SóProvas


ID
314812
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que

Alternativas
Comentários
  • Recursos humanos é o conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa "organização". A Gestão de Recursos Humanos freqüente é atribuída à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento (profissionais em recursos humanos) junto dos diretores da organização.

    O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) com estas tarefas é alinhar as políticas de RH com a "estratégia" da organização, que reservará para implantar a estratégia através dos trabalhadores.

    Durante muito tempo ficou associada à forma coerciva como organização tratava os seus trabalhadores. Depois de algum tempo adquiriu o nome de Gestão de pessoal e só depois gestão de recursos humanos (GRH). Esta última designação foi a mais popular e melhor aceita, isto porque trouxe uma lufada de ar fresco, mais flexibilidade e, acima de tudo, começou a preocupar-se com os trabalhadores, a dar importância e reconhecer o mérito do talento humano de cada organização.

    A Gestão de Pessoas é uma atividade a respeito da qual se tem a expectativa de ser executada por todos gestores de uma dada organização, contando com o apoio do seu setor de recursos humanos com a finalidade alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização. Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de gestão de pessoas, tal prática ainda é confundida com uma atividade ou mesmo como parte do setor de recursos humanos. De certa maneira, gestão de pessoas é um modelo de gestão das organizações em substituição aos modelos científico, clássico, e burocrático, os quais foram úteis à época em que as sociedades mais avançadas ainda estavam escoradas em um sistema econômico tipicamente industrial.

  • continuando...
    Na gestão organizacional, é chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa organização. Assim a função que o empregado ocupa deve propiciar a aquisição, o desenvolvimento e o uso das informações transformando-as em conhecimento para organização.

    Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento no concreto (profissionais em recursos humanos) ao junto dos diretores da organização.

    O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) com estas tarefas é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização, que reservará para implanta a estratégia através dos povos.

    Contratar o profissional ideal não é fácil. Nem sempre uma seleção realizada com todo carinho detecta o profissional que gostaríamos de ter como parceiro. Vejo um perfil adequado naquele que, não apenas veste a camisa da empresa mas sobretudo se compromete com o seu trabalho: é fiel, leal, toma decisões, possui habilidade para se relacionar com todos os outros colaboradores, antenado, visionário, dinâmico, disciplinado, livre de preconceitos.

    Enfim, é aquele que briga pela empresa em todos os sentidos - se atualiza, enfrenta a concorrência buscando a excelência. É aquele que aprende e ensina, ensina e aprende.

    Dedicação e fidelidade devem estar juntas, pelo menos, enquanto o empregado estiver atuando. Isso vale em qualquer empresa. Como confiar em alguém que repassa as estratégias (por mais inocentes que sejam) da minha empresa para o concorrente, por exemplo?

    O profissional fiel é honesto nos seus propósitos e, justamente por isso, se torna dinâmico e livre para seu ir-e-vir quando não estiver satisfeito. Vejo a fidelidade no sentido de honestidade e democracia - como um respeito mútuo. É a ética e a moral em exercício.

    Entende-se aqui que o profissional ideal varia de acordo com filosofia e com a cultura dos dirigentes e líderes de cada empresa.

    Quando a empresa não tem o hábito de adotar a uniformização nas vestes dos funcionários, é importante que pré-determine o tipo de roupa adequado para o seu ambiente de trabalho. O selecionador, com certeza, deve conhecer os costumes da empresa e pré-avisar o recém-admitido. Cada ambiente com o seu estilo sempre chamando atenção para a razão social. O problema da aparência é mais evidente na parte feminina.

    Gestão de Pessoas contempla um processo que inicia na contratação e termina na aposentadoria ou demissão. Gestão de Pessoas é um termo moderno que redefine o papel dos Recursos Humanos.

    Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3…
  • Letra B

    E tome "copy e cole"...

    Em suma, gestão de pessoas é uma evolução do conceito de recursos humanos, atividades de RH das empresas etc. As pessoas são vistas como ativos intangíveis das empresas, verdadeiros agentes modificadores e não só empregos. Certamente as atividades de RH continuam a existir (referentes a contratos, anotações na CTPS, controle de faltas etc), mas a Gestão de Pessoas engloba fatores como liderança, gestão de conflitos, cultura organizacional etc...
  • Simplificando

    ARH - ENFOQUE PROCESSUAL - funcionário visto como recurso da organização

    GESTÃO DE PESSOAS - ENFOQUE ESTRATÉGICO - funcionário visto com parceiro da organização 
  • Colega Diego Lima, é um desfavor seu colar material da Wikipédia em questões de concursos, pois o embasamento é inconfiável.
    Apenas lendo um pequeno trecho desse comentário já é possível encontrar incorreções, como esta: " Depois de algum tempo adquiriu o nome de Gestão de pessoal e só depois gestão de recursos humanos (GRH)."
    Segundo Chiavenato, é exatamente o contrário que ocorre com as classificações dos modelos de RH.
    Em suma, NÃO UTILIZE A WIKI PARA ESTUDAR PARA CONCURSO (salvo pequenos exclarecimentos).
    Fica a minha dica e opinião.
    Vamos para a próxima!
  • A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que as pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.

    Gravem essa. É a principal diferença e o conceito da Moderna Gestão de Pessoas, tanto cobrada pela CESPE e FCC. 
  • Gabarito: B

     

    Esse modelo faz parte de uma evolução na gestão organizacional na qual as pessoas são vistas como parceiras, inteligentes e proativas, além de fornecedoras de conhecimento e competências.

    Assim, nossa resposta pode ser observada na alternativa B.

     

    Estratégia Concursos.

  •  a) Errado. O tema abordado pode ser dividido em 3 fases: Administração de Pessoal (1ª Fase) -> Gestão de Pessoas (2ª Fase) -> Gestão estratégica de pessoas (3ª fase). "Vantagem competitiva" está na fase Estratégica.

     c) Errado. Em Administração, TUDO começa centralizado e, à medida que se moderniza, descentraliza-se.

     d) Errado. "Análise quantitiva" e "Racionalidade" são da 1ª fase: administração de pessoal. Nessa época, as pessoas eram vistas como "recursos" mesmo, como um estoque (daí o termo quantitativo).

     e) Errado. "Estabilização de padrões" e "Sistemas homeostáticos" na mesma frase já é uma contradição por si só. Hemeostase é a capacidade de um sistema manter um equilíbrio (adaptação do ambiente interno ao externo) e estabilização de padrões, como o próprio nome diz, é estático.