SóProvas


ID
314098
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação 360º tem como pressuposto central

Alternativas
Comentários
  • Resp.: E . 

    Os objetivos da Avaliação de Desempenho, segundo Chiavenato (2002), são gerar condições para perceber o potencial humano e desenvolvê-lo para sua plena aplicação; possibilitar que os recursos humanos sejam percebidos como recursos básicos da organização e a partir disso trabalhar a administração da melhor maneira a fim de se obter maior produtividade e alinhar os interesses do funcionário ao da organização.

    No caso da Avaliação 360º, em que um funcionário é avaliado por sua chefia, seus pares, subordinados e clientes, é fundamental que o avaliado utilize o feedback para individualmente e junto de sua chefia, traçar um plano de metas.

    Apostila EducaPsico
  • A avaliação 360º é a forma mais envolvente de avaliação pelo fato de produzir diferentes informações vindas de todos os lados e proporciona condições para que o indivíduo se ajuste às várias e diferentes demandas que recebe do seu contexto de trabalho ou de seus diferentes parceiros.
    O avaliado, contudo, fica na passarela sob os olhos de todos, o que não é nada fácil. Ele pode tornar-se vulnerável. se não for bem preparado ou não tiver a mente aberta e receptiva para esse tipo de avaliação ampla e envolvente.

    (Chiavenato, 2009)
  • Não conheço os termos inglês, de que teoria fazem parte? Alguém tem referências sobre o assunto? Será que esses conceitos podem ser cobrados em concursos?

  • Colega ADRIANA MALHEIROS SACRAMENTO, esses termos em inglês são amplamente utilizados na teoria e na prática organizacional e não seriam motivo para recurso:

    O termo feedback é originário de ciências como: física, química, biologia e engenharia, entre outras. Trata-se, também, de um conceito fundamental em administração, pois refere-se a uma importante ferramenta gerencial e de liderança. "Entende-se por feedback o processo (parte de uma cadeia de causa e efeito), onde uma informação sobre o passado influencia um mesmo fenômeno no presente e/ou no futuro, permitindo ajustes que mantenham um sistema funcionando corretamente". Embora frequentemente traduzido como retroalimentação ou simplesmente "retorno", considero que a melhor maneira de traduzir feedback, para maximizar seu efeito gerencial, é: alimentação! Feedback é um processo de alimentação que ocorre através do fornecimento de informações críticas para o ajuste de desempenho e performance de uma pessoa. Devemos entender por informação crítica, aquela que é crucial para o aperfeiçoamento da performance e, portanto, oriunda de uma análise baseada no senso crítico e não no senso comum. Desta maneira, feedback não é uma opinião que expresse um sentimento ou emoção, mas sim um retorno que alimenta (validando ou invalidando) um dado comportamento ou realização com base em parâmetros claros, objetivos e verificáveis. Feedbacks versam sobre: desempenho, conduta e resultados obtidos através de ações realizadas. O objetivo fundamental do feedback é ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho e performance (desempenho ao longo do tempo) através do fornecimento de informações, dados, críticas e orientações que permitam reposicionar suas ações em um maior nível de eficiência, eficácia, efetividade e excelência! Carlos Hilsdorf

    Stakeholder é qualquer pessoa ou organização que tenha interesse, ou seja afetado pelo projeto. A palavra vem de:

    • Stake: interesse, participação, risco
    • Holder: aquele que possui

    Os primeiros stakeholders que imaginamos em um projeto são o Gerente de Projeto, o Patrocinador do Projeto, a Equipe de Projeto e o Cliente.  Entretanto, na prática podem existir muitos outros:

    • A comunidade
    • Outras áreas da empresa
    • Concorrentes
    • Fornecedores
    • Investidores e acionistas
    • Governo
    • As famílias da equipe de projeto

    Além disso, cada projeto pode ter alguns stakeholders que sejam específicos para sua realidade, e que não se apliquem a outros projetos.

    BONS ESTUDOS !!


  •  e) o desenvolvimento da competência das pessoas por meio de retroinformações de seus pares, superiores, liderados e clientes internos ou externos, substituindo a ideia central das metodologias clássicas de avaliação.


  • A avaliação 360º tem como pressuposto central o desenvolvimento da competência das pessoas por meio de retroinformações de seus pares, superiores, liderados e clientes internos ou externos, substituindo a ideia central das metodologias clássicas de avaliação.