SóProvas



Questões de Prescrições de Cuidados de Enfermagem


ID
548479
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A avaliação global da prescrição dos cuidados, por meio de uma observação contínua e progressiva das respostas ou das reações do trabalhador à assistência de enfermagem, permite

Alternativas
Comentários
  • Segundo carvalho, a evolução tem os seguintes objetivos: direcionar o planejamento da assistência, informar os resultados das condutas implementadas e avaliar a assistência prestada . Pág 35( 2014)

  • O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, sendo que, quando se trata de Saúde Ocupacional desenvolve-se a consulta de enfermagem.

    Segundo a  Resolução Cofen 358/2009 a Avaliação de Enfermagem é um processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem. Enfim, com a avalição é possível fazer um balanço e informar os resutados das condutas implementadas.

    Resposta C

    Bibliografia

    www.cofen.gov.br

  • informar os resultados das condutas implementadas.


ID
762895
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner e Suddarth, a seguinte prescrição de enfermagem é indicada a pacientes que se submetem à cirurgia renal:

Alternativas
Comentários
  • Os cuidados no pós-operatório, monitorização do balanço hidroeletrolítico, cuidados para prevenção de infecção, controle da dor, manutenção e estímulo da função pulmonar, deambulação precoce, restauração das funções gastrointestinais e restauração da função renal. No caso da cirurgia renal a drenagem urinária deve ser monitorada para as alterações no volume, coloração, odor e componentes. Quando a irrigação é necessária e está prescrita, ela deve ser cuidadosamente realizada, com o uso da solução estéril e com a pressão mínima, compatível com as instruções do médico. O peso diário é o indicador mais sensível da perda ou ganho de líquido, portanto o paciente deve ser pesado diariamente, devendo o enfermeiro fazer medições exatas da ingesta e débito, detectando a retenção de líquidos devido ao débito cardíaco ou renal deficiente; toda a terapia parenteral deve ser colocada em uma bomba infusora, para garantir que o paciente não receba líquidos intravenosos em excesso ou insuficientes; os sinais vitais devem ser monitorados, pois os mesmos são afetados quando o volume hídrico ou débito cardíaco é alterado. Logo, a prescrição de enfermagem que é indicada a pacientes que se submetem à cirurgia renal é fazer medições exatas da ingesta e débito. Ou seja, um controle rigoroso do balanço hídrico. Resposta E. Bibliografia Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

ID
1125196
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a assistência de enfermagem no cuidado ao paciente com infarto agudo do miocárdio, julgue a assertiva abaixo:

O diagnóstico de enfermagem “Perfusão tissular cardíaca ineficaz relacionada com o fluxo coronariano reduzido” requer a administração de oxigênio para aumentar o suprimento de oxigênio para o miocárdio quando a saturação de oxigênio real é menor que a normal. E a quantidade a ser administrada pelo enfermeiro será conforme a prescrição.

Alternativas
Comentários
  • Perfusão tissular cardíaca ineficaz relacionada com o fluxo coronariano reduzido é um estado em que o indivíduo apresenta diminuição na nutrição e na respiração em nível celular cardiopulmonar devido à diminuição no suprimento de sangue capilar. A hipoxemia durante episódios de isquemia miocárdica decorre de alterações da relação ventilação-perfusão, secundárias ao aumento da pressão diastólica final do ventrículo esquerdo e à formação de edema intersticial e/ou alveolar. Agrava a isquemia miocárdica, aumentando a lesão miocárdica. Portanto é indicada a administração de oxigênio rotineira em todos os pacientes com infarto agudo do miocárdio, não complicado, nas primeiras 3-6 horas, ou por mais tempo, de acordo com indicações específicas. Resposta CERTO Bibliografia IV Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Arq Bras Cardiol 2009; 93(6 Supl. 2): e179-e264.

ID
1126705
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

M.F.P., 76 anos, sexo feminino, casada, acamada, com sequelas neuromotoras, apresenta déficit para realizar o autocuidado. A enfermeira prescreveu o banho de leito para os cuidados de higiene e designou o auxiliar de enfermagem para realizá-lo. Considere as seguintes ações realizadas pelo auxiliar de enfermagem durante o banho de leito:

1. Higienizar os olhos do canto externo para o interno, usando gazes, luva de banho ou tecido de algodão específico para o procedimento.
2. Lavar o rosto com água sem sabão, pescoço e orelhas com sabão e retirar todo o sabão em seguida, secando com toalha logo após.
3. Interagir com o paciente durante a realização do banho de leito, evitando conversas paralelas.
4. Friccionar a pele e hidratá-la, pois ela é mais ressecada no paciente idoso, devido à falta de oleosidade natural.
5. Checar na prescrição de enfermagem e anotar o procedimento realizado, registrando na folha de anotação de enfermagem do prontuário do paciente.

São procedimentos adequados os descritos nos itens:

Alternativas
Comentários
  • 1. Errado, pois a limpeza dos olhos de se dá da parte interna para externa;

    2. Certo;

    3. Certo;

    4. Errado, Não se deve friccionar a pele, pois pode causar lesão;

    5. Certo.

    Bons estudos...

  • O banho no leito é a higienização total ou parcial do corpo executada em pacientes acamados, impossibilitados de saírem do leito. Os olhos devem ser limpos com soro fisiológico e para isso deve utilizar compressas esterilizadas macias (uma para cada olho). O movimento de lavagem deve ser no sentido de dentro para fora, ou seja, do canto nasal (interno) para a orelha (externo), num movimento único. Ou seja, a primeira afirmativa é falsa. Lavar o rosto com água sem sabão, pescoço e orelhas com sabão e retirar logo em seguida. A segunda afirmativa é correta. Durante o banho é um momento para interagir com o paciente, fazendo exame físico, orientações. Os profissionais devem estimular, sempre que possível, o autocuidado, para um resgate à autonomia do indivíduo e favorecendo que os pacientes gradualmente se tornem menos dependentes dos cuidados de enfermagem. Porém essa, interação é com o paciente, deve-se evitar conversas paralelas, pois isso leva a uma quebra da intimidade e do relacionamento da equipe com o paciente. A terceira afirmativa está correta. A pele apresenta, com o avançar da idade, diminuição da espessura epiderme-derme, redução da elasticidade e da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, decréscimo do número de glândulas sudoríparas, diminuição do leito vascular com fragilidade dos vasos sanguíneos. Enfim, necessitam de cuidados inclusive a hidratação, porém como a pele do idoso é mais frágil ela não deve ser friccionada para não ser lesionada. Quarta afirmativa é incorreta. Os Registros de Enfermagem, além de garantir a comunicação efetiva entre a equipe de saúde, fornecem respaldo legal e, consequentemente, segurança, pois constituem o único documento que relata todas as ações da enfermagem junto ao paciente. Ou seja, o membro da equipe que realizou o procedimento deve checar na prescrição de enfermagem e anotar o procedimento realizado, registrando na folha de anotação de enfermagem do prontuário do paciente Resposta B. Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. www.corensp.gov.br
  • O banho no leito é a higienização total ou parcial do corpo executada em pacientes acamados, impossibilitados de saírem do leito. Os olhos devem ser limpos com soro fisiológico e para isso deve utilizar compressas esterilizadas macias (uma para cada olho). O movimento de lavagem deve ser no sentido de dentro para fora, ou seja, do canto nasal (interno) para a orelha (externo), num movimento único. Ou seja, a primeira afirmativa é falsa. Lavar o rosto com água sem sabão, pescoço e orelhas com sabão e retirar logo em seguida. A segunda afirmativa é correta. Durante o banho é um momento que para interagir com o paciente, fazendo exame físico, orientações. Os profissionais devem estimular, sempre que possível, o autocuidado, para um resgate à autonomia do indivíduo e favorecendo que os pacientes gradualmente se tornassem menos dependentes dos cuidados de enfermagem. Porém essa, interação é com o paciente, deve-se evitar conversas paralelas, pois isso leva a uma quebra da intimidade e do relacionamento da equipe com o paciente. A terceira afirmativa está correta. A pele apresenta, com o avançar da idade, diminuição da espessura epiderme-derme, redução da elasticidade e da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, decréscimo do número de glândulas sudoríparas, diminuição do leito vascular com fragilidade dos vasos sanguíneos. Enfim, necessitam de cuidados inclusive a hidratação, porém como a pele do idoso é mais frágil ela não deve ser friccionada para não ser lesionada. Quarta afirmativa é incorreta. Os Registros de Enfermagem, além de garantir a comunicação efetiva entre a equipe de saúde, fornecem respaldo legal e, consequentemente, segurança, pois constituem o único documento que relata todas as ações da enfermagem junto ao paciente. Ou seja, o membro da equipe que realizou o procedimento deve checar na prescrição de enfermagem e anotar o procedimento realizado, registrando na folha de anotação de enfermagem do prontuário do paciente Resposta B Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. www.corensp.gov.br

ID
1320328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

a pesagem diária, cuidados com jejunostomia, verificação de sinais vitais a cada 4 horas, encorajamento à verbalização de sentimentos sobre seu diagnóstico e prognóstico.

Alternativas
Comentários
  • O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir - cuidados com escara de decúbito, mediante registro diário da evolução da ferida, e identificação de cuidador para o qual seja repassada técnica de curativo. - a identificação das necessidades do paciente, oferecendo-lhe ajuda e estabelecendo comunicação efetiva com ele e com os demais cuidadores. - o estímulo à ingesta alimentar, já que o paciente apresenta anorexia e perda de peso importante - monitoramento dos sintomas decorrentes do avanço do tumor. - pesar diariamente, já que o paciente apresenta anorexia e perda de peso importante. - cuidados com jejunostomia como a limpeza, observação de sinais de irritação, secreções purulentas, dor, entre outros. - verificação de sinais vitais para acompanhar já que o paciente apresenta diversos distúrbios que podem alterá-los, como queda da pressão arterial decorrente da anorexia, alteração da temperatura em decorrência do risco de infecção. - verbalização de sentimentos sobre seu diagnóstico e prognóstico, já que paciente está com uma doença grave em fase terminal. - realizar a mudança de decúbito e cuidados com a pele. Reposta CERTO Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

ID
1320331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

o encorajamento dos familiares à tomada de decisões pelo paciente.

Alternativas
Comentários
  • Todo indivíduo tem direito de consentir ou recusar propostas de caráter preventivo, diagnóstico ou terapêutico que tenham potencial de afetar sua integridade físico-psíquica ou social. Todo paciente tem direito de ser informado sobre os procedimentos a serem realizados, de conhecer suas alternativas, e de os recusar, e se desejar ter uma segunda opinião. Ou seja, quem decide sobre o tratamento e toma as decisões é sempre o paciente, os familiares só realizam a tomada de decisão quando o paciente está incapacitado de realizá-lo. Respota ERRADO Bibliografia Visentin A, Labronici L, Lenardt MH. Autonomia do paciente idoso com câncer: o direito de saber o diagnóstico. Acta paul. enferm. 2007 Dec ; 20( 4 ): 509-513. www.crmpb.cfm.org.br

ID
1320337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

o estímulo à ingesta alimentar e o monitoramento dos sintomas decorrentes do avanço do tumor.

Alternativas
Comentários
  • O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir - cuidados com escara de decúbito, mediante registro diário da evolução da ferida, e identificação de cuidador para o qual seja repassada técnica de curativo. - a identificação das necessidades do paciente, oferecendo-lhe ajuda e estabelecendo comunicação efetiva com ele e com os demais cuidadores. - o estímulo à ingesta alimentar, já que o paciente apresenta anorexia e perda de peso importante - monitoramento dos sintomas decorrentes do avanço do tumor. - pesar diariamente, já que o paciente apresenta anorexia e perda de peso importante. - cuidados com jejunostomia como a limpeza, observação de sinais de irritação, secreções purulentas, dor, entre outros. - verificação de sinais vitais para acompanhar já que o paciente apresenta diversos distúrbios que podem alterá-los, como queda da pressão arterial decorrente da anorexia, alteração da temperatura em decorrência do risco de infecção. - verbalização de sentimentos sobre seu diagnóstico e prognóstico, já que paciente está com uma doença grave em fase terminal. - realizar a mudança de decúbito e cuidados com a pele. Reposta CERTO Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

ID
1320340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

a identificação das necessidades do paciente, oferecendo-lhe ajuda e estabelecendo comunicação efetiva com ele e com os demais cuidadores.

Alternativas
Comentários
  • O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir - cuidados com escara de decúbito, mediante registro diário da evolução da ferida, e identificação de cuidador para o qual seja repassada técnica de curativo. - a identificação das necessidades do paciente, oferecendo-lhe ajuda e estabelecendo comunicação efetiva com ele e com os demais cuidadores. - o estímulo à ingesta alimentar, já que o paciente apresenta anorexia e perda de peso importante - monitoramento dos sintomas decorrentes do avanço do tumor. - pesar diariamente, já que o paciente apresenta anorexia e perda de peso importante. - cuidados com jejunostomia como a limpeza, observação de sinais de irritação, secreções purulentas, dor, entre outros. - verificação de sinais vitais para acompanhar já que o paciente apresenta diversos distúrbios que podem alterá-los, como queda da pressão arterial decorrente da anorexia, alteração da temperatura em decorrência do risco de infecção. - verbalização de sentimentos sobre seu diagnóstico e prognóstico, já que paciente está com uma doença grave em fase terminal. - realizar a mudança de decúbito e cuidados com a pele. Reposta CERTO Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.
  • O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir - a identificação das necessidades do paciente, oferecendo-lhe ajuda e estabelecendo comunicação efetiva com ele e com os demais cuidadores. - o estímulo à ingesta alimentar, já que o paciente apresenta anorexia e perda de peso importante - monitoramento dos sintomas decorrentes do avanço do tumor. - pesar diariamente, já que o paciente apresenta anorexia e perda de peso importante. - cuidados com jejunostomia como a limpeza, observação de sinais de irritação, secreções purulentas, dor, entre outros. - verificação de sinais vitais para acompanhar já que o paciente apresenta diversos distúrbios que podem alterá-los, como queda da pressão arterial decorrente da anorexia, alteração da temperatura em decorrência do risco de infecção. - verbalização de sentimentos sobre seu diagnóstico e prognóstico, já que paciente está com uma doença grave em fase terminal. Além disso, poderia conter outros cuidados como mudança de decúbito, tratamento da escara, cuidados com a pele, entre outros. Reposta CERTO Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

ID
1320343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

cuidados com escara de decúbito, mediante registro diário da evolução da ferida, e identificação de cuidador para o qual seja repassada técnica de curativo.

Alternativas
Comentários
  • O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir - cuidados com escara de decúbito, mediante registro diário da evolução da ferida, e identificação de cuidador para o qual seja repassada técnica de curativo. - a identificação das necessidades do paciente, oferecendo-lhe ajuda e estabelecendo comunicação efetiva com ele e com os demais cuidadores. - o estímulo à ingesta alimentar, já que o paciente apresenta anorexia e perda de peso importante - monitoramento dos sintomas decorrentes do avanço do tumor. - pesar diariamente, já que o paciente apresenta anorexia e perda de peso importante. - cuidados com jejunostomia como a limpeza, observação de sinais de irritação, secreções purulentas, dor, entre outros. - verificação de sinais vitais para acompanhar já que o paciente apresenta diversos distúrbios que podem alterá-los, como queda da pressão arterial decorrente da anorexia, alteração da temperatura em decorrência do risco de infecção. - verbalização de sentimentos sobre seu diagnóstico e prognóstico, já que paciente está com uma doença grave em fase terminal. - realizar a mudança de decúbito e cuidados com a pele. Reposta CERTO Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

ID
1320385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A síndrome da coagulação intravascular disseminada (CIVD) é um estado de hipercoagulação que ocorre em uma grande variedade de doenças, incluindo o câncer. O pronto reconhecimento dos sinais e sintomas dessa emergência oncológica pela equipe de enfermagem propicia um atendimento capaz de minimizar a morbidade e a mortalidade associadas à CIVD. A respeito dessa síndrome, julgue os itens a seguir.

Os elementos da prescrição de enfermagem ao paciente com CIVD incluem: verificação dos sinais vitais a cada 15 minutos; balanço hídrico rigoroso; registro do aspecto de excreções e secreções.

Alternativas
Comentários
  • A coagulação intravascular disseminada (CIVD) é, atualmente, definida como uma síndrome adquirida, caracterizada pela ativação difusa da coagulação intravascular, levando à formação e deposição de fibrina na microvasculatura. Ocorre em pacientes criticamente doentes, especialmente aqueles com sepse Gram-negativa e leucemia promielocítica aguda. Ocorre também como complicação da gravidez, quando há grande perda de sangue. O consumo e consequente depleção dos fatores da coagulação e plaquetas, resultantes da contínua ativação da coagulação, pode levar a sangramento em diversos sítios. O tratamento da CIVD engloba principalmente tentar achar a origem para fazer o tratamento e administração de fluidos, antibioticoterapia, correção de distúrbios hidroeletrolíticos e do equilíbrio ácidobásico, suporte ventilatório e cardiocirculatório, além de, uso de anticoagulantes, reposição de plasma e plaquetas e administração de inibidores fisiológicos da coagulação. CIVD é uma problema de saúde grave que pode levar o paciente a óbito, ele pode desestabilizar rapidamente devido aos sangramentos, por isso ele deve receber um cuidado intensivo. Dentre os cuidados de enfermagem temos sinais vitais a cada quinze minutos, balanço hídrico rigoroso; registro do aspecto de excreções e secreções. Além disso, deve tentar evitar ao máximo procedimentos invasivos pelo grande risco de sangramento, atentar para o nível de consciência e sinais de trombose. Resposta CERTO Bibliografia Cintra EA, Nishide VM, Nune WA. Cuidado de Enfermagem ao Paciente Gravemente Enfermo. Ed Atheneu. 2º edição, 2001. Woods SL, Sivarajan ES, et al. Enfermagem em Cardiologia. Editora Manole Ltda, 2005.
  • A coagulação intravascular disseminada (CIVD) é, atualmente, definida como uma síndrome adquirida, caracterizada pela ativação difusa da coagulação intravascular, levando à formação e deposição de fibrina na microvasculatura. Ocorre em pacientes criticamente doentes, especialmente aqueles com sepse Gram-negativa e leucemia promielocítica aguda. Ocorre também como complicação da gravidez, quando há grande perda de sangue. O consumo e consequente depleção dos fatores da coagulação e plaquetas, resultantes da contínua ativação da coagulação, pode levar a sangramento em diversos sítios. O tratamento da CIVD engloba principalmente tentar achar a origem para fazer o tratamento e administração de fluidos, antibioticoterapia, correção de distúrbios hidroeletrolíticos e do equilíbrio ácidobásico, suporte ventilatório e cardiocirculatório, além de, uso de anticoagulantes, reposição de plasma e plaquetas e administração de inibidores fisiológicos da coagulação. CIVD é uma problema de saúde grave que pode levar o paciente a óbito, ele pode desestabilizar rapidamente devido aos sangramentos, por isso ele deve receber um cuidado intensivo. Dentre os cuidados de enfermagem temos sinais vitais a cada quinze minutos, balanço hídrico rigoroso; registro do aspecto de excreções e secreções. Além disso, deve tentar evitar ao máximo procedimentos invasivos pelo grande risco de sangramento, atentar para o nível de consciência e sinais de trombose. Resposta CERTO Bibliografia Cintra EA, Nishide VM, Nune WA. Cuidado de Enfermagem ao Paciente Gravemente Enfermo. Ed Atheneu. 2º edição, 2001. Woods SL, Sivarajan ES, et al. Enfermagem em Cardiologia. Editora Manole Ltda, 2005.

ID
1345378
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A paciente UPO, 50 anos, com histórico de úlcera venosa na região supramaleolar do membro inferior direito há 06 meses, com 4cm² de área, com secreção serosa em grande quantidade, odor fétido associado a eritema perilesional e sem sinais sistêmicos de infecção.
De acordo com o caso clínico descrito, visando a Sistematização da Assistência de Enfermagem, assinale a opção que identifica a fase de cicatrização, os principais elementos celulares, fatores de crescimento e substâncias quimioatrativas e a prescrição de enfermagem mais apropriada para este caso:

Alternativas
Comentários
  • A reparação de feridas passa pelas seguintes etapas básicas: fase inflamatória, fase proliferativa ou fibroblástica (que incluem reepitelização, síntese da matriz e neovascularização) e fase de maturação ou remodeladora.

    A fase inflamatória é a primeira etapa do processo de cicatrização, constituída pela resposta inicial do organismo ao trauma. Ocorre com uma reação vascular e inflamatória, que conduz a hemostasia, à remoção de restos celulares e de microorganismos. Imediatamente, após o trauma, ocorre a vasoconstrição que leva à parada do sangramento. Este processo envolve a presença de plaquetas, coágulos de fibrina que ativam a cascata da coagulação, resultando na liberação de substâncias para formação da matriz extracelular provisória que constitui o suporte para a migração de células inflamatórias, seguida da ativação dos mecanismos de proteção e preparação dos tecidos para o desenvolvimento da cicatrização. A inflamação leva às conhecidas manifestações clínicas de calor, dor, edema e perda da função, sinais que podem ser mínimos, transitórios ou duradouros. A infecção intensifica e prolonga a inflamação.

    Os primeiros elementos celulares a alcançar o local da ferida são os neutrófilos e os macrófagos, com a função de desbridar as superfícies da ferida e fagocitar as partículas antigênicas e corpos estranhos. Os macrófagos são as principais células antes dos fibroblastos migrarem e iniciarem a replicação. Têm papel fundamental no término do desbridamento iniciado pelos neutrófilos e sua maior contribuição é a secreção de citocinas e fatores de crescimento como EGF, IGF-1, IGF-2.

     Curativo de espuma com Prata proporciona meio úmido, favorecendo cicatrização; a prata dispersa na estrutura da espuma é dispensada no leito da ferida quando em contato com o exsudato e é contínua à medida que a cobertura é mantida. Pode causar coloração escura no leito da ferida. É indicado para ferida com moderada a intensa exsudação, com ou sem infecção (prioritariamente com infecção), com ou sem tecido necrótico, queimaduras de 2º ou 3º grau e feridas estagnadas. Deve-se aplicar diretamente sobre a ferida com o lado liso e sem impressão para baixo de forma que ultrapasse a borda da ferida em pelo menos 2 cm em toda a sua extensão, trocar quando houver saturação da cobertura/extravasamento do exsudato, não ultrapassando a 7 dias após a aplicação. Não necessita de cobertura secundária. Não deve ser utilizado em pacientes com sensibilidade à prata. Não deve ser utilizado com soluções de hipoclorito ou peróxido de hidrogênio, pois ocorre inativação da prata.

    Logo, levando-se em consideração o caso clínico é evidente que a ferida está infectada, acarretando em um processo inflamatório caracterizado pela primeira fase do processo cicatricial. Como a ferida está infectada nõ basta a cobertura com espuma, deve-se ter a prata.

    .

    Resposta D


    Bibliografia


    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de condutas para úlceras neurotróficas e traumáticas / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2002.



ID
1429741
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um cliente adulto apresenta integridade tissular prejudicada, relacionada à imobilização física e circulação alterada, evidenciada por ferida com área de solapamento (8 cm) na região trocantérica D. Neste caso, um dos itens da prescrição de enfermagem relacionada a esse diagnóstico será:

Alternativas
Comentários
  • As úlceras por pressão são feridas isquêmicas que ocorrem em tecidos moles, são lesões localizadas na pele e/ou no tecido ou estrutura subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada ou de pressão combinada com fricção e/ou cisalhamento. Ocorrem quando uma pressão aplicada à pele excede a pressão capilar normal, ocasionando diminuição da irrigação sanguínea e, consequentemente, falta de oxigênio e nutrientes para os tecidos, o que leva à formação do processo inflamatório e morte celular. Há quatro graus para classificar as úlceras por pressão:

    I - Alteração da pele intacta envolvendo comprometimento da epiderme com mudança na temperatura, consistência do tecido, sensação de coceira ou queimação.

    II - Perda tecidual envolvendo epiderme, derme ou ambas.

    III - Perda tecidual envolvendo danos ou necrose do subcutâneo, não chegando até a fáscia muscular.

    IV - Perda tecidual total envolvendo destruição extensa ou danos dos músculos e tecidos subjacentes. A principal forma de prevenção das úlceras de pressão é a mudança de decúbito de 2 em 2 horas, mas no caso apresentado na questão o paciente apresenta a úlcera por pressão grau I em trocanter direito, logo na mudança de decúbito esse lado deve ser evitado até melhora.

    Importante nessa questão é que ela coloca regiões que não estão afetadas (região sacral, trocanter E) daí nos mostra a importância de ler as questões com cuidado.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • Por que não é a letra D?

  • Pelo somente

  • Pelo somente


ID
1819510
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento de um trabalhador, ele informa que está com rinite alérgica causada por exposição à poeira em virtude de reparos nas paredes e nos tetos do seu local de trabalho. Ao analisar os medicamentos que lhe foram prescritos pelo médico, a enfermeira detectou que ele está fazendo uso de anti-histamínicos e corticosteróides. A partir dessas informações, a enfermeira estabeleceu um plano de cuidados individualizado para este trabalhador. Avalie se devem constar desse plano os seguintes itens:

I. Ingestão adequada de líquidos para reduzir os efeitos adversos do anti-histamínico.

II. Informar que os sprays nasais de corticosteróides reduzem a inflamação local, e devem ser usados com cautela porque têm alto potencial de efeitos colaterais sistêmicos.

III. Pelo fato de o anti-histamínico prescrito ser de primeira geração, pode causar sonolência e sedação, por isso, é perigoso dirigir e operar máquinas.

Deve(m) constar do plano de cuidados:

Alternativas
Comentários
  • II - Um grande avanço no tratamento da rinite alérgica foi a descoberta dos corticóides em forma de spray para uso intranasal. Neste caso, são formulados em doses mínimas (microgramas), o que faz com que exerçam sua ação diretamente na mucosa nasal sem absorção sistêmica significativa. Por isso, podem ser usados com segurança, mesmo por tempo prolongado sem causar os efeitos colaterais dos corticóides sistêmicos. (Fonte: blogdaalergia);


    III - Entre os primeiros anti-histamínicos destacam-se a difenidramina, tripelenamina, clorfeniramina e prometazina que possuíam em comum, efeitos colaterais como sonolência, sedação e fadiga que promovem a redução das funções cognitivas, de memória e no desempenho psicomotor. Os efeitos anti-histamínicos no sistema nervoso central são primariamente os responsáveis pela toxicidade com potencial risco de vida desses agentes de primeira geração quando de superdosagem e já eram descritos logo após sua introdução no uso clínico. (Rev. Bras. Alergia e Imunopatologia, 2010);


ID
1826392
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No caso de paciente ventilado mecanicamente e com o diagnóstico de enfermagem “eliminação traqueobrônquica ineficaz: relacionada à entubação, ventilação, processo patológico, estado debilitado e fadiga”, há várias intervenções de enfermagem a serem realizadas. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas intervenções.

Alternativas
Comentários
  • Monitorizar a dinâmica das pressões no ventilador quanto a aumentos súbitos, indicando obstrução de vias aéreas.


ID
1970902
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Idoso, 72 anos, diabético, hipertenso, admitido no setor de geriatria, com escala de coma de Glasgow de 15 pontos, refere nictúria e em seu regime terapêutico foi incluído Clonidina e Levodopa. Diante desse caso, um diagnóstico de enfermagem a ser considerado no estabelecimento do plano de cuidados de enfermagem é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    De acordo com o artigo Distúrbios do Movimento Induzidos por Drogas.2010

     

    DISCINESIA INDUZIDA PELA LEVODOPA
     

     

    A levodopa, tratamento mais eficaz na doença de Parkinson, leva ao desenvolvimento de discinesias em cerca de 40% dos pacientes após 4 a 6 anos de uso.

     

    Discinesia é um termo médico para os diversos tipos de movimentos musculares anormais, involuntários, excessivos, diminuídos ou ausentes. É um dos sintomas de diversos transtornos neurológicos ou podem ser causados por medicamentos.

     

    ANALGESIA INDUZIDA PELA LEVODOPA


    A clonidina é uma solução que tem aplicações que incluem analgesia e ação sinérgica com anestésicos opióides lipofílicos, morfina e anestésicos locais.

  • Respondi essa questão por causa da NICTURIA.

    Micção noturna associei a um risco de queda, por esse idoso ter que se levantar a noite/escuro e tal.


ID
2196400
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a prescrição adequada de enfermagem para as áreas eritematosas para um paciente com diagnóstico de enfermagem “Integridade da pele prejudicada: reações eritematosas e descamativas úmidas à radioterapia”:

Alternativas
Comentários
  • Evitar o uso de sabões, cosméticos, perfumes, talcos, loções e pomadas na região afetada.

  • https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/quais-os-cuidados-que-devo-ter-quando-iniciar-radioterapia-para-minimizar-os


ID
2215204
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente, 73 anos, sexo masculino, é levado ao serviço de emergência com queixa de dispneia/sufoco de início súbito enquanto assistia televisão, mas refere que já havia apresentado episódios de cansaço e falta de ar. Apresenta taquipneia (30/min), respiração acentuada, com discreta cianose perioral, ansiedade, pressão arterial = 180/120 mmHg, frequência cardíaca = 110/minuto. A ausculta pulmonar revela estertores crepitantes bilaterais. O paciente foi diagnosticado com edema agudo de pulmão, medicado e segue consciente, em observação. A prescrição de enfermagem para o adequado posicionamento desse paciente é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com Andrade (2009), o papel da enfermagem no tratamento do edema agudo de pulmão é de fundamental importância para a recuperação dos indivíduos portadores.

     

    O tratamento de enfermagem consiste em:

     

    Administrar oxigênio para evitar e prevenir hipoxia e dispnéia,

    Aspirar secreções se necessário para manter as vias aéreas permeáveis;

    Promover diminuição do retorno venoso sentando o doente à beira da cama com as pernas pendentes ,

    Posicionar em fowler alto;

    Administrar diuréticos para promover a diurese imediata;

    Sondar o paciente para controlar débito urinário;

    Vigiar sinais de hipovolemia;

     

     

    O posicionamento adequado do paciente para promover a circulação ajuda a reduzir o retorno venoso para o coração. O paciente fica posicionado ereto, preferivelmente com as pernas pendendo na lateral do leito. Isso apresenta um efeito imediato de diminuir o retorno venoso, abaixando o débito do ventrículo direito e reduzindo a congestão pulmonar. Se o paciente for incapaz de sentar-se com os membros inferiores pendentes, ele pode ser colocado em uma posição ereta no leito

     

     


ID
2298196
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermeira que atende a paciente M.J.O., em atendimento ambulatorial, faz a seguinte anotação no prontuário, durante a avaliação: “Fala lenta, em baixo tom de voz, monossilábica, só responde ao que se pergunta.”. Assinale a alternativa que apresenta uma possível e correta intervenção de enfermagem.

Alternativas

ID
2317645
Banca
AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A enfermeira responsável pelo turno de diálise é responsável pela prescrição

Alternativas
Comentários
  • do local de punção de fístula e dos curativos de cateter temporário.


ID
2359843
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Processo de enfermagem organiza-se em algumas etapas interdependentes, dentre as quais está o planejamento de enfermagem. É correto afirmar que nessa etapa ocorre a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D. Complementando:

    a) Implementação– realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.


    b) Diagnóstico de enfermagem- processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem, que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.


    c) Coleta de dados de enfermage ( ou Histórico de enfermagem) processo deliberado, sistemático e contínuo, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.


    e) Avaliação de enfermagem processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas dos indivíduos, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

     

    Fonte: Resolução COFEN 358/09

     

  • D - III – Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

     

     

    Resolução COFEN 358/09


ID
2423074
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente de 72 anos de idade foi internado no setor de clínica médica para tratamento de diabetes mellitus, com histórico de hipertensão arterial sistêmica, arritmia cardíaca, diminuição da acuidade visual, desequilíbrio postural e histórico de queda. O referido paciente faz uso de hipoglicemiante oral, diurético, anti-hipertensivo e antiarrítmico. Considerando o perfil deste paciente, assinale a alternativa que, respectivamente, configura os fatores de risco para quedas e as medidas preventivas específicas.

Alternativas
Comentários
  • Fatores que predispõe a quedas:

     

    Fatores relacionados ao uso de medicamentos (interações, efeitos colaterais e adversos)

    Transporte e/ou transferência insegura​

     

    Classes medicamentosas que predispõe a queda

     

    Benzodiazepínicos

    Antiarrítmicos

    Anti-histamínicos

    Anti-psicóticos

    Antidepressivos

    Digoxina

     

    Diuréticos

    Laxativos

    Relaxantes musculares

    Vasodilatadores

    Hipoglicemiantes orais

    Insulina

     

    http://www.ebserh.gov.br/documents/147715/0/quedas/f3126a7c-44f3-40da-b781-c42cfe3afb66

  • Uso de medicamentos como hipoglicemiante oral, antiarrítmicos e diuréticos; orientar o paciente e acompanhante sobre os efeitos colaterais desses medicamentos que podem potencializar a queda.


ID
2423095
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente, de 46 anos de idade, foi submetido à Nefrectomia parcial. Após avaliação, o Enfermeiro identificou como diagnóstico de enfermagem: risco de volume de líquidos desequilibrados relacionado à perda cirúrgica de líquido, alteração do débito urinário e administração parenteral de líquidos. Para garantir a manutenção do equilíbrio hídrico normal, o Técnico de Enfermagem deve realizar as intervenções de enfermagem prescritas. Assinale a assertiva que contém tais intervenções.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    Pesar diariamente o paciente, sendo esperado que o peso permaneça entre 1 a 1,5 kg do valor de referência do paciente, e colocar a terapia parenteral em bomba de infusão.


ID
2465929
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Figueiredo (2009), sobre o Processo de Enfermagem (PE) são determinadas seis etapas.

Numere, por ordem sequencial de execução pelo enfermeiro, as seis etapas do PE.

( ) Evolução de Enfermagem

( ) Plano Diagnóstico de Cuidados

( ) Diagnóstico de Enfermagem

( ) Plano Assistencial de Enfermagem

( ) Histórico de Enfermagem

( ) Prognóstico de Enfermagem

A sequência correta em que ocorrem as etapas do Processo de Enfermagem é

Alternativas
Comentários
  • ( 5) Evolução de Enfermagem

    (4 ) Plano Diagnóstico de Cuidados

    ( 2) Diagnóstico de Enfermagem

    (3 ) Plano Assistencial de Enfermagem

    (1 ) Histórico de Enfermagem

    (6 ) Prognóstico de Enfermagem

    1- Histórico de enfermagem

    2 - Diagnóstico de enfermagem

    3 - Plano assistência de enfermagem

    4 - Plano diagnostico de cuidados

    5 - Evolução de enfermagem

    6 - Prognóstico de enfermagem


ID
2476759
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
HRTN - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as etapas do processo de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN-358/2009

    Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências

     

     

     Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em 5 ( cinco ) etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:

     

     

    I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

     

    II – Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

     

    III – Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

     

    IV – Implementação – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

     

    V – Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.


ID
2491474
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente do sexo feminino, 78 anos, com histórico de osteoartríte, deu entrada na emergência após queda da própria altura. Nos exames de imagem, foi identificada uma fratura no fêmur direito, sendo indicado abordagem cirúrgica. No processo de enfermagem, ao traçar o plano de cuidados no pós-operatório, o enfermeiro deve atentar para a ocorrência de complicações potenciais, tais como:

Alternativas

ID
2507362
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No cuidado de um paciente vítima de lesão por queimadura, foi estabelecido o diagnóstico de enfermagem “Comprometimento da troca gasosa relacionada com a intoxicação por monóxido de carbono, inalação de fumaça e obstrução das vias aéreas superiores”. Marque a alternativa que NÃO representa uma intervenção de enfermagem para o diagnóstico estabelecido acima:

Alternativas

ID
2507377
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

NÃO constitui uma intervenção de enfermagem no cuidado de um paciente com leucemia aguda com o diagnóstico de “Risco de infecção relacionado com granulocitopenia secundário ao tratamento com quimioterapia”:

Alternativas

ID
2512393
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as escalas utilizadas no cuidado da enfermagem, qual das escalas abaixo é preconizada para a avaliação do risco de lesões por pressão ou úlceras por pressão?

Alternativas
Comentários
  • Escala de Braden

        A escala de Braden é um bom instrumento de avaliação sistemática dos riscos para desenvolvimento de UP. Esta escala foi criada pela enfermeira Bárbara Braden que com intuito de estimar o risco para UP baseia-se em seis condições de risco(14):

    Umidade – grau de umidade que a pele está exposta;

    Atividade – grau de atividade física;

    Mobilidade – capacidade que o indivíduo tem de mudar o posicionamento do corpo;

    Nutrição – avalia o estado nutricional quanto à ingesta de proteína;

    Fricção e Cisalhamento – grau de contanto da pele do cliente e lençol de acordo com a mobilidade do indivíduo.

        O objetivo da Escala de Braden é individualizar o tratamento que será dispensado para cada paciente de forma sistematizada através da pontuação obtida, onde o risco (que pode ser classificado em: brando, moderado ou severo) irá determinar o risco que o paciente tem de desenvolver ou não a UP

  • A escala de Braden é um bom instrumento de avaliação sistemática dos riscos para desenvolvimento de Úlcera por Pressão (Lessão por Pressão).

     

    A escala de Braden é composta de 06 subclasses que refletem o grau de:

    -Percepção sensorial,

    -Umidade,

    - Atividade física,

    - Nutrição,

    - Mobilidade, 

    - Fricção e

    - Cisalhamento.

     

    Variação da Pontuação da Escala: 6 a 23 pontos.

    •         Médio Risco: 15 a 18 pontos

    •         Risco Moderado: 13 a 14 pontos

    •         Alto Risco: 10 a 12 pontos

    •         Altíssimo Risco: 9 a 6 pontos

     

    Letra E

     

    Fontes:

    http://www.efdeportes.com/efd188/escala-de-braden-ulceras-por-pressao.htm

    http://www2.eerp.usp.br/Nepien/eventosadversos/mod1escbradeni.html

    http://www.portaldaenfermagem.com.br/parametros-vitais-read.asp?id=12

  • Escala de Orem-  instrumento para avaliação da capacidade do autocuidado

    Escala de Katz- usada na avaliação da funcionalidade do idoso

    Escala de Watson- p/ medir afeto positivo e afeto negativo

    Escala de Horta- não existe

  • A escala de Braden é um recurso utilizado para medir o risco dos pacientes críticos de desenvolverem lesões por pressão. A partir desse registro, enfermeiros conseguem aplicar medidas preventivas e promover um tratamento mais eficaz.

    Variação da Pontuação da Escala: 6 a 23 pontos.

    •         Médio Risco: 15 a 18 pontos

    •         Risco Moderado: 13 a 14 pontos

    •         Alto Risco: 10 a 12 pontos

    •         Altíssimo Risco: 9 a 6 pontos

  • Escala de Katz: Avaliação das atividades básicas de diária

    Escala de Orem: Avaliação da capacidade para o autocuidado

    Escala de Watson: Avaliação de afetos

    Além da escala de Braden, existe a escala de Norton, que também é usada para avaliação do risco de lesão por pressão.


ID
2512396
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos diagnósticos de enfermagem relacionados aos procedimentos em pacientes cirúrgicos é “Alto risco para infecção relacionado com alteração da integridade da pele, comprometimento da técnica asséptica ou má nutrição”. Diante de tal diagnóstico, qual intervenção se encaixaria como prioridade dos cuidados de enfermagem?

Alternativas
Comentários
  • Se o paciente está com risco de infecção não tem relação direta com nível de consciência.

    Todo paciente no pós-operatório deve ser avaliado com relação a dor, náusea e vomito, mas esses sintomas não são uma prioridade com relação a infecção, já que no pós operatório há o desconforto da cirurgia, o paciente ainda está sob efeito dos analgésicos, o que aumenta a chance de náuseas e vômitos e altera a sensibilidade a dor.

    Monitorizar os sinais vitais, incluindo principalmente a temperatura a cada 4/4 horas, já que uma característica relevante com relação as infecções é a presença de febre.

    Com relação a ferida cirúrgica, com relação a infecção o mais importante não é a quantidade de exudato, mas sim, a sua característica.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.


  • Professora Anita Salvadori do QC

    Se o paciente está com risco de infecção não tem relação direta com nível de consciência.

    Todo paciente no pós-operatório deve ser avaliado com relação a dor, náusea e vomito, mas esses sintomas não são uma prioridade com relação a infecção, já que no pós operatório há o desconforto da cirurgia, o paciente ainda está sob efeito dos analgésicos, o que aumenta a chance de náuseas e vômitos e altera a sensibilidade a dor.

    Monitorizar os sinais vitais, incluindo principalmente a temperatura a cada 4/4 horas, já que uma característica relevante com relação as infecções é a presença de febre.

    Com relação a ferida cirúrgica, com relação a infecção o mais importante não é a quantidade de exudato, mas sim, a sua característica.

    Gabarito do Professor: Letra D

    Bibliografia

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.


ID
2512405
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos diagnósticos de enfermagem relacionados a um paciente adulto que sofreu um infarto agudo do miocárdio é “Perfusão ineficaz do tecido cardíaco relacionada com o fluxo sanguíneo coronário reduzido”. Diante de tal diagnóstico, o enfermeiro terá por meta “Alivio da dor e desconforto torácico”. Para isso, ele terá inicialmente que prescrever:

Alternativas
Comentários
  • Avaliar, registrar e relatar a equipe médica todo os sinais e sintomas da isquemia e da condição clínica do paciente e obter um registro de ECG; administrar Oxigênio e medicação, conforme prescrição; assegurar o repouso físico.


ID
2529811
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem de 30 anos aguarda consulta médica no serviço de saúde do trabalhador, onde há um técnico de enfermagem responsável pela triagem e orientações. Ao ser atendido pela equipe, refere história de cansaço, dores no corpo e manchas na pele.


O médico que está de serviço suspeita de varicela e solicita que o técnico instale a precaução recomendada.


O tipo de precaução a ser adotada deve ser a

Alternativas
Comentários
  • Varicela- Modo de transmissão:

    Pessoa a pessoa, por meio de contato direto ou de secreções respiratórias (disseminação aérea de partículas virais/aerossóis) e, raramente, através de contato com lesões de pele.

    Indiretamente, é transmitida por meio de objetos contaminados com secreções de vesíulas e membranas mucosas de pacientes infectados.

     

    FONTE: Guia de Vigilância em Saúde. MS, 2016. 

  • Gabarito: Letra E.

     

    Complementando

     

     

    Outra questão agora da banca FCC que nos ajuda a responder, vejam:

     

     

    Q839959    Ano: 2017    Banca: FCC    Órgão: TRE-PR     Prova: Técnico Judiciário - Enfermagem

     

    Várias doenças são transmitidas por aerossóis, dentre elas, a:

     c) Varicela. 

  • GABARITO E

    FALOU EM AEROSSÓIS SEMPRE LEMBRE DE TUBERCULOSE + VARICELA + SARAMPO.

    HIGIENIZAR SEMPRE AS MÃOS + MASCARA PFF2(N95) PROFISSIONAL + PACIENTE COM MÁSCARA CIRÚRGICA PARA SAIR DO QUARTO, QUANDO FOR FAZER EXAMES... + QUARTO PRIVATIVO.

  • Como o modo de transmissão é direta e ocorre através do contato direto ou de secreções respiratórias (partículas maiores que 5 micra), então deve haver dois tipos de precaução: POR CONTATO e POR AEROSSÓIS. A questão está parcialmente correta ou incompleta, uma vez que contempla apena um tipo de precaução exigida pela ANVISA.

    FONTE:

  • precaução para aerossóis e contato
  • A varicela é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias.

    período de incubação do vírus Varicela, causador da Catapora, é de 4 a 16 dias. A transmissão se dá entre 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele e até 6 dias depois, quando todas as lesões estiverem na fase de crostas.

    Varicela • Período prodrômico – inicia-se com febre baixa, cefaleia, anorexia e vômito, podendo durar de horas até 3 dias

    precaução para aerossóis e contato


ID
2529844
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo de enfermagem é um método que fornece estrutura para a tomada de decisão durante a assistência de enfermagem, tornando-a menos intuitiva, exigindo a aplicação sistemática do conhecimento em situações específicas.


O estabelecimento de prioridades para os problemas diagnosticados e a fixação de resultado corresponde à fase

Alternativas
Comentários
  • Discordo da reposta da banca, pois é bem claro quando ele informa sobre o “ estabelecimento de prioridade e resultado” que refere-se a IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES.
  • R: A ,Deveria ter mas referências essas questoes.

  • Letra A. É no PLANEJAMENTO onde se estabele as prioridades do diagnóstico e fixa os resultados esperados e, também, as intervenções a serem realizadas. 

    por favor corrijam-me se eu estiver errado.

     

  • Gabarito letra A CORRETO.

    Segundo Tanure e Pinheiro - SAE, "o PLANEJAMENTO constitui a terceira etapa do processo de enfermagem e consiste nos seguintes passos: estabelecimento de prioridades para os problemas diagnósticos; FIXAÇÃO de resultados com o paciente, se possível, a fim de corrigir, minimizar ou evitar os problemas." pag.83 - 2ºed

    " A IMPLEMENTAÇÃO constitui a quarta etapa do processo de enfermagem. Essa fase ocorre quando o enfermeiro realiza, implementa as intervenções. Stanton, Paul e Reeves veem a implementação da assistência de enfermagem como as AÇÕES prescritas e necessárias para a OBTENÇÃO DOS RESULTADOS ESPERADOS."pag.95 - 2ºed


    Cuidado com a interpretação pessoal!



ID
2537521
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sr. Pedro compareceu ao serviço de clínica médica da Unidade Básica de Saúde, com queixa de lesões puntiformes na pele e poliúria. Referiu que há aproximadamente dois anos, ao medir a glicemia em uma campanha, foi orientado a procurar um serviço de saúde, por estar com uma alta concentração de glicose, mas não lembrava o valor. Informou não ter tido tempo de buscar assistência médica. Ao ser verificada a glicemia ao acaso, observou-se o valor de 262 mg/dl. O Sr. Pedro também apresentava sobrepeso, com acúmulo de gordura central e PA de 140/90 mmHg.


Como o(a) enfermeiro(a) deve programar o planejamento da assistência desse paciente?

Alternativas
Comentários
  • Fazer um programa de acompanhamento da glicemia orientado quanto à importância da alimentação saudável (encaminhar ao nutricionista) e a adesão à atividade física (encaminhar ao educador físico) para o controle do sobrepeso, informando que uma redução ponderal da ordem de 5Kg pode levar à melhora do controle glicêmico, da pressão arterial (encaminhar ao cardiologista) e da poliúria.


ID
2659567
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trabalhador X, de 30 anos, está em processo de admissão em uma instituição do setor de saúde, e as suas atividades laborais envolvem a manipulação de sangue e secreções. Na fase de realização dos exames admissionais, esse trabalhador relatou não possuir os certificados de vacinas e nem lembrar quais as que lhes foram administradas.

Nesse sentido, a enfermeira Y orientou que ele recebesse as seguintes vacinas:


Alternativas
Comentários
  •  

    De acordo com a  NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde

     

    Da Vacinação dos Trabalhadores

     

    A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO.

     

    Sempre que houver vacinas eficazes contra outros agentes biológicos a que os trabalhadores estão, ou poderão estar, expostos, o empregador deve fornecê-las gratuitamente.

     

     

    http://www.segurancadotrabalhoacz.com.br/resumo-nr-32/

  • hepatite A?

  • Danielle Dantas, achei apenas esse arquivo de 2018 falando a respeito da Hepatite A em adultos. E faz sentido:

     

    Hepatite A - 2 doses: intervalo de 6 meses entre as doses

    Profissionais de saúde que atuem em pediatria ou com pacientes incontinentes fecais e na manipulação de alimentos.

     

    O vírus é transmitido por via fecal-oral. A transmissão pode ocorrer por ingestão de água ou alimentos contaminados, ou de pessoa a pessoa, inclusive por via sexual. A transmissão por via sanguínea é rara porque o vírus não causa infecção crônica. Transmissão vertical também é rara. Dados epidemiológicos nacionais evidenciam padrão heterogêneo de distribuição dessa doença no Brasil,com áreas de alta, média e baixa endemicidade.

     

    Fonte: 

    http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/dezembro/09/manual-cries-9dez14-web.pdf

    http://www.me.ufrj.br/images/pdfs/protocolos/ccih/vacinacao_do_profissional_de_saude.pdf

     


ID
2662675
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os enfermeiros de uma instituição prestadora de serviços de saúde fazem os seguintes questionamentos em relação ao processo de enfermagem:


I. Quando ocorre o cuidado profissional de enfermagem no domicílio é necessário realizar o processo de enfermagem de modo deliberado e sistemático?

II. Como se organiza o processo de enfermagem?

III. Quais são as etapas do processo de enfermagem? Com base no disposto na Resolução COFEN no 358/2009, a resposta correta ao item questionado é:

Alternativas
Comentários
  • Resolução 358/2009:

     

    § 2º – quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, o Processo de Saúde de Enfermagem corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes como Consulta de Enfermagem. Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:

    I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

    II – Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

    III – Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

    IV – Implementação – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

    V – Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

     

    Gabarito: D

  • Alternativa D

    A alternativa A está errada porque o Processo de enfermagem organiza-se em CINCO ETAPAS, DEPENDENTES ENTRE SI E INTERRELACIONADAS

    A alternativa B está errada porque o Processo de Enfermagem deve ser realizado em TODAS UNIDADES de cuidado do paciente, o que inclui em o home care 

    A Alternativa C está errada, pois o Processo de Enfermagem organiza-se em CINCO ETAPAS e não em quatro.

    A alternativa CORRETA É A E, porque o processo de enfermagem é composto por CINCO ETAPAS: HISTÓRICO DE ENFERMAGEM (COLETA DE DADOS), DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM, PLANEJAMENTO DE ENFERMAGEM, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM.

    A Alternativa E está errada, pois o PROCESSO DE ENFERMAGEM deve ser realizado em todos os ambientes nos quais o cuidado de enfermagem está sendo prestado, logo é OBRIGATÓRIO. 


ID
2663023
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A etapa do processo de enfermagem em que o técnico de enfermagem registra exatamente o que foi realizado e observado por ele, o que foi referido pelo paciente e acompanhante durante o plantão é denominada

Alternativas

ID
2823445
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

V.C., 70 anos, masculino, é portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e está internado. Ao analisar seu prontuário verifica-se que a enfermeira registrou, entre outros itens, o seguinte diagnóstico de enfermagem: “comprometimento da troca gasosa relacionada com a desigualdade da ventilação-perfusão”. Frente a esse diagnóstico, a prescrição de enfermagem deverá compreender, entre outros cuidados,

Alternativas
Comentários
  • instalar a oximetria de pulso, para monitorar a saturação de oxigênio.


ID
2883955
Banca
UNIFESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Você é o enfermeiro que está prestando assistência a um paciente com Risco de Perfusão Tissular Cardíaca Diminuída. Quais intervenções devem fazer parte do seu plano de cuidados?

Alternativas
Comentários
  • O diagnóstico de enfermagem risco de perfusão tissular cardíaca diminuída esteve presente em 48,5% dos pacientes e pode ser definido como o risco de redução na circulação cardíaca (coronária). Este diagnóstico tinha anteriormente o enunciado perfusão tissular ineficaz.


ID
2883994
Banca
UNIFESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Você é o enfermeiro que está prestando assistência a um paciente com Débito Cardíaco Diminuído, quais intervenções são mais apropriadas e devem fazer parte do seu plano de cuidados?

Alternativas
Comentários
  • Manter o paciente em repouso, em uma posição confortável; monitorar os sinais vitais e o ritmo cardíaco; calcular o balanço hídrico; identificar a presença de sinais de choque e pesar o paciente diariamente.


ID
2975785
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere que um paciente recebeu do médico a prescrição de amoxicilina 400 mg, via oral, de 8 em 8 horas. Sabendo que na Unidade Básica de Saúde está disponível a amoxicilina 250 mg / 5 mL, o técnico de enfermagem deverá orientar o paciente a ingerir, em cada horário, ____ mL de amoxicilina. Sendo assim, a quantidade de medicamento ingerida durante todo o dia será de ____mL.


Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas apresentadas.

Alternativas
Comentários
  • 250/5=50, ou seja, cada ml contém 50mg

    50*8=400.

    Ingestão de 8ml de 8 em 8h (3 vezes ao dia) = 8ml*3=24ml

    R.: A. 8/24

  • meu resultado deu 8/24, mas a banca considerou 8/32


ID
2977927
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Lagoa Alegre - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para descrever no prontuário que um paciente encontra-se com edema generalizado, o profissional de enfermagem deverá utilizar o seguinte termo:

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    Termo muito usado em pacientes que encontram-se nas unidades de terapia intensiva

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • Enurese -> Xixi na cama

    Anasarca -> Edema generalizado

    Caquexia. -> Perda de tecido adiposo e músculo ósseo

    Isocoria- >Estado normal das duas pupilas, que apresentam a mesma dimensão.


ID
2981650
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro é peça fundamental no controle e na prevenção de doenças crônicas. Uma das ações essenciais desse profissional é realizar uma boa orientação visando a adoção de hábitos saudáveis, entre eles a realização de atividade física.

Avalie os desfechos positivos que a adoção do hábito de realização de atividades físicas pode trazer.


I. Aumento do aporte calórico.

II. Aumento da frequência cardíaca.

III. Diminuição dos estados de depressão.

IV. Melhoria da resistência à insulina.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
3070012
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao Processo de Cuidar e à Sistematização da Assistência de Enfermagem, considere:

I. O Processo de Enfermagem deve ser realizado em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, incluindo domicílios e escolas.
II. No sistema de registro eletrônico, a impressão dos documentos está dispensada caso seja adotada a assinatura eletrônica, a qual tem valor legal.
III. A execução do Processo de Enfermagem é ato privativo do enfermeiro.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO COFEN No 429/2012

    Art. 4o Caso a instituição ou serviço de saúde adote o sistema de registro eletrônico, mas não tenha providenciado, em atenção às normas de segurança, a assinatura digital dos profissionais, deve-se fazer a impressão dos documentos a que se refere esta Resolução, para guarda e manuseio por quem de direito.

    § 1o O termo assinatura digital refere-se a uma tecnologia que permite garantir a integridade e autenticidade de arquivos eletrônicos, e que é tipicamente tratada como análoga à assinatura física em papel. Difere de assinatura eletrônica, que não tem valor legal por si só, pois se refere a qualquer mecanismo eletrônico para identificar o remetente de uma mensagem eletrônica, seja por meio de escaneamento de uma assinatura, identificação por impressão digital ou simples escrita do nome completo.

    § 2o A cópia impressa dos documentos a que se refere o caput deste artigo deve, obrigatoriamente, conter identificação profissional e a assinatura do responsável pela anotação.


ID
3142000
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o Planejamento e a Programação de Enfermagem, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O Planejamento e a Programação de Enfermagem são exercida exclusivamente por profissionais de enfermagem. Alternativa A está errada.

    Segundo a Lei Nº 7.498/86 que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem o Planejamento e a Programação de Enfermagem estão incluídos no planejamento e na programação das instituições e serviços de saúde. Alternativa B está correta.

    O Planejamento e a Programação de Enfermagem devem existir em todas as instituições de saúde com enfermagem independentemente de acreditação. Alternativa C está errada.

    O Planejamento e a Programação de Enfermagem não caíram em desuso. Alternativa D está errada.

    A alternativa E está errada, já que o Planejamento e a Programação de Enfermagem são regidos por lei federal, e não depende de editais municipais.

    Gabarito do Professor: letra B  

ID
3147319
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar visita domiciliária a um usuário submetido à safenectomia bilateral há dois dias, o auxiliar de enfermagem deve enfatizar, entre outros cuidados, que a meia elástica deve ser

Alternativas
Comentários
  • A meia de compressão deve ser colocada pela manhã, pois a perna está menos edemaciada (inchada) e as veias menos túrgidas (cheias). Se não for colocada após acordar, devemos permanecer com os membros inferiores elevados (“pernas para cima”) por 10 a 30 min antes de coloca-la. Colocar a meia com as pernas inchadas, pode piorar o edema, principalmente nos dedos dos pés, causando dor e incômodo.

    Fonte: https://www.meiasexpress.com.br/como-vestir

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem.

    Safenectomia bilateral – É a retirada da veia safena em ambos os membros inferiores.

    A) INCORRETO. Retirada apenas para o banho. Normalmente, não é necessário utilizar para dormir. Só quando há uma indicação muito especifica por esse médico.

    B) INCORRETO. Usada somente após a retirada dos pontos. Deve ser usada constantemente até 7 dias de pós operatório.

    C) INCORRETO. Usada dia e noite, até a retirada dos pontos. Não é necessário usar durante a noite. Apenas quando há alguma indicação especifica do medico assistente.

    D) CORRETO. Calçada, preferencialmente, antes de o paciente sair da cama pela manhã. Preferencialmente 10 minutos antes de sair da cama.

    E) INCORRETO. Usada pela manhã, por seis horas consecutivas. Deve ser usada durante todo o dia.

    GABARITO DO PROFESSOR: Letra D.
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem Safenectomia bilateral – É a retirada da veia safena em ambos membros inferiores. A) INCORRETO. retirada apenas para o banho. NORMALMEMNTE, NÃO É NECESSÁRIO UTILIZAR PARA DORMIR. SÓ QUANDO HÁ UMA INDICAÇÃO MUITO ESPECIFICA POR ESSE MÉDICO. B) INCORRETO. usada somente após a retirada dos pontos. DEVE SER USADA CONSTANTEMENTE ATÉ 7 DIAS DE PÓS OPERATÓRIO C) INCORRETO. usada dia e noite, até a retirada dos pontos. NÃO É NECESSÁRIO USAR DURANTE A NOITE. APENAS QUANDO HÁ ALGUMA INDICAÇÃO ESPECIFICA DO MEDICO ASSISTENTE. D) CORRETO. calçada, preferencialmente, antes de o paciente sair da cama pela manhã. PREFERENCIALMENTE 10 MINUTOS ANTES DE SAIR DA CAMA. E) INCORRETO. usada pela manhã, por seis horas consecutivas. DEVE SER USADA DURANTE TODO O DIA. GABARITO DO PROFESSOR: D
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem Safenectomia bilateral – É a retirada da veia safena em ambos membros inferiores. A) INCORRETO. retirada apenas para o banho. NORMALMEMNTE, NÃO É NECESSÁRIO UTILIZAR PARA DORMIR. SÓ QUANDO HÁ UMA INDICAÇÃO MUITO ESPECIFICA POR ESSE MÉDICO. B) INCORRETO. usada somente após a retirada dos pontos. DEVE SER USADA CONSTANTEMENTE ATÉ 7 DIAS DE PÓS OPERATÓRIO C) INCORRETO. usada dia e noite, até a retirada dos pontos. NÃO É NECESSÁRIO USAR DURANTE A NOITE. APENAS QUANDO HÁ ALGUMA INDICAÇÃO ESPECIFICA DO MEDICO ASSISTENTE. D) CORRETO. calçada, preferencialmente, antes de o paciente sair da cama pela manhã. PREFERENCIALMENTE 10 MINUTOS ANTES DE SAIR DA CAMA. E) INCORRETO. usada pela manhã, por seis horas consecutivas. DEVE SER USADA DURANTE TODO O DIA. GABARITO DO PROFESSOR: D
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem Safenectomia bilateral – É a retirada da veia safena em ambos membros inferiores. A) INCORRETO. retirada apenas para o banho. NORMALMEMNTE, NÃO É NECESSÁRIO UTILIZAR PARA DORMIR. SÓ QUANDO HÁ UMA INDICAÇÃO MUITO ESPECIFICA POR ESSE MÉDICO. B) INCORRETO. usada somente após a retirada dos pontos. DEVE SER USADA CONSTANTEMENTE ATÉ 7 DIAS DE PÓS OPERATÓRIO C) INCORRETO. usada dia e noite, até a retirada dos pontos. NÃO É NECESSÁRIO USAR DURANTE A NOITE. APENAS QUANDO HÁ ALGUMA INDICAÇÃO ESPECIFICA DO MEDICO ASSISTENTE. D) CORRETO. calçada, preferencialmente, antes de o paciente sair da cama pela manhã. PREFERENCIALMENTE 10 MINUTOS ANTES DE SAIR DA CAMA. E) INCORRETO. usada pela manhã, por seis horas consecutivas. DEVE SER USADA DURANTE TODO O DIA. GABARITO DO PROFESSOR: D
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem Safenectomia bilateral – É a retirada da veia safena em ambos membros inferiores. A) INCORRETO. retirada apenas para o banho. NORMALMEMNTE, NÃO É NECESSÁRIO UTILIZAR PARA DORMIR. SÓ QUANDO HÁ UMA INDICAÇÃO MUITO ESPECIFICA POR ESSE MÉDICO. B) INCORRETO. usada somente após a retirada dos pontos. DEVE SER USADA CONSTANTEMENTE ATÉ 7 DIAS DE PÓS OPERATÓRIO C) INCORRETO. usada dia e noite, até a retirada dos pontos. NÃO É NECESSÁRIO USAR DURANTE A NOITE. APENAS QUANDO HÁ ALGUMA INDICAÇÃO ESPECIFICA DO MEDICO ASSISTENTE. D) CORRETO. calçada, preferencialmente, antes de o paciente sair da cama pela manhã. PREFERENCIALMENTE 10 MINUTOS ANTES DE SAIR DA CAMA. E) INCORRETO. usada pela manhã, por seis horas consecutivas. DEVE SER USADA DURANTE TODO O DIA. GABARITO DO PROFESSOR: D
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem Safenectomia bilateral – É a retirada da veia safena em ambos membros inferiores. A) INCORRETO. retirada apenas para o banho. NORMALMEMNTE, NÃO É NECESSÁRIO UTILIZAR PARA DORMIR. SÓ QUANDO HÁ UMA INDICAÇÃO MUITO ESPECIFICA POR ESSE MÉDICO. B) INCORRETO. usada somente após a retirada dos pontos. DEVE SER USADA CONSTANTEMENTE ATÉ 7 DIAS DE PÓS OPERATÓRIO C) INCORRETO. usada dia e noite, até a retirada dos pontos. NÃO É NECESSÁRIO USAR DURANTE A NOITE. APENAS QUANDO HÁ ALGUMA INDICAÇÃO ESPECIFICA DO MEDICO ASSISTENTE. D) CORRETO. calçada, preferencialmente, antes de o paciente sair da cama pela manhã. PREFERENCIALMENTE 10 MINUTOS ANTES DE SAIR DA CAMA. E) INCORRETO. usada pela manhã, por seis horas consecutivas. DEVE SER USADA DURANTE TODO O DIA. GABARITO DO PROFESSOR: D
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem Safenectomia bilateral – É a retirada da veia safena em ambos membros inferiores. A) INCORRETO. retirada apenas para o banho. NORMALMEMNTE, NÃO É NECESSÁRIO UTILIZAR PARA DORMIR. SÓ QUANDO HÁ UMA INDICAÇÃO MUITO ESPECIFICA POR ESSE MÉDICO. B) INCORRETO. usada somente após a retirada dos pontos. DEVE SER USADA CONSTANTEMENTE ATÉ 7 DIAS DE PÓS OPERATÓRIO C) INCORRETO. usada dia e noite, até a retirada dos pontos. NÃO É NECESSÁRIO USAR DURANTE A NOITE. APENAS QUANDO HÁ ALGUMA INDICAÇÃO ESPECIFICA DO MEDICO ASSISTENTE. D) CORRETO. calçada, preferencialmente, antes de o paciente sair da cama pela manhã. PREFERENCIALMENTE 10 MINUTOS ANTES DE SAIR DA CAMA. E) INCORRETO. usada pela manhã, por seis horas consecutivas. DEVE SER USADA DURANTE TODO O DIA. GABARITO DO PROFESSOR: D

ID
3147340
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder a questão, leia atentamente o relato a seguir.


M. O., gestante com 26 semanas de idade gestacional, ao acompanhar sua mãe em consulta na unidade básica de saúde (UBS), solicitou que a auxiliar de enfermagem (AE) aferisse sua pressão arterial. Sabendo que a usuária possuía gatos em casa, a AE, ao realizar o procedimento, aproveitou a oportunidade para reforçar a importância em adotar as medidas de prevenção da toxoplasmose.

Entre outros cuidados, para aferir a pressão arterial a auxiliar de enfermagem deve solicitar que M.O. permaneça

Alternativas
Comentários
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem.

    Para aferir a pressão arterial, a recomendação do Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial é SEMPRE deixar a pessoa sentada, com os pés apoiados no chão (LETRA D) com o braço na altura do coração, livre de roupas, com a palma da mão voltada para cima e cotovelo ligeiramente fletido.

    Vale reforçar que em decorrência do crescimento Dio útero e compressão da veia cava inferior e aorta abdominal causam redução do retorno venoso e debito cardíaco, comprometendo o valor da pressão arterial. Por essa questão a posição SENTADA é a mais indicada.

    A) INCORRETO. Na posição supina. Não é necessário deitar a paciente.

    B) INCORRETO. Em decúbito lateral direito. Não é necessário deitar a paciente.

    C) INCORRETO. Em decúbito dorsal horizontal. Não é necessário deitar a paciente.

    D) CORRETO. Sentada, com os pés apoiados no chão. E) INCORRETO. Em pé.

    GABARITO DO PROFESSOR: Letra D.

ID
3158863
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a realização de um grupo educativo para gestantes, algumas participantes se queixaram de flatulência e desejavam saber como evitar ou melhorar esse desconforto. Frente a essa situação, o técnico de enfermagem deve orientar

Alternativas
Comentários
  • Pergunta ridícula


ID
3168082
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A etapa do processo de enfermagem em que o enfermeiro realiza uma prescrição de enfermagem e a implementa, a fim de atingir a meta proposta, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra d

  • Não seria a letra C? A prescrição é realizada na etapa de planejamento e as ações prescritas são executadas na etapa de implementação. Resolução COFEN 358/2009 Art. 2º.

  • Mariana o enfermeiro realiza uma prescrição na etapa da implementação( que é por a mão na massa), no planejamento ele coloca os diagnósticos em ordem prioritária e determina as ações da intervenção.


ID
3230386
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente de 65 anos, diagnosticado com câncer de cólon, foi submetido à colectomia parcial e confecção de colostomia temporária. Durante o preparo para a alta, quais orientações devem ser fornecidas sobre os cuidados com a colostomia a serem adotados no domicílio?

Alternativas
Comentários
  • A alimentação deve ser variada, de consistência normal, fracionada em 5 ou 6 refeições ao dia, em horários regulares.

    Mastigue bem os alimentos. Alguns deles podem produzir odores fortes, mudança na coloração das fezes.

    https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//livro-cuidados-com-a-sua-estomia.pdf

  • além de ser técnico, precisa ser nutricionista "só jesus"


ID
3247216
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente, sexo masculino, 10 dias de vida, 3 kg, cianótico, afebril, acesso venoso central, dispineico, taquicárdico, apresenta irritabilidade, desidratado, tempo de enchimento capilar >3 segundos, diurese e evacuação espontânea e sem alterações. Foi diagnosticado com transposição das grandes artérias e aguarda para realização de operação de Jatene. 


Ainda sobre o caso clínico apresentado na questão anterior, nº 26, e considerando apenas as informações apresentadas, são possíveis prescrições de enfermagem para esse paciente, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • A transposição das grandes artérias (TGA) correspondente a aproximadamente 8% de todas as cardiopatias congênitas, ocorrendo com uma frequência de 1 em 3000 nascimentos. A correção da TGA pela técnica proposta por JATENE et al. (1) representou uma dramática mudança no tratamento destas crianças, já que as técnicas de correção atrial, apesar de excelentes resultados imediatos, apresentam importantes complicações na sua evolução tardia (2). Por ser um procedimento cirúrgico mais complexo do que as correções atriais e, também, pela necessidade de intervenção no período neonatal, a mortalidade hospitalar com a técnica de Jatene foi relativamente alta no início da experiência (1,3). Esta mortalidade imediata foi progressivamente diminuindo, podendo hoje ser comparada à observada nas correções atriais. Apesar da grande maioria das crianças submetidas à operação de Jatene apresentarem desenvolvimento físico, psicomotor e cardiovascular normais, alguns problemas podem ser encontrados na evolução tardia. Dentre estes, a estenose pulmonar ou de via da saída do ventrículo direito (VSVD) é o mais frequente e merece especial atenção do cirurgião pois sua incidência poderá estar diretamente relacionada à técnica cirúrgica empregada.

  • Foi a maior emoção de minha vida”, lembrou o prof. Jatene , diretor geral do Incor ao contar como foi recebida a sua apresentação para quase 400 chefes de serviços de cardiologia reunidos no Henry Ford Hospital, em Detroit, em 1975. Foi em apenas dois minutos, concedidos graças ao entusiasmo do Dr. Kiaklin. Um dia antes ele havia recebido uma cópia do trabalho “Anatomic correction of transposition of the great vessels”. Em maio de 1975 no Congresso Brasileiro de Cardiologia realizado em Salvador, a técnica de transposição de grandes artérias para correção do septo interventricular, uma cardiopatia congênita, foram apresentada sem despertar grande reação. Mas para o cardiologista Alberto Benchimol, brasileiro radicado nos EUA, a nova técnica pareceu extraordinária e foi ele que insistiu para que o trabalho fosse publicado urgentemente e em inglês na revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia “A próxima edição já estava na gráfica, mas quando eu fui falar com o editor Wanderley Nogueira da Silva, a recepção não poderia ter sido melhor. Eu havia operado o pai dele e ele simplesmente me disse que faria o que precisasse. O texto foi publicado e mandado para todos os cirurgiões. Foi assim que eu consegui dois minutos para um comentário na reunião em Detroit”, lembra o Dr. Jatene.

     

  • Paciente, sexo masculino, 10 dias de vida monitorar mudanças no padrão de fala e orientação,NESSA IDADE O SER HUMANO AINDA NAO TEM HABILIDADE DE FALA !!!!!


ID
3248971
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro precisa realizar um exame físico em um paciente que apresenta dispneia severa. Em que posição o Técnico de Enfermagem deve colocar esse paciente?

Alternativas
Comentários
  • A-  VENTRAL – o corpo está deitado com a face voltada para baixo.

    B- TRENDELEMBURG – O corpo está deitado com a face voltada para cima, com a cabeça sobre a maca inclinada para baixo cerca de 40°.

    C-  Flower: A posição de Fowler é uma posição semi-sentada usada para tratamento de pacientes com dispnéia após cirurgia de tireóide, abdominal ou cardíaca quando espera-se que haja drenagem e em alguns casos de pneumonia.

    D-DORSAL – o corpo está deitado com a face voltada para cima.

    LITOTOMIA – o corpo está deitado com a face voltada para cima, com flexão de 90° de quadril e joelho, expondo o períneo.

    RESPOSTA- C


ID
3249046
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O paciente João compareceu ao Serviço de Pronto Atendimento apresentando epigastralgia importante há 5 dias. Ao realizar a anamnese e o exame físico, o enfermeiro sugeriu a possibilidade de o paciente estar apresentando um quadro de gastrite. Após a solicitação de exames de imagem e demais exames complementares, a hipótese diagnóstica foi confirmada pela equipe médica. Foi traçado pelo enfermeiro e delegado ao técnico de enfermagem um plano assistencial, em que o técnico de enfermagem deve orientar quanto à:

Alternativas
Comentários
  • Epigastralgia - Dor na parte superior do abdômen (na boca do estômago)

    Anamnese - Registro dos dados da conversa inicial com o paciente

    Se tem gastrite, evite: 

    • Café 
    • Chá mate 
    • Chocolate 
    • Refrigerante 
    • Sal em excesso 
    • Enlatados 
    • Embutidos 
    • Bebidas alcoólicas 
    • Pimenta-do-reino 
    • Leite e derivados 
    • Frituras 
    • Gorduras em excesso

ID
3253480
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

M. V. foi admitida na clínica médica de uma unidade de saúde apresentando pirose, queixas de dor epigástrica em queimação, e referindo que essa dor surge aproximadamente 2 horas após a alimentação. Veio para o hospital por ter percebido piora do quadro uma vez que tem despertado à noite com dor. Referiu também que os episódios de vômito que ocorrem com certa frequência, aliviam a dor. Com os dados do histórico, o enfermeiro Carlos elaborou o seguinte diagnóstico de enfermagem (DE): Dor aguda relacionada com o efeito da secreção de ácido gástrico sobre o tecido lesionado. Quais intervenções de enfermagem foram prescritas considerando esse DE?

Alternativas

ID
3302566
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nessa etapa do processo de enfermagem, espera-se que ela seja clara e concisa, centrada no paciente, estando relacionada ao título diagnóstico, sendo alcançável, contendo limite de tempo e sendo mensurável. A qual etapa o enunciado se refere?

Alternativas
Comentários
  • 3ª ETAPA: PLANEJAMENTO DE ENFERMAGEM

  • Terceira Etapa do Processo de Enfermagem: Planejamento dos Resultados Esperados – foca na importância de realizar o planejamento de enfermagem após elaboração do diagnóstico. Através dos resultados esperados estabelecidos são realizadas prescrições de enfermagem para que a meta proposta seja alcançada. Este capítulo mostra seis itens necessários para que seja formulado um resultado esperado eficaz: ser claro e conciso, ser centrado no paciente, estar relacionado ao título diagnóstico, ser alcançável, conter limite de tempo e ser mensurável.(livro SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia Prático)


ID
3305236
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assim como a prescrição da assistência de enfermagem, é também privativo(a) ao Enfermeiro

Alternativas
Comentários
  • A consulta de Enfermagem é Privativa do Enfermeiro!

  • 7 atividades privativas do enfermeiro:

    1- Direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem; 

    2- Organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

    3- Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem;

    4- Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem;

    5- Consulta de Enfermagem;

    6- Cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

    7- Cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas;

    Resposta: B


ID
3335965
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O novo modelo tecnológico decorrente do processo de industrialização tem influenciado sobremaneira a melhoria e a reorganização na qualidade da assistência à saúde. Nesse sentido, a Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) busca embasar o saber empírico correspondente às diversas atividades realizadas pela profissão, agilizando o processo de decisão e proporcionando maior segurança na assistência aos indivíduos.
Analise as afirmativas a seguir sobre a SAE, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Na SAE, é exclusividade do(a) enfermeiro(a) a realização dos diagnósticos de enfermagem, salvo em situações de urgência.
( ) O diagnóstico de enfermagem autocontrole ineficaz da saúde pode ser utilizado quando o paciente não segue o tratamento de forma adequada, dificultando o alcance das metas específicas de saúde.
( ) Compete exclusivamente ao Conselho Federal de Enfermagem, no ato que lhe couber, promover as condições, entre as quais, firmar convênios ou estabelecer parcerias, para o cumprimento da SAE.
( ) Reflexo hepatojugular positivo e anasarca possibilitam o uso do diagnóstico de enfermagem de volume de líquidos excessivos.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • o diagnóstico de enfermagem (DE) autocontrole ineficaz da saúde é um problema identificado com as fragilidades no controle à doença, queria entender porque está incorreta a segunda assertiva...

  • 1° -Resolução 358/2009 - Art. 4º Ao enfermeiro, observadas as disposições da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 e do Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, que a regulamenta, incumbe a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados, cabendo-lhe, privativamente, o diagnóstico de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas, face a essas respostas.

    2° - Corresponde ao diagnóstico Controle Ineficaz da Saúde. Definição: Padrão de regulação e integração à vida diária de um regime terapêutico para tratamento de doenças e suas sequelas que é insatisfatório para alcançar metas específicas de saúde. 

    3° - Resolução 358/2009 - Art. 7º Compete ao Conselho Federal de Enfermagem e aos Conselhos Regionais de Enfermagem, no ato que lhes couber, promover as condições, entre as quais, firmar convênios ou estabelecer parcerias, para o cumprimento desta Resolução.

    4° OK

    Acertiva 2 equivocada.


ID
3342829
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o processo de enfermagem, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Ao enfermeiro, incumbe a liderança na execução e na avaliação do processo de enfermagem, cabendo-lhe privativamente o diagnóstico de enfermagem.

( ) A determinação dos resultados esperados e das ações de enfermagem que serão realizadas frente ao diagnóstico de enfermagem ocorre na etapa de avaliação.

( ) O processo de enfermagem organiza-se em etapas independentes, baseadas, se possível, em um suporte teórico que oriente a sua execução.

( ) O processo de enfermagem deve ser realizado de modo deliberado e sistemático em todos os ambientes públicos e privados nos quais ocorre o cuidado do profissional de enfermagem.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • cabendo-lhe privativamente o diagnóstico e a avaliação de enfermagem.

    não seria o correto?

  • Nobre colega, a elaboração SAE é privativa do enfermeiro. Então qualquer etapa será privativo.

  • Etapas privativas do enfermeiro no Processo de Enfermagem: diagnóstico de Enfermagem e Planejamento de Enfermagem. A SAE é da classe de Enfermagem, não apenas do enfermeiro.

ID
3347233
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A primeira evolução de enfermagem realizada com o paciente constará dos dados do exame físico realizado na admissão em que se aplicou o histórico de enfermagem. Dentre os processos de enfermagem está o prognóstico de enfermagem. Assinale a alternativa correta quanto ao conceito de prognóstico de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • PROGNÓSTICO: Avaliação baseada no diagnóstico, no resultado ou na indicação de uma possível doença: prognóstico favorável.

    É a forma de avaliar se o que foi determinado no processo de enfermagem obteve resultado.

    Letra: D


ID
3354337
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é conceituada como um método de prestação de cuidados para a obtenção de resultados satisfatórios na implementação da assistência, com o objetivo de reduzir as complicações durante o tratamento, de forma a facilitar a adaptação e recuperação do paciente.Considerando as etapas do Processo de Enfermagem, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Para a implementação da assistência de enfermagem, é necessário seguir alguns passos para a realização da SAE:

    • Histórico – consiste no levantamento dos problemas apresentados pelo paciente, inclui investigação social, rituais e costumes dos pacientes, entender a história pregressa da doença presente (quando, como, onde, o que já foi realizado, procurou outros serviços?);

    • Exame Físico – consiste no exame físico céfalo-podal do paciente, observando todos os locais, não apenas onde possui queixas. Este é um procedimento exclusivo do enfermeiro;

    • Diagnóstico de Enfermagem – outro procedimento exclusivo do enfermeiro; devem ser apontados aqui todos os problemas que foram levantados através do histórico e do exame físico através de um julgamento clínico;

    • Prescrição da Assistência de Enfermagem – após o levantamento dos problemas, o enfermeiro deverá dispor à forma em que deverá ser realizado a assistência, dirigindo e orientando a equipe de enfermagem quanto aos cuidados que deverão ser prestados;

    • Evolução da Assistência de Enfermagem – após a realização de todas as etapas anteriores, o enfermeiro deverá relatar através da evolução de enfermagem, tudo o que foi levantado, observado e ocorrido durante o planejamento e processo de cuidado, todas as reavaliações, maneiras que o paciente reagiu com o tratamento disposto e novos problemas apresentados, deve ser realizado a cada vinte e quatro horas, porém pode ser atualizada sempre que necessário;

    • Relatório de Enfermagem – esta etapa do processo pode ser realizada por todos da equipe de enfermagem (técnicos e auxiliares), aqui se deve descrever todos os cuidados que foram realizados ao paciente.

  • Na minha opiniao essa questao caberia recurso. pelo fato que devem ser considerados as questões que envolve o indivíduo a família e coletividade para ter informações eficaz para o processo de enfermagem, não apenas o indivíduo.

ID
3368635
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do Processo de Enfermagem analise as afirmativas a seguir.

I. O Processo de Enfermagem deve ser realizado, prioritariamente nos ambientes públicos, em que ocorra o cuidado profissional de Enfermagem.

II. Quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, o Processo de Enfermagem tem um caráter meramente burocrático.

III. O Processo de Enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
3372808
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São intervenções descritas na prescrição de enfermagem do paciente hospitalizado, de risco baixo (15 a 18 pontos na escala de Braden), para o aparecimento de lesão por pressão:

Alternativas
Comentários
  • REGRA BÁSICA quando se trata de questões que envolvem lesão por pressão:

    NÃO SE MASSAGEIAM ÁREAS DE PROEMINÊNCIAS ÓSSEAS!!!!!

    GABARITO LETRA E, limpar a pele com água morna e sabão neutro sempre que estiver suja ou sempre que necessário.

    MEDIDAS PREVENTIVAS CONFORME A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

     

    I.     RISCO BAIXO (15 a 18 pontos na escala)

    ·      Cronograma de mudança de decúbito;

    ·      Otimização da mobilização;

    ·      Proteção do calcanhar;

    ·      Manejo da umidade, nutrição, fricção e cisalhamento, bem como uso de superfícies de redistribuição de pressão.

    II.     RISCO MODERADO (13 a 14 pontos na escala)

    ·      Continuar as intervenções do baixo risco;

    ·      Mudança de decúbito com posicionamento a 30 graus.

     

    III.     RISCO ALTO (10 a 12 pontos na escala)

    ·      Continuar as intervenções anteriores;

    ·      Mudança de decúbito frequente;

    ·      Utilização de coxins de espuma para facilitar a lateralização a 30.

     

    IV.     RISCO MUITO ALTO (<9 pontos na escala)

    ·       Continuar as intervenções anteriores;

    ·      Utilização de superfícies de apoio dinâmico com pequena perda de ar;

    ·      Manejo da dor.

    FONTE: SEGURANÇA DO PACIENTE. PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO. ANVISA. 2013.

  • REGRA BÁSICA quando se trata de questões que envolvem lesão por pressão:

    NÃO SE MASSAGEIAM ÁREAS DE PROEMINÊNCIAS ÓSSEAS!!!!!

    GABARITO LETRA E, limpar a pele com água morna e sabão neutro sempre que estiver suja ou sempre que necessário.

    MEDIDAS PREVENTIVAS CONFORME A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

     

    I.     RISCO BAIXO (15 a 18 pontos na escala)

    ·      Cronograma de mudança de decúbito;

    ·      Otimização da mobilização;

    ·      Proteção do calcanhar;

    ·      Manejo da umidade, nutrição, fricção e cisalhamento, bem como uso de superfícies de redistribuição de pressão.

    II.     RISCO MODERADO (13 a 14 pontos na escala)

    ·      Continuar as intervenções do baixo risco;

    ·      Mudança de decúbito com posicionamento a 30 graus.

     

    III.     RISCO ALTO (10 a 12 pontos na escala)

    ·      Continuar as intervenções anteriores;

    ·      Mudança de decúbito frequente;

    ·      Utilização de coxins de espuma para facilitar a lateralização a 30.

     

    IV.     RISCO MUITO ALTO (<9 pontos na escala)

    ·       Continuar as intervenções anteriores;

    ·      Utilização de superfícies de apoio dinâmico com pequena perda de ar;

    ·      Manejo da dor.

    FONTE: SEGURANÇA DO PACIENTE. PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO. ANVISA. 2013.

  • Não se pode massagear proeminências ósseas;

    Não é recomendada a colocação de luvas preenchidas com água em proeminências ósseas;

    Não utilizar almofadas em formatos de roda, pois não contribuem para a descompressão.


ID
3513508
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o protocolo clínico de enfermagem da rede municipal de Florianópolis, o enfermeiro que atua em Centros de Saúde do município pode renovar a prescrição de alguns medicamentos anti-hipertensivos. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) O enfermeiro poderá renovar as receitas de medicamentos por um período de até seis meses, quer seja através de uma única receita, ou através de múltiplas receitas com durações menores.

( ) O enfermeiro pode remover da receita uma medicação de uso contínuo prescrita por profissional médico ou alterar a dose/posologia das medicações contínuas prescritas, caso ache necessário, após avaliação.

( ) A receita só poderá ser renovada pelo enfermeiro se o cliente não apresentar sinais ou sintomas que exijam avaliação médica.

( ) O enfermeiro poderá renovar a receita, desde que no momento da consulta, solicite os exames complementares (de rastreio ou acompanhamento) indicados para a situação clínica da pessoa atendida.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O enfermeiro poderá renovar as receitas de medicamentos por um período de até 6 (seis) meses, quer seja através de uma única receita com duração deste tempo, ou através de múltiplas receitas com durações menores (contanto que asoma não ultrapasse os seis meses). Esta estratégia pode ser particularmente útil caso o enfermeiro queira que o paciente volte para reavaliação (por ele ou qualquer outro profissional) antes de seis meses.

    O enfermeiro não deve remover da receita uma medicação prescrita por profissional médicoou alterar a dose/posologia das medicações prescritas. Havendo questionamentos quando à necessidade de uso, reações adversas ou qualquer outro problema relacionado ao medicamento, o enfermeiro deverá discutir o casocom o médico da equipe (na ausênciadesse, outro médico da unidade/município deverá ser acionado).


ID
3513568
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com os protocolos clínicos de Enfermagem da rede municipal de Saúde de Florianópolis, o enfermeiro pode prescrever medicamentos em algumas situações. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) Paracetamol ou Dipirona 500-1000 mg VO de 6/6 horas para pacientes com queixa de dor lombar.

( ) Hidróxido de alumínio 60 mg/ml, 5 ml (uma colher de chá) VO até 3×/dia (uma hora após refeições e/ou antes de deitar-se) nos casos de azia/pirose.

( ) Para pacientes acima de 20 kg, prescrever dipirona 500-1000 mg ou paracetamol 500- 1000 mg a cada 6 horas nos casos de febre.

( ) Nos casos de parasitose intestinal, prescrever Albendazol 400 mg por via oral em dose única, repetindo a dose em 14 dias.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3574780
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise o caso a seguir para responder à questão.


Após tempo superior a um ano, retornou à consulta de Enfermagem o paciente MAC, 70 anos, casado, aposentado, portador de diabetes mellitus há mais ou menos dez anos. No momento da consulta não apresentou queixas. Faz uso de insulina NPH10 U pela manhã e insulina regular conforme glicemia. Ele mesmo realiza aplicação da insulina. Referindo-se a sua dieta, deixou claro que está comendo de maneira errônea, com ingesta de arroz e macarrão diariamente e algumas vezes doces. Toma um litro de líquidos ao dia. Dorme bem algumas vezes, mas refere insônia quando se irrita com a filha e mulher com quem convive. Apresenta poliúria e constipação, chegando a ficar 5 ou 6 dias sem evacuar, não faz exercício ou qualquer outra atividade física regular. Diz gostar de ver TV. No exame físico: PA=180 x 100 mmHg, T=36 °C, P=70 bpm, R=20 rpm, a glicemia capilar estava 350 mg/dL. Couro cabeludo sem anormalidades. Pele e mucosas hipocoradas e hipo-hidratadas. A região ao redor do umbigo apresenta-se irritada e é o local de preferência dele para administrar insulina diária. Deficiência visual para perto, em uso de óculos. Audição, olfato e paladar sem anormalidades. MMSS com descamação em toda a extensão. MMII normais, unhas dos pés sujas e mal cortadas. Mostrou-se ansioso, com a dificuldade de apreensão das informações recebidas. Mal estado higiênico geral.

Quando a enfermeira conversa com o senhor MAC para comentar sobre a irregularidade de seu comparecimento nas consultas e explicar que o comparecimento regular propicia melhor retenção de informações importantes sobre a sua doença crônica, essa ação está relacionada ao seguinte diagnóstico de Enfermagem:

Alternativas

ID
3579790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SANTA CASA-PA
Ano
2005
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma paciente com 28 anos de idade procurou assistência no pronto-socorro, relatando que, há 3 horas, passou a sentir dor intensa, penetrante em todo o lado esquerdo do abdome, irradiada para o ombro e nuca esquerdos, associada a náuseas, vômitos e sensação de escurecimento visual. A paciente é casada, tem vida sexual ativa e relata amenorréia, aumento do volume mamário, hiperpigmentação da aréola e dos mamilos, hipersensibilidade mamária e fadiga há 8 semanas. O exame clínico revelou paciente com importante palidez cutaneomucosa, extremidades frias, pressão arterial de 80 mmHg × 60 mmHg, freqüência cardíaca de 120 bpm, temperatura axilar de 35,4 ºC. Havia tubérculos de Montgomery nas aréolas mamárias. Ritmo cardíaco regular, pulmões limpos. Exame do abdome mostrou dor em hipocôndrio, flanco e fossa ilíaca esquerdos, e estavam presentes sinais de irritação peritoneal. Exame ginecológico: exame especular não evidenciou sangramento uterino. O exame de toque vaginal indicou amolecimento do colo e aumento uterinos, a palpação das zonas anexiais provocou dor intensa e indicou tumoração palpável à esquerda do útero.


Com relação às condutas de enfermagem que deveriam ser tomadas na situação clínica considerada no texto , assinale a opção que apresenta conduta incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Uma história tão bonita no enunciado, esperava mais dos itens...

    Pena que uma questão como essa não cai na minha prova.... =( =(

  • Concordo com Tatiana, uma questão dessa não cai nas minhas provas


ID
3598231
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Três Palmeiras - RS
Ano
2018
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As estomias de eliminação intestinal e urinária, por necessitarem de uso contínuo do dispositivo coletor e demandarem mais cuidados e atenção para prevenir complicações na pele, devem ser assistidas e orientadas por equipe multidisciplinar. Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta uma orientação de enfermagem para prevenir complicações ao paciente com estomias? 

Alternativas

ID
3621640
Banca
IBADE
Órgão
IABAS
Ano
2017
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Existem regras que o profissional de enfermagem deve conhecer para a elaboração das anotações e evoluções de enfermagem. Sabendo disso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "... De acordo com o assessor legislativo Alberto Cabral, o art. 5º da Resolução Cofen 545/2017, que prevê a obrigatoriedade de aposição do carimbo em todo e qualquer trabalho profissional de Enfermagem, prevalece sobre o que dispõe o Código de Ética no § 1º do art. 35 que aponta como facultativo tal procedimento."

    Fonte: http://www.cofen.gov.br/cofen-mantem-obrigatoriedade-do-uso-de-carimbo-por-profissionais-de enfermagem_63255.html#:~:text=Cofen%20mant%C3%A9m%20obrigatoriedade%20do%20uso%20de%20carimbo%20por%20profissionais%20de%20Enfermagem,Artigo%205%C2%BA%20da&text=5%C2%BA%20da%20Resolu%C3%A7%C3%A3o%20Cofen%20545%2F2017%2C%20que%20prev%C3%AA%20a%20obrigatoriedade,no%20%C2%A7%201%C2%BA%20do%20art.

    Recurso cabível.


ID
3630259
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Formoso do Araguaia - TO
Ano
2017
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foi prescrito suspensão de Eritromicina 250 mg via oral. No rótulo do frasco de eritromicina existente, havia a seguinte informação: 5 ml contém 125 mg. Nesta situação, quantos frascos de suspensão de eritromicina o técnico em enfermagem teria que entregar ao paciente na pós-consulta: 

Alternativas

ID
3635248
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Riachuelo - SE
Ano
2008
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A implantação, planejamento, organização, execução e avaliação do processo de enfermagem, compreende várias etapas. A etapa descrita como conjunto de medidas decididas pelo Enfermeiro, que direciona e coordena a assistência de enfermagem ao paciente de forma individualizada e contínua, objetivando a prevenção, promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde é o (a):

Alternativas

ID
3693721
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itapira - SP
Ano
2010
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Das medidas utilizadas para diminuir a interferência do ambiente nas infecções relacionadas à assistência a saúde, a alternativa que indica a medida INCORRETA é:

Alternativas

ID
3736141
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os Diagnósticos de Enfermagem são problemas de saúde reais ou potenciais que podem ser tratados por prescrições de enfermagem independentes. Marque a alternativa INCORRETA quanto ao Diagnóstico de Enfermagem.

Alternativas

ID
3756445
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro, como profissional integrante da equipe de saúde, possui respaldo ético-legal para prescrever determinados medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde − SUS. A prescrição de medicamento e a respectiva permissão estão corretas, no quadro abaixo:

Alternativas
Comentários
  • Alguma referência??

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre prescrições de Cuidados de Enfermagem. Nos protocolos de saúde publica, especialmente no programa saúde da família, o enfermeiro tem autorização para prescrever alguns medicamentos, especialmente para controle de condições preestabelecidas.

    a) CORRETO. O enfermeiro não pode prescrever medicamentos para tratamento do tabagismo. Apenas o médico pode fazer essa prescrição. O enfermeiro participa do programa de atenção ao tabagismo com outras estratégias de cuidado ligadas a abordagem cognitiva comportamental.

    b) INCORRETO. O enfermeiro não pode prescrever medicamentos psicotrópicos. Apenas o médico pode fazer essa prescrição.

    c) INCORRETO. O enfermeiro não pode prescrever quimioprofilaxia para contactantes de pessoas com meningite. Apenas o médico pode fazer essa prescrição.

    d) INCORRETO. O enfermeiro pode prescrever medicamentos de uso previamente estabelecido em programas de saúde publica e em rotina pela instituição de saúde.

    e) INCORRETO. O enfermeiro não pode prescrever medicamentos de rotina dos programas de saúde na atenção básica em unidade prisional de forma isolada. Apenas o médico pode fazer essa prescrição. O enfermeiro é autorizado a fazer os de rotina que são estabelecidos em protocolo.

    Resposta do Professor: A.


  • Não entendi a questão

  • Que viagem

  • Nem eu entendi! Kkkkkk

  • Que onda é essa

  • fonte: vozes da minha cabeça.


ID
4044886
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Alumínio - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

E.C., 54 anos, sexo feminino, recebeu alta hospitalar 24 horas após safenectomia bilateral. As orientações de enfermagem para essa paciente devem compreender, entre outros itens,

Alternativas
Comentários
  • -Nos primeiros dias, repouso relativo e uso de meia elástica, que deve ser retirada para dormir.

    -Na primeira semana, manter os pés da cama elevados.

    -Exercícios moderados são liberados após 30 dias.

    -Deve-se evitar exposição ao sol por três meses.


ID
4088974
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder à questão, considere o relato a seguir.

J.R., 68 anos, sexo masculino, viúvo, compareceu ao ambulatório de especialidades para consulta médica. Durante a aferição dos sinais vitais, relatou ao técnico de enfermagem (TE) que toma regularmente a medicação prescrita, que realiza caminhadas de 30 minutos, cinco vezes por semana, mas que tem dificuldades em relação à alimentação, principalmente em relação ao uso do sal. Após a consulta, o técnico de enfermagem fez as orientações de enfermagem pertinentes.

. Em relação aos hábitos de vida e alimentação, o TE deve orientar J.R. a

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre prescrição de cuidados de enfermagem.

    A) Incorreto. Manter a frequência das caminhadas e intensidade. Essa é a recomendação para saúde cardiovascular.


    B) Incorreto. Cozinhar os alimentos sem sal, não acrescentando-o à mesa com saleiro, e/ou adicionando. O sal traz malefícios à saúde. É importante intensificar o sabor dos alimentos com temperos naturais e que melhoram a saúde.


    C) Correto. Evitar o uso de caldos de carnes e de legumes e ficar atento à presença do aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e preparações, pois esses alimentos, em geral, contêm muito sódio.


    D) Incorreto. Evitar consumir alimentos industrializados, devido à concentração excessiva de sal existente em suas formulações.


    E) Incorreto. Ingerir uma porção de verduras e legumes diariamente, evitando utilizar milho, ervilha e outros enlatados comuns na elaboração de saladas e acompanhamentos, pela grande quantidade de sódio.

    Resposta do Professor: C.


ID
4089175
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Bandeirantes - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dona Maria foi consultada pelo médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebeu uma receita com o nome de um medicamento. Antes de sair da UBS, Dona Maria procurou o técnico de enfermagem e lhe perguntou para que servia a medicação que o médico solicitou. O técnico de enfermagem, ao ler a receita, observou que se tratava de um antibiótico, e realizou a orientação da Dona Maria. Assinale a alternativa CORRETA, a respeito da orientação fornecida:

Alternativas

ID
4830442
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
MRN - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as orientações de enfermagem na prevenção de úlceras venosa e arterial, é correto afirmar que

Alternativas

ID
4833337
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar visita domiciliária ao Sr. M.F., 66 anos, hipertenso, que não compareceu a sua consulta médica na semana passada, o técnico de enfermagem identificou uma PA de 140 x 100 mmHg. Ao questionar M.F. quanto ao uso de medicamento e seus hábitos de vida, reconheceu que M.F. apresentava muitas dúvidas em relação à sua condição de saúde. Nesse contexto, o técnico de enfermagem, ao compreender as dificuldades do Sr. M.F, deve prioritariamente

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre prescrições de cuidados de enfermagem.

    A) Incorreto. Não há necessidade de reagendar nova consulta médica na rotina. Existe grande chance do usuário faltar novamente. 

    B) Incorreto. Encaminhar, imediatamente, para o pronto atendimento, é incorreto, pois o usuário não está com seus níveis pressóricos muito elevados.


    C) Incorreto. Reagendar nova consulta médica na Unidade Básica de Saúde devemos lembrar que existe grande chance do usuário faltar. Os níveis pressóricos não representam urgência.


    D) Incorreto. Existe grande chance do usuário faltar se for encaminhado para controle pressórico diário na Unidade de Saúde.

    E) Correto. Propor sua participação em grupos educativos com o enfermeiro para que possa trabalhar suas dificuldades e proporcionar um tratamento digno que atenda as suas demandas.

     

    Resposta do Professor: E.

  • owwww, desde quando a gente tem um grupo educativos com o enfermeiro para que possa trabalhar essas dificuldades dos pacientes


ID
4838437
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

M.S., 72 anos, sexo masculino, hipertenso, diabético, com diagnóstico de neoplasia da próstata, foi submetido à ressecção transuretral da próstata há 36 horas. No início do plantão, ao realizar o exame físico, o enfermeiro constatou: glicemia capilar (jejum) = 126 mg/dL; temperatura axilar = 36,9 ºC; pulso = 78 batimentos por minuto, respiração = 16 movimentos por minuto; pressão arterial = 132 X 82 mmHg e, entre outros itens, o paciente portava acesso periférico para a reposição de eletrólitos e administração de medicamentos, e sonda vesical de demora. O enfermeiro observou que a cor da urina, que no plantão anterior apresentava cor rosada, evoluíra para âmbar. Ao atualizar/definir o(s) diagnóstico(s) de enfermagem e prescrever os cuidados de enfermagem para M.S., ele deve considerar que a alteração na coloração da urina é indicativa de

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre diagnósticos e prescrição de cuidados de enfermagem.

    Considerando que o paciente foi submetido à ressecção transuretral da próstata há 36 horas, é comum a saída de sangramento devido a manipulação. O enfermeiro observou que a cor da urina, que no plantão anterior apresentava cor rosada, evoluíra para âmbar. Isso significa que houve redução do sangramento (letra B), pois observamos que a coloração esta mais clara e saindo apenas o restante que encontrava-se alocado no trato urinário.

    A) Incorreto. A coloração branca transparente mostra a diluição da urina devido a hiper-hidratação do paciente.

    B) Correto.

    C) Incorreto. A identificação de possível sepse ocorre por alterações sanguínea, com presença de infecção.

    D) Incorreto. A glicosúria é a presença de glicose na urina. 

    E) Incorreto. A microproteinúria é caracterizada pela presença de espuma na urina.


    Resposta do Professor: B.


ID
4856584
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

B.M., sexo feminino, 63 anos de idade, submetida a uma herniorrafia abdominal, recebe alta hospitalar com recomendação de repouso. O enfermeiro orienta sobre cuidados preventivos de tromboembolismo, durante o período de recuperação, que abrange:

Alternativas
Comentários
  • movimentação é uma forma de prevenção contra a trombose, portanto o paciente deve ser desestimulado a ficar muito tempo no leito. Alternativa A está errada. 

    movimentação dos pés estimula a musculatura especialmente da panturrilha ativando assim o retorno venoso e prevenindo a trombose, portanto deve ser estimulado movimentos de rotação e dorsiflexão dos pésAlternativa B está errada.

    Quando o paciente sentar deve manter os pés apoiados, porque os pés pendentes dificultam o retorno venoso e aumenta o risco de tromboembolismoAlternativa C está errada. 


    Está correto afirmar que para prevenir o tromboembolismo, durante o período de recuperação o paciente deve ser orientado a manter os pés elevados com apoio, sempre que estiver sentado para facilitar o retorno venoso. Alternativa D está correta. 

    Conforme explicado nas alternativas acima a paciente deve se sentar de forma que facilite o retorno venoso, e isso não ocorre quanto se está com as pernas cruzadas. Alternativa E está errada. 







    Gabarito do Professor: Letra D 


ID
4912267
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Pedra Lavrada - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Erro de medicação é definido como um evento evitável, ocorrido em qualquer fase da terapia medicamentosa, que pode ou não causar danos ao paciente. Sobre os erros de medicação, considere a alternativa que indique um erro relacionado à prescrição incompleta:

Alternativas
Comentários
  • Para mim está tudo errado kkkkkkkkk. Pois sempre falta alguma coisa aí.

  • Meu Deus

  • prescrição incompleta:

    qcredito que faltou a via a ser adm por isso esta incompleta

  • Q questão é essa ? n não sei p q está querendo .
  • Essa questão caberia recurso, pois há duas alternativas para marcar.

    Na letra B, não foi colocado a apresentação da Anfotericina B.

    Na letra E, não foi posto a Via de administração.

    Logo, B e E correspondem ao gabarito.

  • A questão C, ao meu ver, e dada como incompleta, pois falta o nome da medicação, dosagem a ser administrada..

    Mas vida que segue.


ID
4991686
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

BOLSONARO TEVE GRAVE PERFURAÇÃO NO INTESTINO GROSSO E FEZ COLOSTOMIA. “Candidato do PSL à presidência levou uma facada em ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

O candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) foi ferido com uma facada na tarde desta quinta-feira (6) na cidade de Juiz de Fora (MG). De acordo com cirurgião especializado ouvido pelo G1, esse tipo de lesão é grave, mas a recuperação dependerá de como o corpo irá reagir no pós-operatório. Ele pode ficar até 3 meses com uma bolsa externa ligada ao intestino”.

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-esaude/noticia/2018/09/06/bolsonaro-teve-graveperfuracao-no-intestino-grosso-e-fez-colostomiaentenda.ghtml. Atualizado em 06/09/2018.


Uma das importantes ações de assistência de enfermagem diz respeito ao esvaziamento e higienização da bolsa de colostomia e ileostomia. Sobre isso, considere as questões:


I. A bolsa coletora deve ser esvaziada sempre que o efluente atingir 2/3 da sua capacidade.

II. O esvaziamento e higienização regular da bolsa coletora aumenta a durabilidade, promove o conforto para o paciente e evita constrangimentos.

III. O efluente de ileostomia e colostomia direita deve ser quantificado em volume, principalmente nos primeiro dias do pósoperatório, para cálculo da reposição líquida e de eletrólitos.

IV. A bolsa coletora em sistema de duas peças não pode ser removida, sendo necessária a observação dos aspectos físicos do efluente tais como cor, consistência e quantidade.


Dentre as questões listadas, estão CORRETAS:

Alternativas

ID
5102659
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O trauma torácico tornou-se a segunda lesão traumática mais comum no trauma não intencional; por isso, rápidas ações e intervenções precoces são fatores-chave para avaliações, manejo e sobrevivência. O trauma torácico pode ser resultado de um trauma penetrante ou contuso. O trauma contuso geralmente é uma causa mais comum de lesões traumáticas e pode ser igualmente fatal. É importante conhecer o mecanismo, pois o manejo pode ser diferente.

Tendo em vista esse assunto e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Em casos de trauma torácico, a hipóxia é a característica mais grave; portanto, ela deve ser evitada e corrigida.

Alternativas

ID
5113414
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. Sífilis é uma doença contagiosa, sexualmente transmissível, que pode levar à morte se não tratada a tempo. É especialmente perigosa se a pessoa infectada for uma gestante ou tiver sangue do tipo O+. A sífilis, ou lues, é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum.
II. A administração de medicamentos pela via ventro-glútea suporta volume máximo de até 5 ml. Para identificar este local de aplicação, é preciso colocar a mão não dominante espalmada no quadril do cliente, sobre a região do trocânter. O dedo indicador ficará posicionado sobre a crista ilíaca e o dedo médio irá deslizar na mesma direção formando um triângulo, a aplicação deverá ser realizada no centro deste triângulo voltada para a crista ilíaca.
III. Cabe à enfermagem realizar a instrução do jejum conforme a solicitação do exame. Para a realização do hemograma, não há necessidade de jejum, porém, junto à solicitação do hemograma, podem existir requisições de outras análises da amostra de sangue que necessitem do jejum. O jejum habitual para o exame de sangue de rotina é de 8 horas, podendo ser reduzido a 4 horas na maioria dos exames e, em situações especiais, pode ser de uma a duas horas apenas. A ingestão de água para a hidratação da pessoa não interfere no jejum para coleta de exames.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a banca deferia por qual de fato esta correta....

  • Que banca sem noção!


ID
5116372
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após realização da glicemia capilar, o técnico de enfermagem verificou elevação do nível glicêmico do paciente. De acordo com a prescrição médica, ele deve administrar:

Alternativas

ID
5125885
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Alagoa Nova - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A aplicação de calor é um cuidado de enfermagem que age estimulando ou acalmando, de acordo com a temperatura, tempo de aplicação e local onde é aplicado. São contraindicações da aplicação de calor, exceto:

Alternativas
Comentários
  • então a certa não é a letra B, segundo a questão posso fazer compressa de calor numa hemorragia

  • Só não é contraindicado a luxação ou torção. Todas as outras são contraindicados


ID
5162368
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Passira - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o artigo 3º do Decreto 94.406/1987, a prescrição da assistência de Enfermagem é parte integrante do:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º – A prescrição da assistência de Enfermagem é parte integrante do programa de Enfermagem.


ID
5162683
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Passira - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o artigo 3º do Decreto 94.406/1987, a prescrição da assistência de Enfermagem é parte integrante do:

Alternativas

ID
5191732
Banca
CIESP
Órgão
CIESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As intervenções terapêuticas de enfermagem para as alucinações envolvem

Alternativas

ID
5226802
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Chã Grande - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Deglutição prejudicada é o funcionamento anormal do mecanismo para engolir, associado a deficiências de estrutura ou da função oral, faríngea ou esofágica; Tendo então intervenções de enfermagem sugeridas para a solução do problema e Intervenções adicionais optativas. Nesta última incluem-se, EXCETO:

Alternativas

ID
5327542
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bagé - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As anotações de enfermagem constituem uma fonte de subsídios para a avaliação da assistência prestada e evolução do paciente. Para a elaboração correta dessas anotações, o Técnico de Enfermagem deve utilizar terminologia científica apropriada. Sendo assim, substitua as seguintes expressões: dificuldade para deglutir; aumento da necessidade de beber água; e micção noturna, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Dificuldade para deglutir = Disfagia

    Aumento da necessidade de beber água = Polidipsia

    Micção noturna = Nictúria.

  • Para não assinantes resposta correta letra E


ID
5396848
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Ponta de Pedras - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo de enfermagem deve ser estabelecido na prática em todas as instituições de saúde, em hospitais, assim como na saúde comunitária. A prescrição de enfermagem

Alternativas

ID
5427331
Banca
Prefeitura de Vargem Grande Paulista - SP
Órgão
Prefeitura de Vargem Grande Paulista - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A consulta de Enfermagem é atividade privativa do enfermeiro, a qual pode ser realizada nos diversos níveis de atenção à saúde. Sobre a consulta de Enfermagem, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Existe correlação entre as etapas;

    b) Cabe sim as intervenções envolvendo a família e o coletivo;

    c) não se pode dispensar a evolução de enfermagem, uma vez que é nela que você vai avaliar se suas intervenções deram resultados

    d) correta!