SóProvas


ID
3142519
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Nos termos do que dispõe a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, a vontade do povo é o fundamento da autoridade dos poderes públicos e deve exprimir-se através de eleições honestas, sendo realizada por meio

Alternativas
Comentários
  • ELEIÇÕES HONESTAS SENDO REALIZADAS POR MEIO DO SUFRÁGIO UNIVERSAL

  • Artigo 21, DUDH

    I) Todo o homem tem o direito de tomar parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.

    II) Todo o homem tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.

    III) A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

  • Gab. B

    Acrescentando...

    Sufrágio universal é o direito do cidadão de poder eleger os seus representantes e de poder de ser eleito, é um fundamento básico da democracia. Consiste no direito de participar do processo eleitoral, desde que esteja em dia com os seus direitos políticos.

    É importante saber que existe uma diferença entre sufrágio e voto. O sufrágio é o direito de participar ativamente das eleições, de poder votar e poder ser votado.

    Já o voto é o instrumento que permite a prática do sufrágio. É o ato de comparecer na zona eleitoral e votar nos candidatos escolhidos.

    O sufrágio universal é o direito garantido a todos os cidadãos que cumpram os requisitos básicos, como por exemplo, a idade mínima de 16 anos para votar. Além dos requisitos estabelecidos pela lei, não podem haver outros. Também não podem ser consideradas diferenças como classe social, sexo ou raça. Esse é o sufrágio adotado no Brasil.

    O sufrágio restrito determina que a participação do cidadão fica vinculada a outros requisitos. Em alguns períodos da história o sufrágio restrito já existiu no Brasil, como na época em que não era permitido que as mulheres votassem.

  • Assertiva b

    sufrágio universal.

  • vontade do povo-base da autoridade do governo-eleições periódicas e legitimas-sufrágio universal-voto secreto-processo equivalente.

  • DUDH

    Artigo XXI

    3.A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

  • Esquematizando para fins de prova:

    I) Todo ser humano tem direito de participar direta ou indiretamente do governo de seu País

    II) A classificação das eleições na DUDH:

     periódicas e legítimas

    sufrágio universal

    voto secreto ou processo equivalente

    assegurando a liberdade de voto

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Eu acertei a questão, em que pese, percebi que só eu prestei atenção que a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 foi escrita durante a Revolução Francesa... São precedentes Históricos dos Direitos Humanos e não é a Declaração Universal dos Direitos Humanos

  • Sufrágio universal consiste no pleno direito ao voto de todos cidadãos adultos, independentemente de alfabetização, classe, renda, etnia ou sexo, salvo exceções menores.

  • Cuidado com os comentários, o sufrágio universal não diz respeito somente ao direito de votar e escolher seus representantes, mas também ao direito de ser votado e eleito.

    Pegando o excelente comentário do colega Cleimesson K.:

    "Sufrágio universal é o direito do cidadão de poder eleger os seus representantes e de poder de ser eleito, é um fundamento básico da democracia. Consiste no direito de participar do processo eleitoral, desde que esteja em dia com os seus direitos políticos."

  • A Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, produto da Revolução Francesa, foi apresentada em 1789. A questão desperta dúvidas quanto ao enunciado, visto que, neste documento, não há dispositivos relativos às eleições ou ao sufrágio universal. Por outro lado, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, datada de 1948, há previsão expressa neste sentido, visto que o art. 21 prevê que:

    "1. Todo ser humano tem o direito de tomar parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.
    2. Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.
    3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; essa vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto".

    Aparentemente, a questão faz referência a este dispositivo e, assim, a resposta correta seria a letra B. No entanto, considerando que o enunciado faz referência expressa à Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, a questão deveria ser anulada. 

    Gabarito do professor: Anulada
  • RUMO PPMG!!!!!!1

  • A título de conhecimento:

    OBS: Sufrágio censitário é a concessão do direito do voto apenas àqueles cidadãos que atendam a certos critérios econômicos.

  • Olha o estudo da lei seca dando resultado

  • essa foi pra não zerar

  • Procure a palavra sufrágio e marque a alternativa. Kkkkk

  • Procure a palavra sufrágio e marque a alternativa. Kkkkk

  • Procure a palavra sufrágio e marque a alternativa. Kkkkk

  • Na DUDH, a vontade do povo deve ser apresentada por meio do sufrágio universal.

  • GAB: B oque entende-se por sufrágio universal?

    O sufrágio universal consiste no pleno direito ao voto de todos cidadãos adultos, independentemente de alfabetização, classe, renda, etnia ou sexo, salvo exceções menores.

    Portanto, Nos Estados nos quais existe o pressuposto de que o poder emana do povo ou da nação, o sufrágio seria o meio pelo qual esse poder é expresso.

  • Artigo 21

    1. Todo ser humano tem o direito de tomar parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de

    representantes livremente escolhidos.

    2. Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.

    3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; essa vontade será expressa em eleições periódicas e

    legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.