Entre 10 a 15% das gestações apresentam hemorragias. Podem representar complicação gestacional ou agravos ginecológicos concomitantes com o período gravídico. As mais importantes situações hemorrágicas gestacionais são: Abortamento; Gravidez ectópica; Neoplasia trofoblástica gestacional benigna (mola hidatiforme); Descolamento corioamniótico; Placenta prévia; Descolamento prematuro da placenta; Rotura uterina; Vasa prévia. Outras causas menos frequentes de sangramento por via vaginal durante toda a gestação, são: cervicites, pólipo endocervical, ectrópio, câncer de colo uterino, trauma vaginal e o sangramento do colo durante o trabalho de parto na segunda metade da gestação.
No caso do atendimento pré hospitalar para o transporte deve-se preparar para o transporte posicionando a paciente em decúbito lateral esquerdo sob aquecimento.
A única alternativa que traz a assertiva correta é a letra E, as demais apresentam situações que não soa prioridades no transporte da gestante.
Gabarito do Professor: Letra E
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.