Amebíase: ingestão de alimentos crus contaminados com os cistos de ameba, que por sua vez são encontrados nas vezes de indivíduos infectados, pois se aloja no cólon do intestino. Prevenção: Educação sanitária e saneamento básico.
Ascaridíase: ingestão de cistos do parasita Ascaris lumbricoide, popularmente conhecida como lombriga. Prevenção: educação sanitária e saneamento básico
Criptosporidíase: ingestão de alimentos contaminados com os cistos do verme Cryptosporidium sp., que se aloja no sistema gastrointestinal do indivíduo. Prevenção: Educação sanitária e saneamento básico.
Giardíase: A giardíase se espalha por alimentos ou água contaminada ou por contato pessoal. É mais comum em áreas com más condições de saneamento e água contaminada.
Tripanossomíase: também conhecida por doença do sono. Transmitida por picada de moscas tsé tsé.
Prevenção: combate ao vetor.
Triconomiase: infecção genital causa pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Prevenção: uso de preservativo
Ancilostomiase (amarelão): causada pelo parasita Ancylostoma duodenale ou Necator americanus. A transmissão ocorre a partir do contato com as larvas do parasita presentes em solo contaminado. Prevenção: usar sapatos fechados em locais com problemas sanitários.
Esquistossomiase: Doença causada pela infecção por vermes parasitas de água doce. A água doce é contaminada por animais infectados e fezes ou urina de humanos contaminados. O parasita penetra na pele humana e atinge a corrente sanguínea, migrando para o fígado, intestino e outros órgãos.
Cólera: Doença bacteriana que causa diarreia grave e desidratação, normalmente transmitida pela água.
Malária: Doença causada por um parasita Plasmodium, transmitido pela picada de mosquitos infectados.
Teníase: A teníase é causada pela ingestão de carne bovina ou suína mal cozida que contenha ovos do parasita.
Hepatite: A hepatite é um tipo de inflamação do fígado que pode ter diferentes causas. A hepatitepode ser causada por vírus e bactérias diversos e até mesmo pelo consumo excessivo de substâncias, como certos tipos de medicamentos e até mesmo de drogas e bebidas alcoólicas.
Febre maculosa: A febre maculosa é uma doença possivelmente fatal que costuma ser causada pela picada de um carrapato infectado com bactérias da família Rickettsia.
Febre tifoide: Doença bacteriana transmitida por alimentos e água contaminados ou contato próximo.