SóProvas


ID
3147340
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder a questão, leia atentamente o relato a seguir.


M. O., gestante com 26 semanas de idade gestacional, ao acompanhar sua mãe em consulta na unidade básica de saúde (UBS), solicitou que a auxiliar de enfermagem (AE) aferisse sua pressão arterial. Sabendo que a usuária possuía gatos em casa, a AE, ao realizar o procedimento, aproveitou a oportunidade para reforçar a importância em adotar as medidas de prevenção da toxoplasmose.

Entre outros cuidados, para aferir a pressão arterial a auxiliar de enfermagem deve solicitar que M.O. permaneça

Alternativas
Comentários
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem.

    Para aferir a pressão arterial, a recomendação do Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial é SEMPRE deixar a pessoa sentada, com os pés apoiados no chão (LETRA D) com o braço na altura do coração, livre de roupas, com a palma da mão voltada para cima e cotovelo ligeiramente fletido.

    Vale reforçar que em decorrência do crescimento Dio útero e compressão da veia cava inferior e aorta abdominal causam redução do retorno venoso e debito cardíaco, comprometendo o valor da pressão arterial. Por essa questão a posição SENTADA é a mais indicada.

    A) INCORRETO. Na posição supina. Não é necessário deitar a paciente.

    B) INCORRETO. Em decúbito lateral direito. Não é necessário deitar a paciente.

    C) INCORRETO. Em decúbito dorsal horizontal. Não é necessário deitar a paciente.

    D) CORRETO. Sentada, com os pés apoiados no chão. E) INCORRETO. Em pé.

    GABARITO DO PROFESSOR: Letra D.