SóProvas


ID
3148153
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma negociação do tipo distributiva envolve que tipo de interesse básico?

Alternativas
Comentários
  • A negociação integrativa é aquilo que se observa quando, num processo de troca, existe a possibilidade concreta de se ampliar o valor para ambos os lados.

    Por outro lado, uma negociação distributiva caracteriza-se pela situação em que o ganho de um dos lados corresponde a uma perda (ou, melhor dizendo, uma redução de ganho) de igual magnitude para o outro lado.

    Fonte:

  • Gabarito: A

  • Gabarito: A

  • Para ampliar o conhecimento neste assunto, leiam um relatório da FGV de 2006 "Negociação Distributiva: O Comportamento do Executivo Brasileiro". A introdução já esclarece sobre o assunto.

    O link está abaixo. Não tem virus. É só copiar e colar o link na barra de endereço, que o download do pdf será feito.

    Ou coloquem o nome do relatório no google.

    Link:

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/13423/RelatFinal_NegDistributiva.pdf%3Fsequence%3D1%26isAllowed%3Dy&ved=2ahUKEwj9scni14voAhWTG7kGHRaXCkoQFjAOegQIBxAB&usg=AOvVaw0FdC9mLniI4FSRVZqgBd_8

    Abraços

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Gerenciamento de Conflitos, sendo cobrada mais especificamente a Habilidade de Negociação Distributiva.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação das Habilidades de Negociação, segundo Ribas (2015): 

    “Ao negociarem, as pessoas podem chegar a dois tipos de troca e concessão:

    Negociação distributiva: sempre haverá um lado “vencedor" e um lado   “perdedor", ou seja, é uma operação de “soma zero". Normalmente, ocorre quando não há possibilidade de expansão dos recursos disputados e esses têm de ser distribuídos entre todos os envolvidos.Negociação integrativa: parte do pressuposto de que é possível encontrar pelo menos uma situação de convergência de opiniões pela qual seja possível estabelecer uma relação “ganha-ganha". Torna-se possível quando é viável redimensionar recursos ou, ainda, quando se buscam resultados positivos menos imediatistas de relacionamento entre as partes." (Ribas, 2015, p. 358). 
    Posto isso, vamos à análise das alternativas:

    O item “A" está correto, pois neste tipo de negociação (distributiva) não há possibilidade de expansão dos recursos disputados, surgindo assim a relação ganha-perde. Deste modo, sempre haverá um lado vencedor, gerando assim o antagonismo entre as partes, que significa uma forte oposição ou rivalidade.
    Como exemplo, imagine uma empresa que tenha de reduzir despesas e para tanto decida descontinuar alguns projetos. Entre os gestores de projetos surgirá o antagonismo, pois cada um defenderá a permanência do seu projeto.
    Os itens “B, C, D e E" possuem termos que não trazem a ideia de oposição, contrariedade ou rivalidade, mas o contrário. Por isso, esses itens ficam desqualificados, apesar de possuírem sentidos convergentes entre si, são contrários ao correto para a questão.
    Gabarito do Professor: Letra A.

    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
  • Negociação distributiva é aquela ganha-perde, ou seja, a ideia é antagônica.