SóProvas


ID
3148186
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma estrutura organizacional, também chamada de desenho organizacional, há que se respeitar dois processos básicos: a diferenciação e a integração. O que se refere aos mecanismos de coordenação entre órgãos do mesmo nível hierárquico: papéis de ligação, posições incorporadoras, equipes e forças-tarefas, corresponde à

Alternativas
Comentários
  • Temos meio que um paradoxo nos conceitos de Diferenciação e Integração.

    Uma empresa quando adota, por exemplo, um critério de departamentalização funcional, está criando departamentos especializados, cada um em uma função. Ou seja, ocorre uma diferenciação nos papéis existentes na empresa. Alguns executam tarefas de marketing, outros de finanças, outros de RH, etc.

    Mas ao mesmo tempo em que se diferencia, a empresa acaba tendo que se integrar novamente. Seguindo o exemplo, é preciso coordenar agora esses diferentes papéis, para que todos estejam focados em atingir os mesmo objetivos.

    Quando a questão traz o texto "O que se refere aos mecanismos de coordenação entre órgãos do mesmo nível hierárquico", estamos falando da integração (mecanismos de coordenação) e essa integração é horizontal (mesmo nível hierárquico).

    Gabarito E

  • KKKKKKKKKKKKKKKK pensei a mesma coisa haha

  • heheheh TOMAA!

  • Chiavenato - Teoria, processo e prática.

  • Diferenciação e Integração

    Segundo a Teoria da Contingência, todas as organizações apresentam características de diferenciação e integração.

    -Diferenciação: A organização enquanto sistema aberto tende a se diferenciar, através da especialização das funções (diferenciação interna) e hierarquização. Para tanto, a organização divide-se em subsistemas (ou departamentos), cada um sendo responsável por desempenhar tarefas específicas. Esses subsistemas reagem apenas àqueles aspectos do ambiente que dizem respeito a sua própria área específica de atuação.

    -Integração: É o movimento oposto. Ou seja, as demandas do ambiente fazem com que seja necessário que a organização “some esforços” de todos os subsistemas (departamentos), e coordene-os no sentido de responder (conjuntamente) às pressões do ambiente.

    Nesse sentido, é o ambiente que indica o quanto de diferenciação e integração é exigido da organização. De fato, as organizações tem a necessidade de se diferenciar em departamentos; contudo, precisam estar integradas para responderem com eficiência às demandas do ambiente externo.

  • Acabei respondendo meio que por raciocínio lógico....

    Coordenação => Integração

    Mesmo nível hierárquico => horizontal.

    Gabarito => E

    Bons Estudos!

  • GAB E

    ELEMENTOS DA ESTRUTURA SEGUNDO A TEORIA DA CONTIGÊNCIA

    Segundo a Teoria da Contingência, todas as organizações possuem diferenciação e integração internas:

    1. A diferenciação representa as divisões internas da organização, através da especialização de funções e tarefas em cargos, áreas e departamentos específicos. Tipicamente, as partes da organização responderão apenas às partes do ambiente que são importantes para suas tarefas.
    2. A integração, por sua vez, é o processo oposto à diferenciação, consistindo em demandas do ambiente que unem as várias partes especializadas da organização, mediante a coordenação de esforços.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)