SóProvas


ID
3148306
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em dezembro de 2018, o presidente dos Estados Unidos prepara uma retirada completa das tropas do país.

        “Trata-se de uma retirada total, que deverá acontecer o mais rápido possível”, informou à agência de notícia uma autoridade americana. Cerca de 2 mil soldados americanos estão no norte da Síria, em sua maioria integrantes das forças especiais. Uma retirada americana precipitada, segundo políticos do próprio partido de Trump, o Republicano, deixaria o caminho livre na Síria aos aliados do presidente sírio Bashar al-Assad.

(O Dia – https://bit.ly/2BUhW84. Acesso em 23.12.2018. Adaptado)

A retirada das tropas estadunidenses da Síria foi justificada por Trump porque ele

Alternativas
Comentários
  • Focos de tensão e conflitos armados estão entre os mais comuns temas de provas de atualidades. O conflito sírio não foge à regra. O texto trata de uma notícia sobre a retirada de soldados norte americanos do território sírio. O enunciado questiona qual a justificativa apresentada pelo presidente norte americano. 

    A) Esta justificativa não se sustenta a partir dos acordos regionais dos EUA com a monarquia da Arábia Saudita ou dos Emirados Árabes, que estão distantes de serem nações que praticam valores de liberdade política.

    B) Resoluções da ONU sobre conflitos armados são tomadas no âmbito do conselho de segurança onde todos os membros possuem poder de veto e de onde só saem decisões consensuais que são, na prática, impossíveis sobre o conflito sírio onde Rússia e EUA encontram-se em posições rivais.

    C) Houve pouca participação de tropas de países europeus na Síria que não declararam o interesse de possuir maior participação em caso de saída norte americana. 

    D) Impossível, já que a política norte americana para a região conta com a aliança com países que acabam projetando nos EUA suas rivalidades regionais com países vizinhos. Assim, ao se aliar a Arábia Saudita fica improvável manter boas relações com o Irã e assim por diante. Então falar de boas relações com todo o Oriente Médio é desconsiderar a realidade. 

    E) A justificativa da invasão do território sírio por tropas norte americanas é o combate às posições do Estado Islâmico, que pode ser considerado como militarmente derrotado em campo mas ainda existente enquanto organização. AFIRMATIVA CORRETA.



    Considerações finais:
    A importância do acompanhamento cotidiano do noticiário é demonstrada nesta questão em termos práticos, já que a anunciada retirada simplesmente não ocorreu e ainda há considerável contingente militar norte americano em território sírio com a justificativa de que mesmo após a derrota do Estado Islâmico ainda há radicais de outros grupos que precisam ser combatidos, apesar do exército nacional sírio ter o controle de maior parte do território e da presença autorizada pelo governo local de tropas russas e iranianas. O conflito segue ocorrendo com as últimas atualizações envolvendo a vizinha Turquia, a minoria curda e os demais atores já citados. Foi tentado um cessar fogo na região em função da pandemia de COVID-19 mas as notícias que chegam dão conta do prosseguimento das hostilidades. 




    Gabarito: E.