SóProvas


ID
3141430
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder à questão, considere o relato a seguir.


          R. S., 61 anos, sexo masculino, portador de diabete melito tipo 2 há sete anos, compareceu à unidade básica de saúde para consulta de enfermagem. Ao realizar a anamnese, o enfermeiro foi informado pelo usuário de que fazia uso regular da medicação hipoglicemiante e estava seguindo a orientação dietética “da melhor forma possível”, pois só utilizava adoçante, não comia doces comuns e controlava a ingestão de pães e massas. R. S. negou tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas. Ao realizar o exame físico, o enfermeiro obteve: peso 81400 g; altura 186 cm; circunferência abdominal 88 cm; temperatura 36,6 ºC; pulso 72 batimentos/minuto; 16 respirações/minuto; pressão arterial 132 x 86 mmHg. Entre outros procedimentos, realizou o exame dos pés de R. S., avaliando a sensibilidade tátil, dolorosa- -térmica e vibratória. Ao analisar os resultados dos exames laboratoriais realizados recentemente, o enfermeiro constatou: glicemia de jejum = 105 mg/dL; HbA1c = 6,5 mg/dL; LDLc = 114 mg/dL; HDLc = 38 mg/dL. Em consonância com o preconizado pelo Ministério da Saúde, ao realizar a estratificação de risco cardiovascular, o enfermeiro obteve escore de Framingham = 12%.

Ao aplicar o método de avaliação da sensibilidade tátil utilizando o teste com monofilamento Semmes-Weinstem, o enfermeiro necessita observar, entre outros passos,

Alternativas
Comentários
  • Pressionar com força suficiente apenas para encurvar o monofilamento, sem que ele deslize sobre a pele. 

    O tempo total entre o toque para encurvar o monofilamento e sua remoção não deve exceder 2 segundos

  • Letra D.

    Observações:

    O monofilamento de 10g não pode deslizar na pele, deve haver uma pressão suficiente para que ele se encurve mas sem tocar na pele do paciente. O tempo de pressão é de 2 segundos e a pessoa precisa estar com os olhos fechados. O teste é realizado na região plantar do pé e no metatarso. Na 1ª, 3ª e 5ª falange distal.