SóProvas


ID
3137449
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com o Decreto n° 4.073, de 3 de janeiro de 2002, que regulamenta a Lei n° 8.159, de 8 de janeiro de 1991,

Alternativas
Comentários
  • o Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo. gabarito D

  • Essa questão disseca o Decreto nº 4.073/2002 através de seus artigos, mudando uma ou outra palavra nas alternativas e trocando a competência de um órgão e colocando em outro. 

    Dica: Esse Decreto merece atenção especial por ter sido uma normativa muito alterada pelo recente Decreto nº 10.148, de 2019. Vale dar uma lida nas alterações. 

    a) O órgão colegiado responsável por definir a política nacional de arquivos públicos e privados é o Conarq, e não o Arquivo Nacional. Errada.

    Art. 1º O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, órgão colegiado instituído no âmbito do Arquivo Nacional, criado pelo art. 26 da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados.

    b) O Conarq estabelece as diretrizes para o funcionamento do SINAR (Sistema Nacional de Arquivos), e não do Arquivo Nacional. Errada.

    Art. 2º I - estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos;

    c) Essa é uma função do Conarq, e não do Arquivo Nacional. Errada.

    Art. 2º II - promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas;

    d) O Conarq define a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, e o Sinar a implementa.
    Certa.

    Dica: quem define e quem implementa cai muito em prova. Então, anote a frase acima.

    Art. 10. O SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.

    e) O SINAR que tem como órgão central o Conarq, e não o contrário. Entretanto, a tarefa de implementação da racionalização das atividades arquivísticas é sim uma função do SINAR. Se fosse por isso, a questão estaria certa. Errada.

    Art. 11. O SINAR tem como órgão central o CONARQ.
    Fonte: 
    BRASIL. Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002. Regulamenta a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991.   

    Gabarito do Professor: D

  • ☑ GABARITO: LETRA D

    DO SISTEMA NACIONAL DE ARQUIVOS

    ↪ Art. 10.  O SINAR tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.

    DECRETO No 4.073, DE 3 DE JANEIRO DE 2002.

  • Gabarito: D

    O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional, que dispõe sobre a política nacional de arquivos, tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo. A

    Art. 2° Compete ao Conarq:

       I - estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos (Sinar), visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos; D

       II - promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e integração sistêmica das atividades arquivísticas; C

    Art. 13. Compete aos integrantes do sistema (Sinar):

          III - implementar a racionalização das atividades arquivísticas, de forma a garantir a integridade do ciclo documental; E

  • Gabarito: D.

    A - O Arquivo Nacional é o órgão central que tem por finalidade fiscalizar, coordenar e manter funcionando os arquivos dos órgãos integrantes do sistema com apoio da Comissão de Coordenação do SIGA. 

    B - Compete ao CONARG, estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos.

    C - Compete ao CONARG, promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas.

    D - O Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.

    E - O Sinar tem como órgão central o (CONARQ) para implementar a racionalização das atividades arquivísticas, de forma a garantir a integridade do ciclo documental.