SóProvas


ID
3141019
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em bezerras imunizadas com a vacina B-19, contra a brucelose, na faixa etária estabelecida pela legislação em vigor no Brasil, a classe de imunoglobulina anti-Brucella que predomina nos testes de aglutinação, até os animais atingirem os 18 meses de idade, é a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Vacinas preparadas com amostras lisas, como a B19, estimulam anticorpos que confundem o diagnóstico nas provas sorológicas de rotina quando aplicadas em fêmeas acima de oito meses de idade. Quando a vacinação é realizada com a vacina B19 em fêmeas entre três e oito meses de idade, as imunoglobulinas da classe IgM aparecem no soro em torno do 5º dia e as imunoglobulinas da classe IgG aparecem quase simultaneamente ou poucos dias depois. O valor máximo de IgM é alcançado em torno do 14o dia e depois desaparecem. As IgG atingem o valor máximo entre 28-42 dias e depois desaparecem (Nielsen et al., 1996). Quanto mais avançada é a idade do animal no momento da vacinação, tanto mais prolongado será o período de desaparecimento dos anticorpos (Olascoaga, 1976; Nielsen, 2002). 

    Fonte: Rev Bras Reprod Anim, Belo Horizonte, v.32, n.3, p.202-212, jul./set. 2008. Disponível em www.cbra.org.br 

  • Essa questão parece estar errada. No próprio Programa Nacional de erradicação da Brucelose e Tuberculose diz:

    "A resposta humoral de bovinos infectados por B. abortus ou vacinados com B19, caracteriza-se pela síntese dos quatro isotipos principais de imunoglobulinas. A resposta sorológica pós-infecção ou vacinação produz-se a partir da primeira semana, aparecendo, em primeiro lugar, o isotipo IgM e, logo após, o IgG1. As respostas de IgG2 e IgA aparecem mais tarde, aumentam gradativamente, mas permanecem em níveis baixos (Figura 1). A observação por períodos prolongados da resposta humoral em animais infectados demonstra que há um leve decréscimo dos níveis de IgM, enquanto que os de IgG1 permanecem altos, inalterados. A IgG2 e IgA permanecem em níveis mais baixos e estáveis (Figura 2). A observação por período prolongado em animais vacinados com B19, quando vacinados até 8 meses, demonstra que o nível de anticorpos decresce rapidamente, atingindo títulos inferiores a 25 UI depois de 12 meses (Figura 3). Por outro lado, se a vacinação for realizada acima de 8 meses de idade, os títulos vacinais tendem a permanecer elevados por mais tempo, podendo gerar reações falsopositivas nos testes indiretos de diagnóstico".

    FONTE: PNCEBT