SóProvas


ID
3141400
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

     F. A., 35 anos, IIgesta, IIpara, parto normal hospitalar, deu à luz a criança do sexo feminino pesando 3 450 g. Informado sobre o nascimento, o enfermeiro da unidade de saúde da família – USF realizou visita domiciliária no quinto dia após o parto com o objetivo de observar a adaptação da família à nova situação e avaliar a puérpera e o bebê. Ao observar a mãe amamentar, constatou que as mamas se apresentavam intumescidas e a criança chorava e se arqueava ao ser colocada ao seio. A mãe, ansiosa, informou que sentia dor e desconforto ao amamentar. Durante a visita, o enfermeiro conversou com o casal e fez as orientações e os encaminhamentos necessários.

Ao realizar a avaliação neurológica durante o exame físico do bebê, entre outros procedimentos, o enfermeiro segurou a criança pelas mãos e liberou bruscamente seus braços, observando como reação a extensão e abdução dos membros superiores, seguida de choro. Ao executar essa manobra, o enfermeiro estava avaliando o reflexo de

Alternativas
Comentários
  • reflexo de Moro deve ser incompleto aos 3 meses e não deve existir aos 6 meses

  • Durante o reflexo de Moro, observa-se uma abdução e extensão dos membros superiores com abertura das mãos seguida de uma adução e flexão cruzada destes membros. 

  • MORO Num movimento súbito, o examinador solta a criança, simulando uma queda e presenciando o reflexo que observa-se uma abdução e extensão dos membros superiores com abertura das mãos seguida de uma adução e flexão cruzada destes membros. Esse reflexo primitivo, que avalia a cintura escapular da criança, desaparece e tende a se integrar por volta do 5º ou 6º mês de vida do bebê, não devendo persistir no segundo semestre.

    GALANT a criança deve estar em decúbito ventral, suspenso pelo examinador ou não, o qual deve realizar um estímulo tátil na região dorso-lateral da criança. Com isso, tanto o quadril quanto o tronco da mesma se direcionarão para o lado no qual ocorreu o estímulo, ou seja, será observado um encurtamento do tronco ipsilateral. Realizando esta manobra, que desaparece por volta dos 2 meses de vida, o examinador conseguirá avaliar a cintura pélvica da criança.

    BABINSKI é um reflexo no qual os dedos do pé se estendem e, em seguida, se abrem em um movimento parecido com o de um leque.