Segundo a NBR 9575/2010 (Impermeabilização - Seleção e projeto), o item 6.4 Detalhes construtivos traz:
g) as tubulações hidráulica, elétrica, de gás e outras que passam paralelamente sobre a laje devem ser executadas sobre a impermeabilização e nunca sob ela. Estas tubulações, quando aparentes, devem ser executadas no mínimo 10 cm acima do nível do piso acabado, depois de terminada a impermeabilização e seus complementos;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Instagram: @arqeurb.concursos
A norma brasileira NBR 9575/2010 regulamenta os processos de Impermeabilização - Seleção e projeto e define impermeabilização como "conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços), composto por uma ou mais camadas, que tem por finalidade proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, de vapores e da umidade". Em seu item 6 - Projeto, subitem 6.4 - Detalhes construtivos, trata sobre a questão das instalações.
"6.4 - Detalhes construtivos
g) As tubulações hidráulica, elétrica, de gás e outras que passam paralelamente sobre a laje devem ser executadas sobre a impermeabilização e nunca sob ela. Estas tubulações, quando aparentes, devem ser executadas no mínimo 10 cm acima do nível do piso acabado, depois de terminada a impermeabilização e seus complementos."
Logo, a altura minima para execução das instalações aparentes sobre a laje é de 10 cm.
GABARITO: Alternativa D.