SóProvas


ID
3138421
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo brasileiro confirmou nesta terça-feira (08.jan) a saída do Brasil do Pacto Global para Migração da Organização das Nações Unidas (ONU), instrumento assinado por mais de 160 países e que inclui diretrizes sobre a gestão de fluxos migratórios.

(Terra. https://bit.ly/2sYU3sg. Acesso em 28.01.2019. Adaptado)


Uma das justificativas dadas para a saída do Pacto destaca que

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    “A imigração não deve ser tratada como questão global, mas sim de acordo com a realidade e a soberania de cada país”, disse o chanceler Ernesto Araújo.

    -Jornal da USP

  • Resposta letra A

    Mas o que de fato ocorreu foi:

    "o país deve se alinhar com as grandes potências econômicas mundiais que também se retiraram do pacto."

    o cachorrinho do trump obedecendo seu dono.

  • O Pacto Global para Migração foi assinado pelo governo de Michel Temer, mas assim que assumiu a presidência do país Jair Bolsonaro optou por sair do acordo. Em janeiro de 2019, o Ministério das Relações Exteriores pediu que diplomatas brasileiros em Nova York, nos Estados Unidos, e em Genebra, na Suíça, comunicassem à ONU e à Organização Internacional de Migração que o Brasil “não é mais signatário do pacto global para migração segura, ordenada e regular”.

    Para ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o acordo é “instrumento inadequado para lidar com o problema”, já que a “imigração não deve ser tratada como questão global, mas sim de acordo com a realidade e a soberania de cada país”.

    Resposta: A