Disfagia 1= Geralmente é recomendado dieta geral (incluí todos os alimentos e textura)
Disfagia 2= Geralmente é utilizado dieta branda( alimentos macios: carnes cozidas e úmidas; verduras e legumes cozidos; pães e frutas macios) Excluí alimentos de difícil mastigação ou que venham se dispersar na cavidade oral como: farofa; verduras e legumes crus e grãos.
Disfagia 3= Geralmente é Dieta pastosa ( alimentos bem cozidos; em pedaços ou não, que requerem pouca habilidade de mastigação, como: arroz pastoso, carnes e legumes bem cozidos e picados, pães macios e sopas cremosas.
Disfagia 4: Geralmente é Dieta pastosa homogênea( alimentos cozidos e batidos, viados e peneirados, quando necessário, formando uma preparação homogênea e espessa.
Disfagia 4 Dieta geral: inclui todos os alimentos e as texturas.
Disfagia 3 Dieta branda: alimentos macios que requerem certa habilidade de mastigação, como carnes cozidas e úmidas, verduras e legumes cozidos, pães e frutas macios. Exclui alimentos de difícil mastigação ou que tendem a se dispersar na cavidade oral, como os secos (farofa), as verduras e os legumes crus, os grãos etc., bem como as misturas de consistências (canja de galinha).
Disfagia 2 Dieta pastosa: alimentos bem cozidos, em pedaços ou não, que requerem pouca habilidade de mastigação, como arroz pastoso, carnes e legumes bem cozidos e picados, pães macios e sopas cremosas e/ou com pedaços de legumes bem cozidos.
Disfagia 1 Dieta pastosa homogênea: alimentos cozidos e batidos, coados e peneirados, quando necessário, formando uma preparação homogênea e espessa.
I Consenso Brasileiro de Nutrição e Disfagia em Idosos hospitalizados 2011