SóProvas


ID
3138508
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A constituição e o desenvolvimento das políticas sociais brasileiras, como forma de intervenção do Estado no atendimento das necessidades básicas dos cidadãos, são condicionadas pelas características políticas e econômicas do país. No âmbito da política de Assistência Social, apesar dos avanços preconizados tanto pela Constituição Federal, quanto pelos documentos normativos posteriores, seguiram-se as imposições do mercado, reduzindo drasticamente as possibilidades de ampliação da esfera pública e da garantia de direitos, em ações regressivas marcadas pela ofensiva

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A O trabalho dos gestores no sistema público, que vem sendo modificado no contexto do neoliberalismo, está contraditoriamente articulado a uma tripla dimensão: precarização dos direitos sociais pela redução do Estado, precarização das condições de trabalho e a precarização da situação da população num contexto de exploração e de desigualdade social. A precarização se define como um processo de degradação das conquistas sociais e dos direitos sociais do estado de proteção social, como das conquistas trabalhistas e do direito ao trabalho. Tais conquistas são resultado de uma resposta às mobilizações sociais das classes trabalhadoras na dinâmica das crises capitalistas, visando estimular o consumo e fortalecer a demanda, na visão keynesiana, para conter a baixa tendencial da taxa de lucro ().

  • GABARITO: LETRA A

    De acordo com Almeida (2004, p.55), é nítida a hegemonia liberal-democrática num primeiro momento da Constituição de 1988, expressa na consolidação de avanços significativos no campo de direitos civis, dos direitos políticos e, sobretudo, no que se refere à institucionalização dos direitos sociais, mediante a extensão dos direitos trabalhistas e previdenciários a todos os trabalhadores. Entretanto, a autora afirma que tal hegemonia não se sustentou por muito tempo, haja vista que a ofensiva neoliberal teve forte influência no momento de Revisão Constitucional, o qual “foi marcado pelas imposições do mercado, reduzindo drasticamente as possibilidades de ampliação da esfera pública e de um maior controle e regulação público do mercado e do Estado” (ALMEIDA, 2004, p.55). 

    REFERÊNCIA:

  • GABARITO: LETRA A

    Ofensiva neoliberal (trata das imposições do mercado, temos privatização, terceirização, prioridade do estado mínimo de direitos e lógica voltada às necessidades do mercado e priorização da mão de obra privada).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!