GABARITO LETRA C
O equilíbrio interno é conseguido pela avaliação correta dos cargos de forma a manter uma hierarquia. O equilíbrio interno é muito importante devido ao fato de os colaboradores julgarem equidade de suas remunerações, comparando com os demais colaboradores. Muitas vezes a insatisfação com a remuneração advém com a diferença de remuneração entre cargos e pessoas, quando não é visível, maior é a complexidade, ou a responsabilidade, o conhecimento, a capacidade e a produtividade.
Equilíbrio externo é conseguido com a adequação salarial da organização diante do mercado de trabalho, este é de suma importância uma vez que os colaboradores julgam a equidade de suas remunerações, comparando com as dos ocupantes de cargos iguais ou similares em outras organizações. Quando o equilíbrio externo não é mantido a empresa encontra dificuldade de atrair mão de obra qualificada e manter os seus talentos.
Para que seja mantido o equilíbrio interno e externo, é necessário o desenvolvimento criterioso de um programa de cargos e salários. Na implantação do programa de administração de cargos e salários é necessário seguir diversas etapas, tais como; Planejamento e divulgação do plano, Análise de cargos, Avaliação de cargos, Pesquisa salarial, Estrutura salarial, Política salarial, Política de remuneração, Carreiras profissionais, Participação nos lucros e resultados.
Segundo Araújo (2006, p. 47-48),
Equilíbrio interno: é conseguido pela correta avaliação dos cargos, de forma a manter uma hierarquia.
Equilíbrio externo: é conseguido por intermédio da adequação salarial da organização frente ao mercado de trabalho.
ARAUJO, L. C. G. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.