SóProvas


ID
3139228
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quando o legislador atribui certa competência à Administração Pública, reservando uma margem de liberdade para que o agente público, diante da situação concreta, possa selecionar entre as opções predefinidas qual a mais apropriada para defender o interesse público, é correto afirmar que o agente público está no exercício do poder

Alternativas
Comentários
  • Alt. E.

    Poder Discricionário é aquele conferido por lei ao administrador público para que, nos limites nela previstos e com certa parcela de liberdade, adote, no caso concreto, a solução mais adequada satisfazer o interesse público.

    Fonte: LFG

  • GABARITO: E

    Poder Discricionário é aquele conferido por lei ao administrador público para que, nos limites nela previstos e com certa parcela de liberdade, adote, no caso concreto, a solução mais adequada satisfazer o interesse público. O fundamento desse Poder é o princípio constitucional da separação dos Poderes, que prevê a existência de atos reservados a cada um dos Poderes, havendo a reserva judicial (Judiciário), a reserva legislativa (Legislativa) e a reserva administrativa (Executivo).

  • Oportunidade e Conveniência.

  • A questão indicada está relacionada com os poderes da administração. 

    A) ERRADO, uma vez que o poder hierárquico "é conferido ao administrador, a fim de distribuir e escalonar as funções dos seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo uma relação de hierarquia, de subordinação" (MAZZA, 2018). 
    B) ERRADO, pois o poder vinculado ou poder regrado é aquele que a "lei atribui determinada competência definindo todos os aspectos da conduta a ser adotada, sem atribuir margem de liberdade para o agente público escolher a melhor forma de agir" (MAZZA, 2018).
    C) ERRADO, tendo em vista que o poder de polícia está relacionado com "toda e qualquer ação restritiva do Estado em relação aos direitos individuais" (CARVALHO FILHO, 2018). 
    D) ERRADO, de acordo com Matheus Carvalho (2015) '"poder normativo se traduz no poder conferido à Administração Pública de expedir normas gerais, ou seja, atos administrativos gerais e abstratos com efeitos erga omnes". 
    E) ERRADO, pois o poder discricionário se refere à prerrogativa concedida aos agentes administrativos de elegerem, entre várias condutas possíveis, que traduz maior conveniência e oportunidade para o interesse público (CARVALHO FILHO, 2018). 
    Referências:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015. 
    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018. 
    MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 

    Gabarito: E
  • Poder Vinculado - todos os elementos do ato administrativo estarão definidos em lei, não restando alternativa ao administrador.

    Poder Discricionário - em alguns casos sobra para o administrador certa margem de escolha, o que permite a concretização da melhor maneira de praticá-lo de acordo com o caso concreto.