SóProvas


ID
314113
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Schutz relata que o amadurecimento dos pequenos grupos passa por três fases:

Alternativas
Comentários
  • Segundo William Schutz, pesquisador de Harvard, os grupos passam pelas seguintes fases:

    Inclusão - Dá início à interação. Nessa fase, os indivíduos têm necessidade de se sentirem considerados pelos outros, de perceberem que sua presença no grupo é de interesse para os demais. Algumas pessoas ainda não incluídas numa equipe tendem a ser mais observadoras e não farão nada que não seja a voz comum; outras necessitam ser notadas e são capazes inclusive de comportamentos dissonantes para marcar espaço. 

    Controle – Esta é a fase do “quem é quem”, na qual se estabelecem relações de mando e autoridade. Nesse momento emergem os líderes, os rebeldes, os brincalhões, os seguidores, etc. É uma fase de jogo de forças, competição por lideranças, discussões e formulação de normas de conduta dentro do grupo. Cada um busca atingir um lugar satisfatório às suas necessidades de controle e influência. 

    Abertura – É a fase da afetividade, confidências e aceitação. Os participantes já se sentem à vontade para discordar, colocar seus pontos de vistas, sair da caixa. 

  •        Obs.: A colega acima se enganou quanto ao nome da última fase.   

            Schutz formulou a teoria das Necessidades Interpessoais especificando que "os membros de um grupo não consentem em integrar-se senão a partir do momento em que certas necessidades fundamentais sejam satisfeitas pelo grupo." Segundo Schultz, "todo ser humano que se reúne em grupo, apresenta em maior ou menor grau, estas necessidades; e é somente no grupo e pelo grupo que estas necessidades serão satisfeitas." São elas: necessidade de inclusão, controle e afeição.

    FASE DE INCLUSÃO:necessidade que todo membro novo de um grupo apresenta de sentir-se fazendo parte do grupo, de sentir-se aceito, valorizado e respeitado. Nesta fase, os membros procuram evidências no comportamento do grupo, de que não são rejeitados pelo mesmo. A inclusão se processa na integralidade quando o indivíduo sente-se fazendo parte nos processos decisórios do grupo.

    FASE DE CONTROLE:nesta etapa, já incluídos pelo grupo, os indivíduos sentem-se responsáveis por tudo aquilo que constitui o grupo: sua estrutura, atividades, objetivos, progressos, etc. Por isso, torna-se uma fase onde o jogo de forças assume caráter importante, uma vez que os membros, ao procurarem firmar seu lugar no grupo, tentam também mostrar seu poder de influência, liderança e realização.

    FASE DE AFEIÇÃO:nesta etapa, os indivíduos buscam provas no grupo de que sua presença é fundamental. Isto mostra um desejo grande de interação emocional. Nesta fase, o grupo sente confiança de expressar sentimentos de qualquer natureza na buscado crescimento individual e grupal.

     Fonte: http://www.continents.com/Art109.htm


     

  • Na verdade a colega não se enganou, é que os dois nomes referem-se à mesma fase, alguns autores a chama de Fase de afeição e outros ( inclusive a maioria) fase de abertura. Dá no mesmo, pois esta última fase de abertura é justamente a fase da afetividade.