos pontos, que
servem como base para estabelecimento dos salários.
QUATRO Principais Métodos Tradicionais de Avaliação de Cargos:
1. Método de Escalonamento Simples ou Método de Comparação Simples (Job Ranking) – Consiste em dispor os cargos em um rol (crescente ou decrescente) em relação a um critério escolhido que funciona como padrão de comparação. Na prática, trata-se de uma comparação cargo a cargo.
2. Método de Categorias Predeterminadas (Job Classification) – É uma variação do método do escalonamento simples. Na verdade, poderia ser denominado método de escalonamento simultâneo, pois requer a divisão e separação dos cargos em categorias predeterminadas, como cargos mensalistas e cargos horistas, por exemplo. Três categorias predeterminadas: cargos não-qualificados, cargos qualificados e cargos especializados.
3. Método de Comparação por Fatores (Factor Comparison) – Trata-se do refinamento do método de escalonamento. Se o escalonamento proporciona uma comparação do cargo com outros fatores, o método de comparação por fatores proporciona várias comparações com cada um dos fatores de comparação. É ainda, uma técnica analítica.
4. Método de Avaliação por Pontos ou Método de Avaliação por Fatores e Pontos (Point Rating) – Mais utilizado no mundo. Sua técnica é analítica, pois os cargos são comparados através de fatores de avaliação com valores em pontos. Também é uma técnica quantitativa, pois são atribuídos valores numéricos (pontos) para cada aspecto do cargo e um valor total é obtido para cada cargo pela soma dos valores numéricos obtidos.