SóProvas


ID
31393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A análise da história econômica do Brasil é importante para se entender a situação da economia brasileira. Com relação a esse tema,
julgue (C ou E) os itens subseqüentes.

De 1956 a 1963, as elevadas taxas de crescimento econômico coexistiram com reduções substanciais do deficit público e da inflação.

Alternativas
Comentários
  • A política econômica do governo JK é, claramente, inflacionada pelos excessivos gastos públicos, financiados por emissão monetária.
  • Apenas para ratificar o comentário do colega, este período foi chamado de "Crescimento com Endividamento".
  • Para financiar o Plano de Metas e a construção de Brasília, JK incorreu em grandes déficits públicos, que foram financiados por emissão de moeda e deram início ao processo inflacionário que só foi debelado satisfatoriamente com o Plano Real. Questão ERRADA
  • ERRADA


    Justamente o baixo crescimento econômico, especialmente, no último ano foi umas das razões utilizadas para realizar o Golpe Militar de 1964.


    De fato, ao fim de 1963 a indústria cresceu só 1%, a agrucultura 0,1% em contraponto a população aumentou 2,9%.
  • A questão está errada, inicialmente, por falar em elevadas taxas de crescimento econômico do período, o que não é verdade, já que, para se ter ideia, em 1963 não houve crescimento. Também erra em falar de redução substancial do déficit público no período, eis que o Governo JK, por exemplo, é nitidamente reconhecido por seus altos déficits públicos.