-
A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.
Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas
A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.
até mais!
-
Cultura Organizacional.
A Cultura representa a Maneira como a Organização visualiza a Si Própria e seu Ambiente. Os Principais elementos da Cultura Organizacional São:
1 – O Cotidiano do Comportamento Observável– Como as pessoas interagem, a Linguagem e Gestos Utilizados:
a) Os Rituais;
b) As Rotinas; e
c) Os Procedimentos Comuns.
2 – As Normas/ Regras– Envolvem os grupos e seus comportamentos, como nos momentos de Lazer, nas Refeições, nos dias Informais.
3 – Os Valores Dominantes– Defendidos por Uma Organização, como a Ética, o respeito pelas pessoas, a qualidade de seus produtos ou Preços Baixos.
4 – A Filosofia Administrativa– Que Guia e Orienta as Políticas da organização quanto aos Funcionários, Clientes e Acionistas.
5 – As Regras do Jogo– Como as coisas funcionam, o que Um novo funcionário deve aprender para sair-se bem e ser aceito como Membro de Um Grupo.
6 – O Clima Organizacional– Os Sentimentos das Pessoase a Maneira como elas Interagem entre Si, com os Clientes ou Elementos Externos.
-
A cultura Organizacional é o padrão de premissas básicas que um determinado grupo inventou,desenvolveu,descobriu no processo de aprender a resolver a problemas de adaptações externas e de integração interna e que funcionaram suficientemente bem a ponto de ser considerada válida e ,por isso, de ser ensinada a novos membros do grupo como a maneira correta de pensar,peceber e sentir em relação a estes problemas.
Cultura Organizacional: É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da Organização.
-
Embora as regras formais sejam um dos determinates para a configuração da cultura organizacional, a sua expressão e observação se dão mais por meio das relações interpessoais, dos hábitos e dos rituais que caracterizam o ambiente interno e a sua relação com o ambiente externo.
-
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.
-
quanto a "d", a cultura não é não "necessariamente incorporados pelos subordinados". Existem os subordinados que adotam a chamada "contracultura". Eles usam as organizações para atingirem seus objetivos e não serem usados pelas organizações. São leais apenas a si mesmos.
-
Eu entraria com recurso pois segundo Chiavenato a Cultura é incorporada por TODOS os membros da organização:
"Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que são compartilhadas por todos os membros da organização (CHIAVENATO, 2000). "
Como a questão não especificou sobre qual autor se baseou, não pode afirmar que a letra D) está errada.
Referência: Q332807