A) ????
B) Ele está falando do conceito de VLE
C) A curva característica de um ventilador, isto é, a relação funcional entre a pressão total e a vazão. Tem um gráfico com essa curva, bem conhecido. Esse teste é feito com a válvula fechada onde é a pressão máxima e a válvula totalmente aberta onde a vazão é mínima.
D) Centrífugo de pás radiais: É um ventilador robusto, para movimentar efluentes com grande carga de poeira, poeiras pegajosas e corrosivas. Apresenta menores possibilidades de "afogar", sendo usado para trabalhos mais pesados. A eficiência desse tipo de ventilador é baixa, e seu funcionamento, barulhento.
Centrífugos de pás para frente: É mais eficiente, tem maior capacidade exaustora abaixas velocidades, e não é adequado para trabalhos de alta pressão nem para altas cargas e poeira, apresentando problemas freqüentes de corrosão, se mal utilizado. (eles são até silenciosos, porém isso é características do C. de pás para trás)
E) SIM SOU UM PAI PARA VOCÊS, ANOTEM AI AS LEIS DOS VENTILADORES!
A vazão varia de acordo com a rotação, com a densidade do fluido e com o tamanho do ventilador;
A pressão varia com o quadrado da rotação, com a densidade do fluido e com o tamanho do ventilador;
A potência varia com o cubo da rotação, com a densidade do fluido e com o tamanho do ventilador;
VAZÃO = ROTAÇÃO
PRESSÃO = ROTAÇÃO²
POTÊNCIA = ROTAÇÃO ³
obre as fontes bibliográficas: sugiro duas: 1 básica mas com conceito do governo, o que serve de base pra recurso:
FUNDACENTRO: Ventilação Local Exaustora em Galvanoplastia. Ele não é só para esse tipo de atividade, ele tem alguns conceitos interessantes.
Mais profundo eu pegaria o trabalho de Jorge Villar: ventiladores. Nesse ele detalha mais os tipos de ventiladores, fala sobre as curvas características, diferença de pressão, parte mais técnica.
Os dois são encontrados gratuitamente na internet.