SóProvas


ID
3143074
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O governo anunciou nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, o general da reserva do Exército Joaquim Silva e Luna como novo ministro da Defesa. Ele substituirá Raul Jungmann, deslocado para o recém-criado Ministério Extraordinário da Segurança Pública.
                                    (Exame, fev. 2018. Disponível em:<https://goo.gl/FL9oUo> . Adaptado)

O anúncio chamou a atenção

Alternativas
Comentários
  • Alterações ministeriais são temas recorrentes e devem ser acompanhadas ainda mais quando tratam de algo inédito como esta. O texto trata da substituição do ministro Raul Jungmann pelo general da reserva Joaquim Luna. O enunciado questiona o que há de pouco usual na escolha.

    Análise das alternativas:

    A) Desde a criação do ministério da defesa em 1999 cuja função era a de facilitar a gestão e o relacionamento político entre a presidência e as três armas foi a primeira vez que um militar ocupou o cargo.  AFIRMATIVA CORRETA

    B) Não havia qualquer denúncia contra o escolhido para o cargo no momento de sua nomeação.


    C) Ministério da defesa não tem atribuição direta na segurança pública agindo como auxiliar quando acionado e não é possível afirmar que um general não tenha familiaridade com questões de defesa.

    D) Declarações do tipo não são o suficiente para desqualifica-lo para o cargo. 

    E) Sua atuação foi marcada pela eficiência de discrição. 

    Considerações finais:

    Atualmente tal indicação não causaria nenhum espanto já que o atual presidente tem a maior participação de militares em seu governo da história da república superior até a do regime militar, sendo o próprio general citado no texto o atual presidente da estatal Itaipu Binacional que comanda a usina de mesmo nome. 
    Gabarito: A